No total, foram distribuídos mais de 1000 panfletos com orientações para a população/Paulo Henrique Sava
A Secretaria Municipal de Saúde de Irati realizou na manhã deste sábado, 19, o Dia D de Combate à Dengue. Durante toda a manhã, funcionários do setor de endemias estiveram na esquina das ruas Munhoz da Rocha e 15 de Julho prestando orientações sobre como combater e evitar a proliferação da doença e do mosquito Aedes Aegypti em todo o município. Foram distribuídos mais de 1000 panfletos. A presença dos bonecos “Dengue” e “Zika” animou as crianças, que paravam para tirar fotos e ganhar doces.
Irati registrou dois casos suspeitos de dengue nesta semana. A coordenadora do setor de endemias, Vilma Rebesco, contou quais são os procedimentos adotados quando há identificação de suspeitas da doença. “Nestes casos, quando há suspeita e notificação, com a pessoa internada ou não, a equipe de endemias se desloca até o local para busca ativa do mosquito e o bloqueio, onde é passado o inseticida para matar larvas e mosquitos”, frisou.
No primeiro semestre de 2022, foram registrados 10 casos da doença, sendo 6 importados (pessoas que vieram de outros municípios e estados) e 4 autóctones (contraídos no próprio município). Para evitar que estes números se repitam ou que até mesmo aumentem, a população deve tomar alguns cuidados para evitar acúmulo de água em seus quintais ou terrenos baldios. O primeiro deles é manter a caixa d’água fechada. Além disso, a pessoa deve colocar areia nos pratinhos de plantas, colocar o lixo em sacos plásticos e em lixeiras bem fechadas, não jogar lixo em terrenos baldios, esvaziar pneus se estiverem com água e guardar garrafas de boca para baixo.
Quer receber notícias locais pelo WhatsApp?
Com a chegada do verão, aumenta a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Por isto, é necessário manter os quintais sempre limpos e estar atento aos sintomas da dengue, segundo a enfermeira chefe do setor de epidemiologia da Secretaria de Saúde, Denise Homiak Fernandes.
“Devemos estar atentos com a limpeza dos nossos quintais a fim de evitar água parada, e também prestar atenção nos sinais e sintomas de dengue, que são a febre alta e pelo menos mais dois sintomas, como náusea, vômito, manchas avermelhadas na pele, dor no corpo e atrás dos olhos. Na presença destes sintomas, a pessoa precisa procurar o serviço de saúde para receber assistência médica e também para que o serviço de Vigilância Sanitária possa atuar no bloqueio deste caso com a aplicação do fumacê pelo setor de endemias na região próxima à residência deste caso suspeito”, pontuou.
Mesmo tendo casos autóctones da dengue, a doença ainda não está sendo transmitida de iratiense para iratiense, segundo Denise, pois não há transmissão sustentada do vírus no município. “Por mais que tivemos casos autóctones de dengue aqui em Irati, não tivemos a transmissão sustentada da doença, o que é muito bom. Porém, precisamos continuar fazendo a nossa parte, visto que estamos entrando no período sazonal dela, o que é favorável ao aumento de casos”, finalizou.
Fotos: Vilma Rebesco