Secretaria de Saúde de Irati lançará Portal da Transparência

Na página, será possível consultar a quantidade de medicamentos disponíveis nas farmácias municipais, a fila…

01 de fevereiro de 2023 às 17h20m

Na página, será possível consultar a quantidade de medicamentos disponíveis nas farmácias municipais, a fila de exames e consultas eletivas e o número de atendimentos realizados pela pasta, entre outros dados/Paulo Henrique Sava

Secretário de Saúde de Irati, João Almeida Júnior. Foto: Paulo Henrique Sava

A Secretaria Municipal de Saúde de Irati deve lançar nesta semana um Portal da Transparência. Nele, o paciente poderá encontrar diversos dados relativos aos atendimentos realizados pela pasta, como a quantidade de medicamentos disponíveis nas farmácias municipais, a fila para realização de exames e consultas eletivas e o número de atendimentos realizados pela pasta mensalmente, entre outros dados. O site já está pronto, faltando apenas detalhes técnicos para que ele seja colocado no portal da Prefeitura.

Em entrevista à Najuá, o secretário de Saúde, João Almeida Júnior, destacou que, no portal, a população poderá encontrar dados sobre os atendimentos relativos à saúde em tempo real. “Este site vai dar para a população informações básicas e em tempo real sobre como está o atendimento da saúde, desde medicamentos, consultas, a quantidade de consultas que estamos atendendo. Em um segundo momento, iremos colocar a fila de espera tanto de consultas quanto de exames para a população saber exatamente qual a sua população na fila e ter mais ou menos uma previsão de quando a pessoa será chamada. Queremos, com isto, ser pioneiros em todo o centro do Paraná e darmos transparência total à nossa secretaria”, frisou.

Os dados serão atualizados automaticamente no portal, uma vez que a maioria das unidades de saúde estão interligadas via internet ao sistema. “Por exemplo, se o paciente for a qualquer unidade de saúde e teve uma dispensação de qualquer medicação, este medicamento cai automaticamente do estoque. Nós temos esses dados na nossa central farmacêutica aqui no centro, sabemos que este remédio foi dispensado, para quem foi e qual médico fez a dispensação. Este medicamento vai ter baixa automática. Então, a população vai saber se tem ou não no estoque de insumos o remédio que o médico ou o dentista prescreveu naquela unidade próxima da sua casa”, pontuou.

Por lei, o médico precisa colocar na receita o princípio ativo do medicamento e não a sua marca. Isto também facilita a localização do mesmo, se estiver disponível no estoque do município.

Quantidade de medicamentos dispensados – O portal indicará a quantidade de medicamentos dispensados à população durante um determinado período, podendo ser semanalmente ou mensalmente. Somente em janeiro, foram dispensados 580 mil comprimidos e cápsulas, o que dá uma média diária de quase 21 mil medicamentos entregues aos pacientes. O portal também especifica a quantidade de cada medicamento dispensado.

Dados de atendimentos – Outros dados relativos aos atendimentos prestados serão divulgados em tempo real no portal, segundo João. “Não só a quantidade de atendimentos, mas principalmente a média de atendimentos de cada profissional e de tempo que cada paciente fica no consultório. Nós queremos um atendimento de qualidade para a população e isto passa pelo tempo que o paciente fica no consultório. Queremos uma consulta média de 15 minutos por paciente para que o médico possa entrevistá-lo, fazer uma anamnese, tocar neste paciente e dar um atendimento de qualidade para a nossa população”, frisou.

Custos – O novo Portal da Transparência da Saúde não trará custos extras para o município, uma vez que o gasto com ele já estava previsto no projeto de informatização da pasta, que teve um custo total de aproximadamente R$ 200 mil, custeados pelo município. No site, a população terá acesso até mesmo às informações sobre a quantidade de pacientes atendidos por profissional e por unidade de saúde.

“Quando nós fizemos a informatização total, ele estava incluso no preço. Não vai ter custo adicional para os cofres da Prefeitura e sim benefícios para a população em trazer, por exemplo, dados do mês de janeiro, em que nós tivemos quase 8 mil iratienses atendidos nas nossas unidades de saúde e que tivemos quase 18 mil procedimentos nestas unidades e no Pronto Atendimento. São dados que a população precisa saber. Você vai saber por unidade, qual atendeu mais ou menos e que tipo de atendimento estão sendo feitos”, frisou.

Novas Equipes de Saúde da Família – Porém, apesar dos dados tecnológicos serem necessários, eles são somente ferramentas e precisam de pessoas que operem as máquinas que os processam. Para isto, será necessária a contratação de mais profissionais que integrarão as Equipes de Saúde da Família (ESF). No total, serão implantadas mais três equipes, duas na Unidade de Saúde Ildefonso Zanetti (posto central) e uma no Posto de Saúde da Vila São João, cada uma com cerca de 12 profissionais.

“Nós já fizemos a solicitação para o Ministério da Saúde, já entrou no Cadastro Nacional de Estabelecimentos e acreditamos que em fevereiro ou março eles devem dar autorização para fazermos o atendimento. Aqui no Ildefonso Zanetti serão duas equipes e mais uma na Vila São João, que é a equipe com a maior população”, comentou.

Unidade de Saúde da Vila São João receberá mais uma Equipe de Saúde da Família. Foto: Paulo Henrique Sava

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Atendimento noturno – Uma das equipes do Ildefonso Zanetti prestará atendimento à noite, pois a unidade passará a atender de segunda a sexta-feira até as 22 horas, não como Pronto Atendimento, mas sim para procedimentos de rotina, segundo o secretário.

“Nós queremos abrir o Ildefonso não como Pronto Atendimento, não concorrendo com o da Vila São João, mas para procedimentos de rotina, como vacinação, atendimento odontológico ou situação febril leve, que não seja urgência ou emergência, vai ser atendida aqui à noite. Então, teremos duas unidades funcionando neste período, uma aqui no centro e outra na Vila São João”, frisou.

Com isso, a Secretaria visa reduzir o fluxo de pacientes no Pronto Atendimento da Vila São João e aproximar a assistência médica de quem reside em bairros mais próximos ao centro, como Rio Bonito, Canisianas, DER, entre outros. “Queremos, com isso, diminuir o fluxo de pacientes no Pronto Atendimento, deixá-lo para urgências e emergências, e trazer um local mais próximo de quem mora nos bairros Rio Bonito, Canisianas, Centro, entre outros, para ser atendido aqui no Ildefonso Zanetti”, comentou.

Centro de Atendimento Ildefonso Zanetti passará a atender até as 22 horas de segunda a sexta-feira. Foto: Paulo Henrique Sava
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