Santa Casa deve resolver problema na coleta de resíduos

Ouvinte apontou necessidade de melhorias para que caminhão da coleta não ocupasse espaço da calçada…

24 de janeiro de 2015 às 14h47m

Ouvinte apontou necessidade de melhorias para que caminhão da coleta não ocupasse espaço da calçada e meia pista. Hospital acatou a sugestão

Da redação, com Assessoria

A Santa Casa de Irati se pronunciou, via assessoria, depois que o ouvinte da Najuá Eduardo Matheus alertou para o risco de acidentes que a coleta de lixo oferece pelo fato de que o caminhão que executa o serviço geralmente estaciona na perpendicular, ocupando a calçada e meia pista da Rua Nossa Senhora de Fátima. 

De acordo com a reclamação, além de fazer o pedestre ter que descer à rua, a permanência do caminhão atrapalha a visão de transeuntes e motoristas.

De acordo com a nota divulgada pela assessoria do hospital, o alerta foi válido para que a instituição “abrisse os olhos” para o risco oferecido pelo caminhão. A falta de um espaço adequado obriga a coleta a ser realizada desse modo, por enquanto. Outro problema apontado pelo ouvinte diz respeito ao resíduo que acaba escorrendo sobre a calçada durante a compactação do lixo (chorume) e restos de comida, o que representa mais um risco para os pedestres.

A Santa Casa de Irati acolheu a sugestão e considerou a crítica e tomou a iniciativa de readequar o espaço para a coleta de resíduos. O provedor Germano Strassmann informa que já foi aberto um acesso interno para que o caminhão não necessite ficar estacionado sobre a calçada e parte sobre a via e, assim, deixe de oferecer risco de acidente a motoristas e pedestres.

Strassmann explica que são várias coletas durante a semana e cada uma delas leva entre 20 a 30 minutos, em função da alta produção de resíduos ocasionada pela demanda intensa de atendimentos. Além disso, são realizadas coletas de cinco diferentes tipos de resíduos: orgânico, comum, reciclável, químico e infectante. Segundo o provedor, a realização da coleta dentro do pátio interno vai resolver o problema.

O provedor assegura, ainda, que todas as normas sanitárias para a coleta são respeitadas pelo hospital, a fim de manter sempre a higiene hospitalar, de modo a garantir a segurança de pacientes, visitantes e funcionários. A readequação, portanto, deve se somar a outras iniciativas internas que garantem a qualidade que o hospital oferece.

“Nós da provedoria e da administração agradecemos à imprensa e ao cidadão Eduardo Matheus por esta crítica construtiva e feita de forma tão educada, que veio para nos ajudar a melhorar ainda mais nossos serviços”, finaliza Strassmann.

Imagens das melhorias que o hospital está realizando para resolver o problema da coleta de lixo. 

Fotos: Assessoria

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