Santa Casa vence prêmio de Melhores Práticas e Criatividade com projeto de Espaço Verde

A iniciativa transformou uma área ociosa do hospital em um espaço ao ar livre para…

07 de abril de 2025 às 08h35m

A iniciativa transformou uma área ociosa do hospital em um espaço ao ar livre para colaboradores, pacientes e acompanhantes, com o objetivo de garantir mais bem-estar e humanização nos atendimentos/ Reportagem e texto de Diego Gauron

O espaço é utilizado por pacientes, acompanhantes e também colocaboradores da Santa Casa de Irati. Foto: Diego Gauron

A Santa Casa de Irati conquistou o primeiro lugar no Prêmio de Melhores Práticas e Criatividade da Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná (Femipa) com o projeto “Espaço Verde”. A iniciativa, que foi implantada há aproximadamente um ano, transformou uma área ao ar livre dentro do hospital em um local de descanso para colaboradores, pacientes e acompanhantes. O investimento para a reforma foi de cerca de R$ 5 mil, com recursos próprios da instituição. Assista à reportagem abaixo.

O projeto surgiu a partir do trabalho do grupo de humanização da Santa Casa, conforme explica a diretora administrativa Jussara Kublinski Hassen. “Tínhamos um espaço ocioso aqui e resolvemos criar o Espaço Verde. A princípio, era destinado para nossos colaboradores e acompanhantes, para que pudessem sair do ambiente hospitalar, tomar um sol, pegar uma água, refrescar e tirar o foco do quarto hospitalar. Mas, com o tempo, a proporção foi maior. Agora, os fisioterapeutas trazem os pacientes, as crianças da pediatria, quando estão sem medicação, também vêm brincar aqui”, destaca.

Com a repercussão da iniciativa, a Santa Casa decidiu inscrever o projeto no prêmio da Femipa, que recebeu 48 inscrições, das quais 25 foram classificadas para a fase final. O hospital concorreu na categoria “gestão de pessoas”, devido ao impacto positivo tanto para os profissionais quanto para os pacientes e visitantes.

A assistente social Ana Cláudia Ferreira de Andrade destacou a surpresa e alegria com a premiação. “Já usávamos esse espaço desde o ano passado, e decidimos contextualizar essa iniciativa em um projeto. Inscrevemos na Femipa e fomos aprovados. Apresentamos o projeto diante de todas as Santas Casas do estado e fomos premiados como primeiro lugar. Foi uma concorrência grande, com muitos hospitais, mas acredito que o que favoreceu foi o impacto que o Espaço Verde tem dentro da instituição e o custo-benefício. Não foi um investimento alto, mas trouxe um resultado muito positivo”, afirma.

Jussara reforçou que a implementação do projeto teve um custo baixo devido à utilização da própria mão de obra da Santa Casa. “Nosso setor de manutenção fez a reforma, aproveitamos bancos que já existiam, compramos alguns vasos e tivemos parceria com uma floricultura, que nos doou plantas. O custo final não chegou a R$ 5 mil, e o benefício para a Santa Casa foi enorme”, ressalta.

Além de ser um local de descanso e bem-estar, o Espaço Verde também se tornou um ambiente multiuso. “Já realizamos festa junina, rodas de conversa, reuniões multiprofissionais e acolhimento às famílias. Esse espaço está sendo muito bem aproveitado”, conclui Ana Cláudia.

Assista à reportagem completa:

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.