Município terá a maior delegação de toda a sua história na fase final da competição. Fase macrorregional foi realizada no último final de semana/Paulo Sava e Rodrigo Zub

O município de Irati terá a maior delegação de sua história na fase final dos Jogos Abertos do Paraná, segundo o secretário de Esportes e Lazer, André Demczuk (Dedé). As equipes classificadas foram de vôlei feminino, basquete feminino, bocha feminina, bocha masculino, futsal masculino e tênis de mesa.
Na fase macrorregional dos Jogos Abertos, que foi disputada no último fim de semana e teve uma das sedes em Irati, as equipes do município tiveram bom desempenho. O futsal masculino foi campeão. Já o basquete feminino obteve a segunda colocação. Essas equipes conseguiram a classificação para a fase final, assim como o time de bocha masculina campeão regional e do vôlei feminino, que tinha vaga assegurada por ter terminado na terceira colocação geral na edição do ano passado dos Jogos Abertos.
O basquete masculino de Irati ficou na terceira colocação na fase macrorregional. O futsal feminino também obteve a terceira posição. Já os times de handebol e vôlei masculino ficaram na quarta colocação.

Dedé afirma que a delegação de Irati deve contar com aproximadamente 80 atletas na fase final dos Jogos Abertos. Apesar de saber das dificuldades a serem enfrentadas, o secretário acredita no potencial das equipes classificadas. “Sabemos das dificuldades, pois vamos enfrentar grandes cidades, como Cascavel, Foz do Iguaçu, Curitiba e outras mais, porém sabemos do nosso potencial e do trabalho que vem sendo realizado. Quero agradecer à nossa equipe da Secretaria de Esportes, aos nossos professores e atletas que tanto se dedicaram para que pudéssemos trazer estes bons resultados. Fica o nosso muito obrigado ao poder público municipal por dar condições para que eles pudessem desempenhar o melhor esporte deles e trazer estes resultados obtidos por Irati”, comentou.
A fase macrorregional dos Jogos Abertos aconteceu entre os dias 1º e 03 de setembro em Irati, Ivaiporã, Terra Rica e Dois Vizinhos. Já a fase final será disputada de 09 a 12 e de 23 a 26 de novembro em Pato Branco. No total, 3.122 atletas e dirigentes participaram da fase macrorregional nas quatro cidades-sede, nas modalidades de tênis de mesa, basquete, futsal, futebol 7, vôlei, bocha, handebol e vôlei de areia. Irati recebeu cerca de 700 atletas.
Quer receber notícias pelo WhatsApp?
Confira os resultados da fase macrorregional de Irati
Basquetebol Feminino
1º lugar: Paranaguá
2º lugar: Irati
3º lugar: Ponta Grossa
Basquetebol Masculino
1º lugar: Ponta Grossa
2º Lugar: São José dos Pinhais
3º lugar: Irati
Futsal Masculino
1º lugar: Irati
2º lugar: Paranaguá
Futsal Feminino
1º lugar: Paranaguá
2º lugar: Ponta Grossa
3º lugar: Irati
Handebol Feminino
1º lugar: São José dos Pinhais
2º lugar: Castro
3º lugar: Candói
Vôlei de Praia Feminino
1º lugar: São José dos Pinhais
2º lugar: Ponta Grossa
3º lugar: São Mateus do Sul
Vôlei de Praia Masculino
1º lugar: São José dos Pinhais
2º lugar: Quedas do Iguaçu
3º lugar: Pontal do Paraná
Em entrevista à Najuá, Elder, atleta de vôlei de areia do município de Pontal do Paraná, no litoral do estado, que conquistou o 3º lugar na competição, elogiou a estrutura oferecida pela Secretaria de Esportes, que montou duas quadras na pista de laço coberta do CT Willy Laars para a prática da modalidade. O atleta contou que o município de Pontal oferece incentivo para que eles possam treinar durante a semana. “Temos o incentivo da prefeitura, que nos ajuda durante a semana a fazer os treinos para podermos participar das competições. No ano passado, o pessoal conquistou o 1º lugar, então viemos com peso do litoral para conseguir competir com vocês”, frisou.
Elder e seu parceiro de dupla treinam três vezes por semana e fazem todo o trabalho de atividade física e mental. “Campeonato é assim, sempre dá aquele nervoso, temos que entregar o máximo, mas temos toda a cobertura por fora”, destacou.
Já o time de Irati foi campeão na modalidade de futsal. Christian Korevar, técnico da equipe, contou que os atletas foram reunidos apenas alguns dias antes da competição. “Nós reunimos o grupo alguns dias antes da competição, mas são meninos que já vêm jogando os campeonatos amadores da região e os de futsal, como a Copa Irati. Fizemos uma mescla da juventude com o pessoal mais experiente, com alguns atletas que foram profissionais no futebol de campo, como o Dan e o Will [ex-jogadores do Iraty], o professor Edimar [do Carmo] que jogou o campeonato paranaense de futsal nas chaves prata e bronze. Temos dois convidados de Imbituva, o Denis e o Nito, que foi artilheiro da chave bronze no 1º semestre”, comentou.
Luiz Fernando Senff, diretor geral de esportes de União da Vitória, que trouxe 55 atletas e 12 dirigentes de futsal masculino, vôlei e basquete femininos, ressaltou a qualidade técnica das equipes que disputaram a fase macrorregional. “Tivemos duelos mais eletrizantes e difíceis, mas está sendo tudo muito bom e em Irati está tudo muito bem organizado, refeitório, alojamento, as quadras estão aptas para a prática esportivas, então está tudo show de bola”, destacou.
A Prefeitura de União da Vitória e a Secretaria de Esportes do município prestam o apoio necessário para que as equipes possam participar de diversas competições, segundo Luiz. “Estamos tendo uma reformulação nos projetos, então agora, neste ano de 2023, União da Vitória está em uma fase nova do esporte, participamos de todos os eventos estaduais e até nacionais. Isto incentiva desde a juventude até os idosos. Temos projetos desde as crianças, com as escolinhas de base, até os idosos nas práticas esportivas de integração”, frisou.
Adelino Olmo, técnico do time de basquete feminino de Paranaguá, destacou que o nível dos jogos foi excelente. Ele relatou que o único incentivo que o esporte recebe no município vem do Poder Público. “O único incentivo que temos, especialmente no basquete, vem do Poder Público. Nós temos uma Lei de Incentivo dentro do município, na qual faz-se a licitação e cada modalidade tem sua verba reservada para a montagem das equipes”, frisou.



