Secretaria Estadual de Saúde confirma dois casos de febre chikungunya em Irati

Segundo boletim da SESA, dois casos confirmados da doença são importados. Infectados não são moradores…

04 de fevereiro de 2023 às 11h13m

Segundo boletim da SESA, dois casos confirmados da doença são importados. Infectados não são moradores de Irati/Paulo Henrique Sava

Foto: SECOM

A Secretaria Estadual da Saúde (SESA) confirmou na última terça-feira, 31, o registro de dois casos de Febre Chikungunya em Irati. Em boletim divulgado no mesmo dia, a SESA informou que os dois casos são importados. A Secretaria de Comunicação da Prefeitura relatou que os infectados não são moradores do município e estavam apenas de passagem pela cidade, visitando familiares. Os pacientes tiveram febre, manchas pelo corpo, dores de cabeça, no corpo, nas costas e nas articulações.

Em áudio enviado à nossa reportagem, o secretário municipal de saúde, João Almeida Júnior, disse que os dois casos foram registrados há cerca de um mês. “Foram dois pacientes do Paraguai, onde está tendo um surto da doença. Eles estavam passando aqui por Irati e foram atendidos apenas de forma ambulatorial, não ficaram em observação nem nada e já estão de volta ao Paraguai. Entramos em contato com eles e tivemos o retorno sobre as condições de saúde deles, que passam bem e já estão em casa”, pontuou.

Mesmo que a doença não tenha sido contraída em Irati, os casos contam para o município por conta do atendimento médico feito na cidade. “Como foram atendidos aqui e reportados por Irati, contam para nós como casos importados. Volta o alerta: o mesmo mosquito que transmite a chikungunya é o Aedes Aegypti, que transmite a dengue. Então, é mais um alerta para nós cuidarmos de nossa casa, de nossa vizinhança, e eliminarmos os focos onde o mosquito possa se reproduzir”, pontuou o secretário.

Quer receber notícias locais pelo WhatsApp?

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.