Rotary e PM organizam atividades para o Dia da Bandeira em Irati

Projeto Erga Esta Bandeira é realizado há mais de 30 anos em Irati durante o…

08 de setembro de 2022 às 17h00m

Projeto Erga Esta Bandeira é realizado há mais de 30 anos em Irati durante o dia 19 de novembro. Programação deve contar com um passeio saindo do Parque Aquático até à Praça da Bandeira ou a entrada da cidade/Texto de Karin Franco, com reportagem de Paulo Sava e Rodrigo Zub

Bandeira hasteada na rotatória em frente à praça Edgard Andrade Gomes durante evento Erga Esta Bandeira em 2019. Foto: Rotary Club de Irati/Arquivo

O Rotary de Irati possui há mais de 30 anos o projeto Erga Esta Bandeira, que é celebrado no Dia Nacional da Bandeira, no dia 19 de novembro. 

O projeto conta com solenidades cívicas em homenagem à bandeira e recentemente tem realizado atividades junto às escolas com concursos de frases. A expectativa é que neste ano o projeto se repita. “Esse ano, a Polícia Militar já nos procurou, procurou a nossa presidente, me procurou, para que façamos um evento especial. Envolvendo agora os colégios cívico-militar e o Duque de Caxias. Nós temos também em Irati uma escola militar aqui que vai fazer parte. Isso ainda é um embrião porque nós estamos começando a desenvolver esse projeto”, conta o integrante do Rotary de Irati, Enezito Ruppel. 

Futuramente, a intenção é incluir no projeto demais escolas do município. “Nós estamos trabalhando com escola cívico militares e depois vamos também envolver as demais escolas para que a maior quantidade possível de estudantes do Ensino Fundamental e Médio possam ouvir alguma coisa sobre a bandeira, opinar, estudar um pouquinho e compreender a importância que ela tem”, conta Laércio. 

Quer receber conteúdo local da Najuá? Confira a descrição do grupo  

Neste ano, o planejamento é que tenha novamente o concurso de frase. A programação ainda deve contar com um passeio saindo do Parque Aquático até à Praça da Bandeira ou na entrada da cidade. Durante o passeio, os alunos levariam frases e redações alusivos à bandeira.

O projeto nasceu a partir de uma conversa de Enezito com o médico José Soares da Silveira, que também é integrante do Rotary. “No dia da bandeira, exatamente no dia da bandeira, no dia 19 de novembro, nós estávamos ali no Colonial e o Silveira chegou com um cassete, que naquela época não tinha CD, não tinha nada, chegou com o cassete e uma cópia do Hino da Bandeira. Ele falou para nós: ‘Hoje é o Dia da Bandeira’. Nós toda a reunião, nós saudamos o pavilhão nacional, o primeiro ato que nós temos na nossa reunião saudar o pavilhão nacional. Nós temos muito respeito pela nossa bandeira nacional. Naquele momento, ele disse: ‘Vamos hoje cantar o Hino da Bandeira’. E ninguém sabe cantar o Hino da Bandeira e eu achei aquilo fantástico! 30 anos atrás, passou e eu guardei a colinha dele. Depois fui para o Rotary da 19 e ampliamos essa atividade”, conta Enezito. 

Rotary de Irati: O Rotary de Irati é uma organização vinculada ao Rotary Internacional que reúne diversos clubes de serviços. Um dos objetivos é unir voluntários a fim de prestar serviços humanitários. Um dos integrantes do clube, Laércio Pereira, explica que as reuniões tem o objetivo de auxiliar a sociedade. “Nós fazemos vários eventos, reuniões como temos feito recentemente, para discutir essas questões. Procuramos chamar especialistas de cada área para tentarmos achar soluções para vários problemas sociais. Essa é a nossa missão”, conta. 

Laércio destaca que o clube não é fechado e é aberto para novos membros. “O Rotary não é um clube fechado. Somente de pessoas que têm determinado poder aquisitivo. Não é nada disso. O Rotary não é um clube de pessoas elitizadas, essa é uma visão totalmente deturpada, mas que infelizmente algumas pessoas imaginam isso. Por isso que nós estamos agora muito empenhados em falar sobre o trabalho do Rotary, divulgar as ações para que as pessoas conheçam o clube”, explica. 

As reuniões acontecem nas noites de quarta. “As nossas reuniões são sempre às quartas-feiras, às 19h30. Quando tem algum programa especial, alguma coisa diferenciada, nós nos reunimos um pouco mais tarde ou mais cedo, conforme a necessidade, às vezes o assunto precisa ser um pouco mais prolongado. Mas normalmente nos reunimos à noite, às 19h30, na Casa da Amizade, que fica na Rua Munhoz da Rocha, número 30, um pouquinho antes daquela curva que sobe para a prefeitura, em frente à Indústria ZF”, afirma Laércio. 

De acordo com ele, nas reuniões são discutidos aspectos da sociedade. “Nós temos uma mensalidade. Cada companheiro paga sua mensalidade, que é uma contribuição ao clube. E temos projetos diversos que nós prestamos conta ao nosso distrito”. 

Integrantes do Rotary de Irati durante reunião na Casa da Amizade. Foto: Rotary/Arquivo
Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.