Sanepar de Ponta Grossa promete ressarcimento aos moradores prejudicados com água suja

20 de janeiro de 2015 às 13h46m

Diário dos Campos – Luana Souza

Os moradores que recebem, desde dezembro, água com coloração escura e odor forte poderão ter ressarcimento da conta de água pela Companhia Paranaense de Saneamento (Sanepar). De acordo com o gerente regional da empresa, Marcos Roberto Santos, as pessoas que se sentiram prejudicadas podem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente para relatar o problema. “Então será feita uma análise da fatura e caso seja comprovado os problemas relatados, ocorrerá o ressarcimento”, explica.

Segundo Marcos, a água suja que tem saído das torneiras dos moradores são casos pontuais registrados pela Companhia. “Temos realizado coletas diárias e tudo está dentro do padrão. Por isso, a importância das pessoas nos procurarem para relatarem os problemas”, diz.

Desde o final do ano passado, a moradora da Ronda, Rosani Antunes, tem presenciado a diferença na cor da água que chega em sua casa. Segundo ela, o problema é visível, principalmente, na hora de lavar a roupa. “Tenho salão de beleza e utilizo toalhas brancas nas clientes. Comecei a perceber há duas semanas, ao estendê-las no varal, manchas escuras de terra. Logo percebi que era da água que tinha utilizado para lavar a roupa. Então meu esforço passou a ser dobrado, investi em produtos de limpeza para tirar as machas e acabei utilizando o dobro da água na minha casa. Resultado disso foi a minha conta de água que veio muito mais alta neste mês e nós que teremos que arcar com esse prejuízo”, comenta a moradora.

Rosani explica, ainda, que precisou jogar fora uma de suas caixas d’água. “Temos duas caixas na minha casa e precisei jogar a menor no lixo devido a quantidade de terra que encontrei nela”, alega.

O presidente da Agência Reguladora de Águas (Aras) da Prefeitura de Ponta Grossa, Márcio Ferreira, comenta que a agência realiza um controle dos serviços e qualidade da água da Sanepar. “Por controle, a Sanepar fornece de três em três meses relatórios apresentando a qualidade da água. Os exames fornecidos também são comprovados pelo nosso engenheiro hídrico”, comenta.

Com relação à coloração da água, o presidente da Aras comenta que já pediu explicações para a Sanepar. “Cobramos explicações da empresa. Ela nos informou que são problemas pontuais e que já estavam sendo resolvidos. Além disso, ela irá ressarcir os clientes e quem se sentir lesado também pode procurar a Aras pelo telefone (42) 9108-1600 ou (42) 9137-7821”, comenta.

© Fábio Matavelli

Sanepar realizou, no último sábado, obras na Captação de água do Rio Pitangui

Desabastecimento

Cerca de 80% da população de Ponta Grossa ficou desabastecida no último sábado (17). O problema aconteceu devido a um serviço emergencial executado pela empresa na captação de Água Pitangui. Segundo a empresa, o trabalho realizado pelas equipes foi um reparo de um dispositivo na casa de bombas da captação, essencial para o funcionamento do sistema.

“O sistema voltou a produzir água por volta das 20 horas de sábado e a normalização ocorreu gradativamente durante o domingo. Lembrando que a normalização depende não apenas da retomada da produção, mas do ritmo de consumo. O tempo quente e o alto consumo podem levar a um retardo na normalização. Na segunda-feira, o sistema amanheceu normalizado”, informou a empresa.

Informações

Os clientes da Sanepar que enfrentaram problemas podem entrar em contato com a empresa pelo telefone 0800 200 0115, pelo site www.sanepar.com.br ou diretamente na Central de Relacionamento, na Rua Balduíno Taques, 1150.

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