São Mateus do Sul registra -5,2º C

19 de julho de 2017 às 11h31m

Geadas e temperaturas negativas foram registradas na maioria das regiões do Paraná. Em Irati, mínima foi de -4º C nesta quarta-feira, 19

Da Redação, com reportagem de Rodrigo Zub e Paulo Henrique Sava
Os campos amanheceram cobertos de geada na manhã desta quarta-feira, 19. O ar frio associado a uma massa de ar polar que se estabeleceu no Estado do Paraná fez com que as temperaturas despencassem novamente. Segundo o Simepar, os termômetros marcaram -5,2º C em São Mateus do Sul. Em Irati, a mínima foi de -4º C, conforme fotos registradas por ouvintes da Rádio Najuá.

OBS: Confira mais fotos das geadas no fim do texto

As condições de resfriamento foram favoráveis para o registro de recordes de temperaturas mínimas do ano nos municípios de Ponta Grossa e Curitiba. De acordo com o meteorologista do Simepar, Samuel Braun, a temperatura média na região dos Campos Gerais e Centro-Sul foi de -2º C. “Essa questão de dia mais frio do ano ficou um pouco variável, por exemplo, Curitiba e Ponta Grossa, foi o dia mais frio do ano, ou seja, regiões onde na madrugada anterior tivemos um pouco mais de nebulosidade acabaram hoje tendo essa situação de dia mais frio do ano”, explica.

Conforme o meteorologista, o fato do solo ter ficado mais seco na terça-feira, 18, em relação ao dia anterior, que houve registro de chuva contribuiu para a formação de geadas mais intensas.
“Tivemos valores novamente muito baixos, o destaque para São Mateus do Sul com -5,2º C nesse amanhecer de quarta-feira, 19. Sem dúvida tivemos novamente geadas em todo o Paraná, inclusive no Norte que a região é um pouco mais quente tivemos 2,8º em Londrina, 2,6º em Paranavaí, que é quase na divisa com o Estado de São Paulo”, relatou Braun.
{JIMG0}Na quinta-feira, 20, ainda amanhece frio em boa parte do Paraná. Porém, a possibilidade de geadas está descartada em várias regiões em virtude da formação de nevoeiros. “Vamos manter um padrão de frio, as mínimas na região dos Campos Gerais devem variar entre 2º C e 4º C, mas com uma possibilidade bastante elevada para formação de nevoeiro durante a madrugada, o que acaba inibindo a formação da geada. Esse nevoeiro deve ser geral, então provavelmente teremos alguns municípios com nevoeiro e outros que não houve a formação desse fenômeno com a presença de alguma geada, mas de fraca intensidade”, destaca Braun.
De acordo com o Simepar, a temperatura máxima nesta quarta-feira, 19, deve chegar aos 16º C. Ao longo da semana, as temperaturas devem subir e ultrapassar os 20º C na sexta-feira, 21.

Menores temperaturas registradas nesta quarta-feira, 19

São Mateus do Sul -5,2°C
Castro -4,2°C
Lapa -4,1°C
Irati -4ºC
Pinhão -3,5°C
Palotina -3,3°C
Laranjeiras do Sul e Fazenda Rio Grande -3,2°C
Fotos: Sidnei Jorge, Paulo Sava, Maria de Lurdes, Claudia Woitechen, Lucas Diego Woitechen, Lima do Caratuva, Osnei Barbino, José Vitório, Silvana Lima, Jaciel, Claudia de Fátima Schereiber Garzuzi, Jaco Molinari, Arilson, Adriano de Angaí, João Geraldo Mitz, Amauricio Mazur, Josiane Inês Glier, Estefano Zem, Dani Zanettin Júnior Monica Garzuzi, Luis Alcione Laroca e Regiane Laroca Melo


Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.