Santa Casa promove campanhas para prevenção do câncer de mama

Semana de 27 a 31 de outubro será dedicada integralmente as mulheres Paulo Henrique Sava,…

25 de outubro de 2014 às 14h40m

Semana de 27 a 31 de outubro será dedicada integralmente as mulheres

Paulo Henrique Sava, com reportagem de Marli Traple e Rose de Castro

A Santa Casa de Irati irá promover entre os dias 27 e 31 de outubro algumas campanhas relacionadas a campanha “Outubro Rosa”, com o objetivo de conscientizar as mulheres sobre os cuidados com a própria saúde.

As colaboradoras da Santa Casa, Genilce Holtmann e Ana Cláudia Andrade, participaram do programa Show da Tarde da Najuá AM na última quinta-feira, 26, e falaram um pouco a respeito das campanhas que serão realizadas na próxima semana. 

Na abertura da programação, nesta segunda-feira, dia 27, será apresentada uma palestra para as colaboradoras da Santa Casa, com o título de “Encontro para mulheres”, com a psicóloga Eliza Hilgemberg. “Na verdade, é um encontro onde nós estaremos trocando idéias, tirando dúvidas e esclarecendo algumas coisas para as nossas colaboradoras para que elas se cuidem e quais os principais cuidados”, ressaltou Genilce.

Do dia 28 até o dia 31 de outubro, serão realizados exames preventivos e também o autoexame das mamas. De acordo com Genilce, se forem detectados problemas, as funcionárias serão encaminhadas para a realização do exame de mamografia. 

Esta será uma campanha exclusiva para as colaboradoras da Santa Casa. Para o público feminino em geral, a Santa Casa oferecerá o exame de mamografia a um valor reduzido na próxima semana, tendo um custo de 60 reais. “Quem quiser, pode procurar o serviço de imagem da Santa Casa para fazer o agendamento com um custo bem mais baixo”, afirmou Genilce.

Para Ana Cláudia Andrade, a realização da campanha é importante porque, na maioria das vezes, a mulher cuida da família e esquece da sua própria saúde.  

“A Santa casa está promovendo esta campanha para mobilizar e conscientizar não só as nossas colaboradoras, e sim a sociedade, da importância da prevenção e do diagnóstico precoce não só do câncer de mama, mas sim de todos os tipos de câncer”, afirmou.

Câncer de mama

De acordo com Ana Cláudia, dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) dão conta que, de cada 100 pessoas diagnosticada com câncer de mama, 3 acabam morrendo por terem um diagnóstico feito tardiamente. Genilce lembra que, além dos caroços no seio, existem vários sinais que podem ajudar a detectar o câncer. 

“Deve ser feito o autoexame das mamas mensalmente, pois isso é que vai levar a um diagnóstico precoce. O exame deve ser feito entre o 7º e o 8º dia da menstruação”, afirmou Genilce. 

Ela explica que o autoexame pode detectar um nódulo único endurecido, abaulamento da mama, um edema ou inchaço na pele, vermelhidão, sensação de uma massa na mama, secreção sanguinolenta ou cerosa que sai pelos mamilos, entre outros sintomas. Segundo Genilce, a qualquer sinal de um destes sintomas, a mulher deve procurar o serviço médico e fazer a mamografia. 

Ela ressalta ainda que o câncer de mama pode atingir também os homens. “Entre 100 mulheres, um homem pode ter o câncer de mama também. Além disso, as mulheres com menos de 40 anos também podem apresentar o câncer de mama. De acordo com Genilce, este risco pode existir por causa do histórico familiar da pessoa. 

“Se a mulher que tem idade acima de 20 anos já tem um histórico familiar, sendo a parte maternal de 1º grau, ou seja, tio ou tia, ela deve ficar alerta e fazer o autoexame, sempre fazendo o controle”, comentou.

Mamografia

Genilce aponta que o exame de mamografia é realizado apenas em mulheres com mais de 50 anos, mas se a mulher encontrar um nódulo  ou tiver histórico de câncer na família e apresentar secreções, deve procurar o serviço médico e realizar os exames.

Próteses

Para as mulheres que pretendem colocar prótese de silicone nos seios, Genilce pede que elas prestem atenção no histórico de sua família para saber se elas correm ou não risco de ter câncer de mama. “Por isso, é importante sempre fazer o acompanhamento”, ressaltou.

Genilce destaca ainda que as mulheres que têm maior propensão a desenvolver o câncer de mama são aquelas que não têm filhos e ainda não amamentaram ou fazem uso de reposição hormonal e que iniciaram o período menstrual muito cedo, aos 09 ou 10 anos.

Ana Cláudia afirma que o exame é indolor e pode ser realizado em menos de 1 minuto em cada mama. “Eu tenho certeza de que, depois de um diagnóstico, podem vir problemas e dores maiores. Por isso, vale a pena procurar o tratamento”, finalizou.

Agendamento

O agendamento do exame pode ser feito através do telefone 3423-1039 ou no setor de imagem da Santa Casa de Irati, no horário das 08 as 17 horas, de segunda a sexta-feira. 

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.