Rogério teve seu nome indicado pela coordenadora de Comunicação Social do órgão, Rubiane Barros Barbosa Kreuz, e foi nomeado pelo presidente do Tribunal, Desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura/Paulo Henrique Sava, com reportagem de Rodrigo Zub
O professor iratiense Rogério Carlos Born assumiu a chefia da Seção de Jornalismo do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). A nomeação foi feita pelo presidente do órgão, Desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura. Quem convidou o professor para assumir o cargo foi a coordenadora de Comunicação Social do TRE-PR, jornalista Rubiane Barros Barbosa Kreuz.
Rogério tem experiência em comunicação institucional, eleitoral e política e já trabalhou na antiga Assessoria de Comunicação Social do TRE-PR (atual Secretaria de Comunicação Social) entre os anos de 2011 e 2016.
Entre suas atribuições, Rogério terá a incumbência de divulgar matérias institucionais e de serviço e conscientização dos eleitores. Entre os programas realizados pelo setor, está o “Gralha Responde”. O professor explicou como funciona este programa em áudio enviado à nossa reportagem. “Ele identifica as fake news e depois denuncia as notícias falsas”, frisou.
Rogério também prestará atendimento direto aos jornalistas e outros profissionais da imprensa. Ele disse que procurará aperfeiçoar o trabalho deixado pelos jornalistas que o antecederam no cargo. Seu maior desafio será dar continuidade aos esclarecimentos sobre a segurança das urnas eletrônicas aos eleitores, que, segundo ele, foram injustamente atacadas nas eleições de 2022.“Já tenho desenvolvido muitos trabalhos neste sentido. A urna eletrônica é uma conquista da democracia brasileira que acompanhei desde sua criação e seus níveis de segurança são reconhecidos internacionalmente”, frisou.
Rogério também prestará auxílio ao programa “Universidade Amiga da Justiça Eleitoral”, que faz convênios com as faculdades para oportunizar a participação de acadêmicos nas eleições em troca de atividades complementares. Outro programa que ficará sob responsabilidade do setor de comunicação será o TRE Desenvolve.
Perfil – Rogério é servidor de carreira do TRE-PR há 28 anos, tendo atuado na Secretaria de Orçamento e Finanças, na Assessoria de Comunicação e na Escola Judiciária Eleitoral, onde foi assistente de publicações e projetos de aperfeiçoamento entre 2016 e 2023. Ele foi editor da revista Paraná Eleitoral no período de 2016 a 2022 e entregou a publicação com o selo “Qualis B2”, que corresponde ao nível de excelência nacional. Em breve, a publicação lançará uma edição comemorativa aos seus 67 anos.
O professor também fundou e coordenou os Grupos de Pesquisa em Direito Eleitoral, Ciência Política e Geografia Política do TRE-PR, com os quais trabalhou entre 2015 e 2022.
Rogério Carlos Born é cientista político, jurista, jornalista e internacionalista, doutorando e mestre em Direitos Fundamentais e Democracia, especialista em direito eleitoral, militar e em metodologia do Ensino Superior. Atua como professor de Ciência Política, Direito e Gestão Pública nos centros universitários UniDomBosco e Uninter, de Curitiba, e pela Faculdade Republicana de Brasília.
Em Irati, Rogério ocupa a cadeira de nº 3 da Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná (ALACS), cujo patrono é Dom Pedro Filipak. O jornalista também é autor de 12 livros sobre Direito e Ciência Política e tem artigos publicados no Brasil, Portugal, Espanha e Alemanha. É membro consultor convidado da Comissão de Educação e Políticas Públicas Educacionais e já integrou a Comissão de Direito Internacional da OAB-PR entre os anos de 2012 e 2018.
Rogério também ajuda a elaborar a Cartilha de Orientação Política da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) há 12 anos, juntamente com os bispos do Paraná.
Quer receber notícias locais pelo WhatsApp?