Novas instalações da Secretaria ficam na Avenida Perimetral João Stoklos, próximo ao Fórum Eleitoral, Centro da Juventude Nagib Harmuche e ao novo Ginásio de Esportes. Local anteriormente havia sido construído para abrigar a nova prefeitura/Paulo Henrique Sava
A Secretaria Municipal de Educação já está funcionando em seu novo prédio. As novas instalações da pasta ficam no local que inicialmente abrigaria a nova sede da Prefeitura, na Avenida Perimetral João Stoklos, próximo ao Fórum Eleitoral, ao Centro da Juventude Nagib Harmuche e ao novo Ginásio de Esportes.
Em entrevista à Najuá, a secretária Jandira Terezinha Girardi destacou que o novo prédio vai abrigar todos os setores da educação do município.
“Toda a Secretaria de Educação vem para cá, com merenda, transporte, pedagógico, sala de educação especial, tudo o que temos na sede antiga vem para a nova. Este prédio é somente da Secretaria de Educação do município. Precisamos de um espaço grande porque tanto a merenda quanto o material que vem para as escolas primeiramente passa pela Secretaria de Educação para depois ser distribuído às escolas e CMEIs. Vamos nos adaptando ao espaço que temos, mas o importante é estarmos no nosso local, sendo nossa casa, do município, sem ser do estado, não estamos em um espaço onde vamos pagar aluguel. Esta é a nossa alegria e o nosso contentamento, por estarmos em um prédio que seja nosso”, frisou.
A secretária não soube informar quanto o município investiu na reforma do prédio. Entretanto, ainda faltam obras no pátio, como a construção de um muro e um estacionamento adequado para os ônibus da frota da secretaria. Porém, Jandira alega que as chuvas dos últimos dias prejudicaram o andamento dos trabalhos.
“Então, para que o trabalho fique bem feito, precisamos que o tempo colabore, mas estamos no verão. Temos que ter um pouco de bom senso e, enquanto não conseguimos fazer com que esta estrutura fique boa para podermos trazer nossos ônibus para cá, eles permanecerão no antigo prédio, que é fechado com muro. Aqui também estamos fazendo a requisição de um muro para fecharmos e devagar vamos fazendo o que precisa e é necessário. Temos os alarmes já instalados e toda a segurança com vigia, além da Guarda Municipal”, frisou.
O prédio antigo era alugado pelo Estado e dividido entre as secretarias de Educação e de Assistência Social. A mudança de local representa um ganho muito grande para a pasta, segundo Jandira. “Cada secretário quer o seu espaço. Então, para nós, é um ganho muito grande com este espaço onde poderemos colocar toda a estrutura e os setores da Educação, é o prédio da Secretaria Municipal de Educação de Irati, e isto é importante para nós”, frisou.
Setores – Por enquanto o novo prédio está abrigando apenas o setor pedagógico da Secretaria. O transporte, o administrativo e a merenda escolar ainda estão no CAM. Segundo a secretária, um dos motivos para estes setores ainda não terem sido transferidos para o novo local é a falta da instalação de internet, que ainda não foi feita.
“O administrativo precisa muito da internet porque tudo o que acontece em escolas e CMEIs gira em torno do setor administrativo da Secretaria de Educação, que faz todo o pedido e gerenciamento de merenda e material, além do SERE (Sistema Estadual de Registro Escolar) e das matrículas de crianças que acontecem com a Secretaria. Sem isso, não tem como as escolas e CMEIs andarem e temos prazos para isto. Primeiro, precisamos estar em um local onde a internet esteja ativa para que consigamos cumprir estes prazos”, relatou.
Quer receber notícias locais pelo WhatsApp?
Início do ano letivo – O ano letivo começa na próxima segunda-feira, 06, na rede municipal. Já foram realizadas reuniões de diretores, encontros com motoristas e coordenadores e a contratação de professores e estagiários para assumirem as salas de aulas. “Há uma rotina e uma intensificação muito grande para colocar pessoas em escolas e CMEIs em tempo hábil para que possa começar tudo certinho agora no dia 06. Todos estão retornando para a Educação Infantil, dos CMEIs até o 5º ano retornam com transporte e tudo certinho para as escolas e CMEIs”, destacou.
Uniformes escolares – A secretária garantiu que haverá entrega de kits de uniformes escolares para os alunos da rede municipal. “Sim, nós vamos fazer, apenas não demos datas ainda porque estamos atrás do concurso, fazendo o chamamento do pessoal para assumir as vagas e quisemos dar este tempo, mas logo teremos uma data, vamos divulgar e fazer a entrega destes materiais. Tem que ser meio logo porque assim que inicia todos querem ter uniformes, então vamos fazer logo sim”, frisou.
O kit vai conter camisetas de manga curta e comprida, calça, jaqueta, tênis e meias, além de calções para os meninos e calção-saia para as meninas. A licitação já foi realizada e os pedidos estão sendo feitos pela Secretaria de Educação, que aguarda o envio dos materiais pela empresa licitada.