Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas chega aos 399 municípios do estado através dos pontos de atendimento, atendimento itinerante e 11 escritórios espalhados em seis regiões
Edilson Kernicki, com reportagem de Paulo Henrique Sava
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR) inaugurou seu mais novo ponto de atendimento nesta quinta (30), em Irati. O gerente regional do Sebrae, Joel Franzim Júnior explica que a importância de haver um ponto de atendimento no município é a proximidade, trazendo o Sebrae para dentro de uma comunidade, a fim de promover um atendimento rápido ao empresário. Dessa forma, o ponto de atendimento agiliza a consultoria ao empreendedor que tem uma nova ideia ou busca ampliar o seu negócio.
Antes da existência do ponto de atendimento em Irati, as unidades do Sebrae mais próximas ficavam em Ponta Grossa e Guarapuava. “Até então, o empresário precisava se deslocar até Ponta Grossa. Ou um consultor nosso do Sebrae vir até aqui para atender a alguma demanda que tivesse sido feita por telefone. Para nós, vai facilitar muito esse atendimento”, explica o gerente regional.
O Sebrae passa a funcionar dentro da Associação Comercial de Irati (ACIAI). Franzim Júnior compara o escritório a uma franquia, uma vez que a ACIAI vai trabalhar com todos os produtos e serviços oferecidos pelo Sebrae no atendimento do empresariado local, utilizando a rede de credenciados e de consultores do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.
No ponto de atendimento, o empresário recebe informações básicas sobre lógicas do empreendedorismo. Diante da necessidade de informações complementares, é agendada a visita de um consultor especializado. Localmente, o ponto de atendimento oferecerá um cronograma de treinamentos.
“O ponto de atendimento é focado para aquela pessoa que já tem uma empresa ou aquele empreendedor que está pensando em abrir. Ele vem aqui e vai receber orientações sobre como iniciar, fazer um plano de negócios. É focado no empresário que já tem o seu negócio porque aqui temos também a Casa do Empreendedor, voltada para aquele empresário que quer formalizar sua empresa. Aí é outro público, é um trabalho diferente”, explica.
Para o presidente da ACIAI, Marcelo Luiz Mazzochin, o pronto atendimento do Sebrae surge como um “presente” para o iratiense e para o empresário associado.
“Com a experiência que o Sebrae vem tendo há anos junto ao mercado, para Irati, é um ponto de desenvolvimento não só econômico, mas também social”, comenta.
Na visão de Mazzochin, no aspecto do desenvolvimento econômico, a abertura de uma empresa necessita de planejamento e de um projeto que visa a continuidade. O presidente da ACIAI opina que as dúvidas acerca de investimentos surgem da falta de consultoria e um trabalho desenvolvido sobre os fatos do município e os fatores econômicos regionais. Nesse sentido que cabe a utilidade do pronto atendimento do Sebrae.
Além disso, o desenvolvimento econômico aguardado pela ACIAI passa pela contribuição do Sebrae ao orientar novos empreendedores no estabelecimento de suas empresas. O ponto de atendimento, acredita Mazzochin, auxiliaria o empresário a tomar uma decisão acertada quanto ao momento de investir, “disponibilizando parcerias com instituições financeiras e projetos de investimento um custo de juros baixíssimos e a longo prazo, que muitas vezes é o que define a abertura de uma nova empresa e a formação de um novo empreendedor”, complementa.
Contato
O ponto de atendimento do Sebrae em Irati fica anexo ao prédio da ACIAI, na Travessa Jaime Luis Stouf, 40, telefone (42) 9987-3047.