Projeto visa envolvimento de empresas locais no desenvolvimento de ações sociais
Paulo Henrique Sava
Em um evento que reuniu autoridades e empresários iratienses, foi lançado nesta sexta-feira, 01, o Projeto Selo Social. A solenidade de lançamento foi realizada nas dependências do Hotel Sollievo.
O principal objetivo deste projeto é incentivar empresas e entidades públicas de Irati a desenvolverem ações sociais no município, com vistas ao desenvolvimento de Irati. O projeto visa também certificar as empresas e órgãos governamentais que atuarem de acordo com a legislação vigente e buscando atingir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Social [ODS], através do cumprimento de suas obrigações fiscais e do exercício de responsabilidades sociais.
O Projeto foi instituído pela Lei Municipal 4057/2015. O evento de lançamento contou com a apresentação das crianças do Projeto Música nas Escolas, coordenado pelo Maestro Rondon, que conta com patrocínio da empresa Caminhos do Paraná.
A secretária de assistência social de Irati, Karen Quoos Seidl, fala sobre a importância do projeto, especialmente para crianças, adolescentes e idosos carentes do município. “Este Selo Social é um programa que a gente já vem estudando há muito tempo. Nós tínhamos que acertar alguns pontos para que ele viesse a funcionar”, comentou.
De acordo com Karen, antes do início do projeto, era necessário que fossem criados o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e os Fundos da Criança e do Adolescente e do Idoso, para que as empresas possam destinar, através do Selo Social, 1% do Imposto de Renda devido para entidades beneficentes. “Estes repasses já têm que acontecer, mas, com a destinação para os Conselhos da Criança e do Adolescente e do Idoso, isto vai se transformar em projetos. Estes recursos ficam no município, e nós poderemos ajudar muitas crianças e adolescentes a terem projetos, como o Música nas Escolas e com prevenção ao uso de drogas”, citou.
Os respectivos fundos contarão com comissões, que analisarão os projetos das entidades, para que elas possam receber os recursos destinados pelas empresas e atender crianças, adolescentes e idosos. O Selo Social propicia ainda que as empresas realizem projetos internos com os seus funcionários. “O projeto vai beneficiar muitas crianças e adolescentes e as empresas, destinando este 1% ou tendo algum projeto, irão receber o Selo Social, que eu acho que é muito importante para elas terem uma marca de que estão fazendo algo pela sociedade, tendo um olhar diferenciado pelas nossas crianças e adolescentes. Com isso vamos mostrar que a empresa é parceira e se preocupa com o dia-a-dia dos adolescentes, com o cotidiano das crianças e dos idosos e estão fazendo alguma coisa para melhorar um pouquinho o dia-a-dia destas pessoas”, frisou.
Experiência social
Representantes da concessionária Caminhos do Paraná S.A. participaram do evento. Ricardo Ruva, gerente administrativo da empresa, ressalta que a empresa tem um carinho especial pela juventude e pelas crianças do município. “É muito importante que todas as empresas tomem como exemplo esta atitude que a Caminhos do Paraná vem tomando para poder ajudar a nossa população e melhorar a qualidade de vida de todo mundo”, destacou.
Jefferson Dittrich, assessor de comunicação da concessionária, destaca que a empresa repassa recursos de três maneiras para projetos sociais e ambientais: através do próprio caixa, dos projetos da empresa, a exemplo da Ação Verde, realizada em maio, e através dos incentivos fiscais, modalidade que foi regulamentada pela legislação há 10 anos, mas que ainda é pouco conhecida pelas empresas. “Um dos objetivos de nós estarmos aqui hoje é passar um pouco da nossa experiência com repasses através dos incentivos fiscais”, comenta.
Como realizar doações de parte do IR para entidades?
Ruva explica que, para poder destinar 1% do seu Imposto de Renda para programas ligados as áreas social e esportiva, o empresário precisa buscar informações com o seu contador. “O contador está habilitado a ajudá-lo no cálculo do IR. Parte do que ele destinaria para a Receita Federal ele pode destinar para o incentivo a cultura, ao esporte, ao Fundo da Infância e da Adolescência e ao Fundo do Idoso também, que é uma coisa nova”, frisou.
O prefeito de Irati, Odilon Rogério Burgath (PDT) destaca a importância dos trabalhos sociais realizados interna e externamente pelas empresas iratienses. “São várias práticas relativas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e agora, com o lançamento, apresentando a marca do Selo Social, uma comissão será constituída para analisar todos os projetos e certificar. Após cada empresa ser contemplada e certificada, ela poderá colocar a marca na vitrine da sua loja, no site da sua empresa, mostrando que tem compromisso com projetos sociais, para a infância, a adolescência, e voltados para a proteção dos idosos. É um projeto muito importante que fica para a cidade”, comentou.
Premiação
A premiação do Selo Social para as empresas que cumprirem os objetivos deverá ser entregue em dezembro. Serão premiadas as empresas que promoverem ações entre os seus próprios funcionários e outras voltadas para a comunidade ou que destinarem parte do seu Imposto de Renda para o Fundo da Criança e do Adolescente e do Idoso.