Secretaria de Educação e Esporte cancela Jogos Escolares do Paraná

Fase municipal dos jogos, em Irati, começaria nesta semana. Rio Azul sediaria etapa regional Da…

03 de abril de 2020 às 10h05m

Fase municipal dos jogos, em Irati, começaria nesta semana. Rio Azul sediaria etapa regional

Da Redação

Em 2019, Rebouças sediou a fase regional dos Jogos Escolares. Imagem mostra jogo de voleibol no Colégio Estadual Maria Ignácia. Foto: Fernanda Hraber

O Governo do Estado, através da Secretaria de Educação e Esporte e da Superintendência Geral do Esporte, cancelou a realização dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs) 2020, em todas as suas etapas. A fase municipal dos jogos estava prevista para iniciar nesta semana, em Irati. O município de Rio Azul sediaria a etapa regional, com os municípios do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Irati, de 30 de abril a 6 de maio.

O secretário de Esportes de Rio Azul, Osvaldo Kosciuk Junior, lamentou o cancelamento. “Ficamos muito tristes, porém entendemos que neste momento seria inviável manter este grandioso evento esportivo”, disse, em nota. Segundo Kosciuk, o município ainda aguarda uma posição sobre os jogos do “Bom de Bola”, que também estão previstos para serem sediados em Rio Azul, de 4 a 7 de setembro.

Nota encaminhada pelo superintendente geral do Esporte, Helio Wirbiski, e pelo secretário da Educação e do Esporte, Renato Feder, informa o cancelamento dos JEPs 2020 em todas as suas etapas: municipal, regional, macrorregional e final. Os demais jogos, por enquanto, permanecem apenas suspensos, pois está sendo feito um estudo para um novo calendário, caso a caso.

A justificativa para o cancelamento dos JEPs é o reforço no planejamento de ações do Governo do Estado para enfrentar a pandemia de Covid-19. Vale lembrar que a pandemia resultou no adiamento ou cancelamento de grandes eventos esportivos ao redor de todo o mundo. Até mesmo os Jogos Olímpicos e as Paralimpíadas de Tóquio foram adiados para 2021.

Outro argumento da Superintendência Geral do Esporte é a necessidade de se adequar à nova realidade, frente ao Covid-19, o que demandou que o Governo do Estado suspendesse todo o Calendário Oficial previsto para este ano. A reestruturação depende especialmente do calendário escolar, em função de que os alojamentos para as delegações são montados nas escolas.

A administração dessa crise pelo Governo do Estado demandou, ainda, o contingenciamento de despesas de diferentes entes, o que vai impactar inúmeras ações e projetos. “Contudo, as medidas adotadas são certamente as que melhor atendem ao interesse público do povo paranaense”, prossegue a nota.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.