Adiamento para uma data ainda não definida foi necessário devido ao aumento de número de casos de coronavírus no município/Lenon Diego Gauron, com reportagem de Paulo Sava
Escolinha de futebol da secretaria de Esportes será comandada por Play de Freitas (foto). Imagem: Paulo Sava |
A Secretaria Municipal de Esportes de Irati decidiu adiar o início das atividades da escolinha de futebol que teria início nesta terça-feira, 13, devido ao aumento do número de casos de coronavírus na região. O projeto tem como objetivo atender jovens entre 8 e 17 anos.
Em entrevista à Najuá, o treinador de futebol, Play de Freitas, que atualmente está trabalhando na prefeitura de Irati, disse que o adiamento para uma data ainda não definida foi decidido durante uma reunião na Secretaria Municipal de Esportes. “Nós fizemos uma reunião e achamos melhor, devido à pandemia e os decretos municipais, não dar início à escolinha nesse dia 13, como havíamos falado há um tempo atrás na Najuá. Ainda vai ter a escolinha, mas nós precisamos esperar passar um pouco desta pandemia, esperar diminuir um pouco para marcarmos uma data para iniciar o nosso projeto da escolinha de futebol”, disse Play, que aguarda a publicação de novos decretos municipais liberando as atividades esportivas para definir a data de início das atividades.
O treinador reforça que o projeto será retomado assim que for possível utilizar os espaços públicos. “Estamos planejando e elaborando para que esse projeto venha a acontecer e, assim que a pandemia der uma trégua, assim que as aulas voltarem, e que nós possamos usar os espaços municipais como o estádio municipal, o campo da Vila São João, o campo do Juventus e do Guarani, assim que nós pudermos usar esses espaços para levar a garotada e iniciar os trabalhos da escolinha, vamos anunciar a data precisa para isso acontecer”, complementa.
De acordo com Play, o projeto irá atender crianças e adolescentes de diversas regiões de Irati de forma gratuita. “Está tudo planejado. Só falta darmos início e começar a dar as aulas para os meninos. Será uma escolinha que irá abranger as idades entre 8 e 17 anos, com treinos de segunda à sexta-feira. Uma equipe vai direcionar os meninos para o Juventus, ou para a Vila São João, ou para o Municipal ou para o Guarani, onde vamos atender a todas as comunidades perto desses locais. Vai ser um projeto social gratuito, com objetivos que vamos falar posteriormente como vai ser a nossa programação dentro dessa escolinha”, afirmou o treinador.
Ele comenta que o único critério para fazer parte da escolinha de futebol é gostar de praticar esportes. De acordo com o treinador, novas categorias poderão ser criadas para disputarem competições no futuro. “O critério é ele querer praticar esporte. Querer ter uma atividade esportiva que é importante. Não vamos fazer nenhuma avaliação técnica, mas no decorrer dos treinamentos, vamos selecionar uma equipe sub-9, uma equipe sub-11, uma equipe sub-13 e uma sub-17 para representarmos o município em algumas competições”, destaca.
No ponto de vista do treinador, o projeto social é importante principalmente para jovens de famílias carentes que muitas vezes não têm acesso ao esporte de forma gratuita. “Aqui em Irati nunca teve uma escolinha efetiva do município. Então a gente pode ajudar a comunidade e as crianças que querem praticar o esporte e às vezes não têm o dinheiro para pagar uma escola particular e isso é importante porque o trabalho vai ser igual ou até melhor que uma escola privada”, avalia Play.