Secretária garante que piscina do Centro da Juventude estará em funcionamento em breve

Piscina não foi utilizada desde a inauguração do Centro da Juventude em função de problemas…

26 de março de 2024 às 19h43m

Piscina não foi utilizada desde a inauguração do Centro da Juventude em função de problemas na parte elétrica das bombas. Vereadora chegou a solicitar que piscinas do Centro da Juventude e da Cidade do Idoso sejam utilizadas para tratamento de hidroterapia/Texto de Rodrigo Zub

Piscina do Centro da Juventude não foi utilizada desde a inauguração do espaço. Foto: Paulo Sava

A secretária de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo de Irati, Jéssica Custódio, garante que a piscina do Centro da Juventude Nagib Harmuche, que fica na Avenida Perimetral João Stoklos, estará em funcionamento em breve.

Em contato com a nossa reportagem, Jéssica afirmou que a secretaria Municipal da Fazenda já sinalizou que contratará um profissional para avaliar os problemas que impedem o funcionamento da piscina, que atualmente não está sendo utilizada. “O maior empecilho hoje é o caso das bombas, que estamos com alguns problemas na parte elétrica, mas a gente já vai acionar o setor de manutenção para que a piscina volte a funcionar. Tem algumas outras questões em torno da piscina que a gente identificou hoje, mas vai ser contratado um profissional para fazer um laudo para detectar as possíveis melhorias que a gente pode fazer no espaço”, diz Jéssica.

A secretária da Mulher, da Criança e da Pessoa Idosa, Sybil Dietrich, que também é responsável pela pasta de Assistência Social, confirmou que está sendo feito um estudo pelos setores de engenharia e financeiro da prefeitura para verificar a possibilidade de investimento para resolver os problemas na piscina. “Para verificar se vai ser viável o investimento ou se vai precisar destinar [a piscina] para um outro fim, outra atividade”, complementa Sybil.

O assunto sobre a utilização da piscina do Centro da Juventude foi comentado pela vereadora Vera Gabardo, na sessão da Câmara de Irati, do dia 19 de março. Na ocasião, ela comentou sobre a possibilidade de a prefeitura ofertar o tratamento gratuito de hidroterapia aos pacientes que necessitam e não têm condições de arcar com os custos da reabilitação. A hidroterapia é uma atividade terapêutica que usa a água aquecida para aliviar dores, fortalecer músculos e melhorar a circulação. “Uma mãe me procurou representando outras pessoas porque em Irati não tem a hidroterapia pelo SUS. Se essa mãe não tivesse condição de pagar R$ 950 por mês, a filha dela não estaria andando. Uma possibilidade seria de colocar essas duas piscinas do Centro da Juventude e Complexo Social Cidade do Idoso [no CT Willy Laars] para fazer esse tratamento da hidroterapia pelo SUS para os nossos pacientes, que carecem desse tipo de atendimento para sua reabilitação”, afirmou Vera durante participação na Tribuna da Câmara.

Para Sybil, o tratamento de hidroterapia é uma demanda necessária no município. Entretanto, ela considera que a finalidade do Complexo Social Cidade do Idoso não é ofertar esse tipo de atendimento. “É uma demanda legítima que deve ser avaliada pelo setor de saúde do nosso município. Porém, pensar na utilização do espaço do Complexo Social Cidade do Idoso, da hidroginástica, da piscina, que já tem um fim específico é um pouco precipitado. Primeiro que é um desvio do objeto. No próximo dia 4 de abril nós teremos a inauguração do nosso complexo”, disse a secretária.  

Quer receber notícias pelo WhatsApp?

Ela revelou que participou recentemente de uma aula de ginástica com idosos no Complexo Social, que teve participação de 120 idosos realizando atividades. Sybil também citou que mais de 20 idosos participam de aulas de Yoga. Ela ainda garantiu que a demanda do serviço de hidroginástica é alta.  “Nós não temos a viabilidade de destinar esse espaço para outro fim. Então para uso dessa hidroterapia, primeiro a gente precisa finalizar esse estudo por parte da engenharia para ver se a gente vai poder utilizar”, avalia.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.