Ouvinte apontou necessidade de melhorias para que caminhão da coleta não ocupasse espaço da calçada e meia pista. Hospital acatou a sugestão
Da redação, com Assessoria
A Santa Casa de Irati se pronunciou, via assessoria, depois que o ouvinte da Najuá Eduardo Matheus alertou para o risco de acidentes que a coleta de lixo oferece pelo fato de que o caminhão que executa o serviço geralmente estaciona na perpendicular, ocupando a calçada e meia pista da Rua Nossa Senhora de Fátima.
De acordo com a reclamação, além de fazer o pedestre ter que descer à rua, a permanência do caminhão atrapalha a visão de transeuntes e motoristas.
De acordo com a nota divulgada pela assessoria do hospital, o alerta foi válido para que a instituição “abrisse os olhos” para o risco oferecido pelo caminhão. A falta de um espaço adequado obriga a coleta a ser realizada desse modo, por enquanto. Outro problema apontado pelo ouvinte diz respeito ao resíduo que acaba escorrendo sobre a calçada durante a compactação do lixo (chorume) e restos de comida, o que representa mais um risco para os pedestres.
A Santa Casa de Irati acolheu a sugestão e considerou a crítica e tomou a iniciativa de readequar o espaço para a coleta de resíduos. O provedor Germano Strassmann informa que já foi aberto um acesso interno para que o caminhão não necessite ficar estacionado sobre a calçada e parte sobre a via e, assim, deixe de oferecer risco de acidente a motoristas e pedestres.
Strassmann explica que são várias coletas durante a semana e cada uma delas leva entre 20 a 30 minutos, em função da alta produção de resíduos ocasionada pela demanda intensa de atendimentos. Além disso, são realizadas coletas de cinco diferentes tipos de resíduos: orgânico, comum, reciclável, químico e infectante. Segundo o provedor, a realização da coleta dentro do pátio interno vai resolver o problema.
O provedor assegura, ainda, que todas as normas sanitárias para a coleta são respeitadas pelo hospital, a fim de manter sempre a higiene hospitalar, de modo a garantir a segurança de pacientes, visitantes e funcionários. A readequação, portanto, deve se somar a outras iniciativas internas que garantem a qualidade que o hospital oferece.
“Nós da provedoria e da administração agradecemos à imprensa e ao cidadão Eduardo Matheus por esta crítica construtiva e feita de forma tão educada, que veio para nos ajudar a melhorar ainda mais nossos serviços”, finaliza Strassmann.
Imagens das melhorias que o hospital está realizando para resolver o problema da coleta de lixo.
Fotos: Assessoria