Rotatória da Vicente Machado se torna definitiva

16 de dezembro de 2018 às 13h46m

Mini-rotatória tem baixo custo e dispensa gastos com manutenção de semáforo, justifica secretário Dagoberto Waydzik

Da Redação, com reportagem de Paulo Henrique Sava e Rodrigo Zub 
Após uma semana de testes, a Prefeitura de Irati resolveu adotar em definitivo a mini-rotatória no cruzamento entre a Avenida Vicente Machado e a Rua Pacífico Borges, no bairro Rio Bonito. Conforme o secretário de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, Dagoberto Waydzik, a avaliação durante os testes foi favorável à implantação. Ele atribui as poucas críticas à resistência à novidade.
“Quando transformamos a Coronel Pires em mão dupla, houve críticas, mas hoje se provou bastante favorável. Quando transformamos a Alfredo Bufrem em duas pistas, houve críticas, mas houve um ganho relevante. A mini-rotatória, além do baixo custo, vai evitar que precisemos fazer a manutenção dos semáforos”, compara.
No lugar dos pneus usados para o teste, a estrutura definitiva será feita em concreto. “Ela é mais baixinha e, se houver a necessidade de um carro passar por cima, não vai estragar. O prefeito Jorge Derbli viu essas mini-rotatórias em Curitiba, eu, em Francisco Beltrão e na Europa. Para implantarmos aquela mini-rotatória, tivemos que pegar a Rua Pacífico Borges, da Vicente Machado até a primeira rua e transformar em mão única para não haver conflito com os caminhões na passagem da mini-rotatória. Os bairros que tem para cima – Santa Fé e Pedreira – terão que andar uma quadra a mais para adentrar a Vicente Machado”, explica.
Segundo Waydzik, o Município já planeja outros projetos de médio e longo prazo para aquela mesma área. “Ninguém faz nada para piorar. Procuramos melhorar. Esse outro projeto seria uma nova ponte, próxima à Associação, para chegar à Avenida Perimetral”, anuncia.
Com a adoção da mini-rotatória, os semáforos serão desativados, tão logo seja concluída a “cura” do concreto, o que deve ocorrer em sete dias, pois foi utilizado um concreto especial, com secagem mais rápida.
O custo dessas novas rotatórias varia de acordo com o raio. A mini-rotatória aplicada na Vicente Machado, em específico, custou R$ 8 mil, por causa do concreto, da ferragem e da retirada de pavimentação. Em comparação, uma rotatória como a que foi construída entre as ruas XV de Novembro e 19 de Dezembro teve custo estimado em mais de R$ 20 mil, de acordo com o secretário.
O prefeito Jorge Derbli (PSDB) planeja instalar pelo menos outras dez mini-rotatórias em Irati, não somente em substituição aos semáforos, mas em pontos de conflito, onde há intersecção de várias ruas num mesmo ponto, como é o caso da Rua Edgar Távora que, na altura da Unidade de Saúde Ademar Vieira de Araújo converge com a Benjamin Constant, a Campo Largo e a Duque de Caxias, em atendimento à sugestão da Comissão de Trânsito. O cruzamento entre as avenidas Noé Rebesco e Getúlio Vargas é outro ponto onde se estuda implantar a mini-rotatória.
Caminhões e veículos pesados
Caminhoneiros questionaram a retirada dos semáforos naquele ponto e a adoção da rotatória. Entretanto, Waydzik assegura que não há com que se preocupar ao manobrar os veículos longos e pesados. “A mini-rotatória terá altura bem mais baixa, normatizada. Se acaso um caminhão muito grande tiver dificuldade em fazer o contorno, pode até passar por cima, que não vai haver problema. De todo o trânsito que passa por ali, mais de 95% são veículos pequenos, uns 5% seriam caminhões”, diz.

Mão única

Em paralelo, o trânsito da Pacífico Borges foi alterado para sentido único no trecho entre a Vicente Machado e a entrada do Iraty Sport Club, devido ao fluxo de caminhões que fazem a descarga no supermercado existente ali. “Esses caminhões vão entrar pela Vicente Machado e podem sair pela Rua Leonardo Bora ou Honório Podgurski”, acrescenta.
Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.