Rio Azul terá festa do Trabalhador no dia 1º de maio

Evento acontecerá no Parque da Pedreira, em Rio Azul, a partir 8 h; Programação tem…

27 de abril de 2024 às 23h18m

Evento acontecerá no Parque da Pedreira, em Rio Azul, a partir 8 h; Programação tem atividades esportivas, culturais e shows gratuitos/Texto de Karin Franco, com entrevista realizada por Rodrigo Zub e Juarez Oliveira

Imagem mostra a programação completa da Festa do Trabalhador no dia 1º de maio, no Parque da Pedreira, em Rio Azul. Foto: Divulgação

Na quarta-feira, 1º de maio, acontece a Festa do Trabalhador no Parque da Pedreira, em Rio Azul. A programação inicia a partir das 8 h. Confira a programação completa no fim da reportagem.

Durante o evento, haverá diversas atividades como uma gincana entre associações, caminhada, pedalada, baile da terceira idade e show/baile com Chê Lokedo.

Mais de dez associações rurais devem participar da gincana na manhã de quarta-feira, a partir das 8 h. Ao todo, cerca de 20 provas serão realizadas entre os competidores. Entre elas estão a de corrida do ovo, corrida de saco, de debulhar milho, cabo de guerra, colheita de fumo e a pinha que tem mais pinhão.

As inscrições para a gincana foram realizadas de forma antecipada na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Cada associação poderá ter entre dez a 20 pessoas participando das equipes. O recomendável é que crianças não participem das equipes já que as provas podem ser perigosas dependendo da idade. “Todas as equipes podem entrar participando de 15 a 20 pessoas. São de dez em diante, mas maioria está na faixa de 15 pessoas que estão participando. Então, iniciamos pela manhã com o jogo de vôlei e futebol. Eles vão fazer essas competições e as outras competições iniciarão às 13 h”, afirma a secretária de Educação e Cultura, Adriana Rymsza.

A associação ganhadora será premiada com um equipamento agrícola no valor de R$ 22 mil. As associações que apenas participarem poderão ter 30 horas de serviços do trator da prefeitura, que podem ser usados pelos agricultores. A entrega dos prêmios faz parte de um programa da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Rio Azul que procura estimular a mecanização agrícola, por meio do empréstimo de equipamentos para as associações de produtores rurais.

Ainda no evento, a partir das 8 h, acontece a caminhada, promovida pela Secretaria de Saúde de Rio Azul. O trajeto inicia no posto de saúde Ana Gembarowski e segue pelo interior do município, onde os participantes poderão conhecer as paisagens da área rural.

A pedalada também deve seguir um trajeto pelo interior. A saída acontece às 9 h, da Praça Tiradentes. Serão cerca de nove quilômetros de trajeto. O evento é uma promoção da Secretaria Municipal de Esportes e Recreação.

Em entrevista à Najuá, os secretários de Educação e Cultura, Adriana Rymsza, e de Agricultura e Meio Ambiente de Rio Azul, Airton Rigo Moretto, falaram sobre a programação da Festa do Trabalhador. Foto: João Geraldo Mitz (Magoo)

A programação da manhã termina com as bênçãos com padres e pastores, às 11 h. Já às 13h30, começa o baile da Terceira Idade com animação da dupla Irmãos Martins. “Nós estamos com a previsão de muitas equipes de fora da Terceira Idade. Eles estão vindo para participar do nosso baile. Nós temos a união com os líderes da Terceira Idade do nosso município, eles mesmos que enviaram os cartazes para chamar os amigos de fora para vir dançar conosco. É lindo o entusiasmo deles e ajuda na festa”, conta Adriana.

A tarde continuará com a apresentação do grupo Mule’k às 16 h e de Isa Gaiteira, às 17 h. O evento encerra com um Show Baile, com Chê Lokedo, a partir das 18 h.

Quer receber notícias pelo WhatsApp?

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Rio Azul, Airton Rigo Moretto, explica que a ideia de organizar o evento surgiu para promover o espaço do Parque da Pedreira. “Nós estávamos um dia no Parque da Pedreira e até comentamos com o prefeito, porque não fazermos uma festa aqui no Parque da Pedreira para valorizar esse espaço e também para prestigiar os nossos trabalhadores. Trabalhadores que geram riquezas para o município, que trazem tantas coisas boas para nossa população e o nosso povo. Então, vamos fazer no Dia do Trabalho, que é meio da semana, não tem festa de igreja, não vai ter outras atividades”, disse.

A integração entre os agricultores é outro objetivo do evento. Uma das maneiras foi estimular a participação na organização do evento. “Nós temos 27 associações de produtores rurais ativas, que estão funcionando bem e que temos uma interação muito grande, muito forte. Nós pensamos em envolver todas essas associações para poder trazer o agricultor, o produtor rural para participar dessa festa. Na verdade, de nos ajudar a fazer a festa, com a integração de todo o pessoal. E, assim, fizemos. Convidamos esse pessoal e eles aceitaram muito bem”, conta o secretário.

Para a realização do evento, foram realizadas algumas melhorias no local. Segundo Airton, o objetivo é melhorar o parque após o evento. “Nós fizemos uma manutenção, uma reforma bem simples, porque o parque está bem conservado, ele está bem bonito. Depois dessa festa, nós pretendemos fazer uma reforma melhor nos quiosques e tudo mais. Agora, nós não temos tempo para isso. Foi uma festa meio em cima da hora, a toque de caixa. Nós vamos fazer o que estiver mais fácil agora”, disse.

O evento no Parque da Pedreira será gratuito e terá estacionamento para as pessoas deixarem seus carros. “A entrada do parque não tem cobrança nenhuma. Estamos até organizando a parte de segurança, porque como não há cobrança, nós sabemos que o movimento vai ser grande. Estamos com toda a equipe dos seguranças para organizar o estacionamento e disponibilizar um dia agradável a todos”, afirma a secretária de Educação e Cultura.

Na programação, a Festa do Trabalhador contará com um almoço realizado pelo Sindicato Rural. Será servido costela assada no fogo de chão, galeto, arroz, maionese e salada. O valor do almoço é de R$ 35. As fichas estão sendo vendidas antecipadamente na Secretaria de Agricultura, pelo telefone (42) 3463-1202, e pela Secretaria de Educação, pelo telefone (42) 3463-1323.

Confira fotos do Parque da Pedreira. Imagens: Rodrigo Zub

O evento ainda contará com praça de alimentação e exposição de produtos artesanais.
Programação:
8 horas – Início da gincana entre associações
8 horas – Início da Caminhada. Saída: Posto de Saúde Ana Gembarowski
9 horas – Pedalada com saída da Praça Tiradentes
11 horas – Bênçãos com padres e pastores
Brinquedos infláveis gratuitos para crianças
13h30 – Baile da Terceira Idade com Irmãos Martins
16 horas – Apresentação do grupo de dança Mule’k
17 horas – Show com Isa Gaiteira
18 horas – Show/Baile com Chê Lokedo

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.