Festividade contará com fechamento de uma “cápsula do tempo” que será aberta daqui a 15 anos
Edilson Kernicki, com reportagem de Rodrigo Zub
O aniversário de 97 anos do município de Rio Azul, que será comemorado amanhã (14), terá programação voltada para toda a família. Conforme o prefeito Sílvio Paulo Girardi (PSC), “será uma atividade simples, mas feita com muito amor e carinho, em dedicação ao povo rio-azulense”, destaca.
A agenda de comemorações se inicia às 9 horas, com um ato cívico na Praça Tiradentes. Logo depois, às 9h30 haverá o fechamento da “cápsula do tempo”. A cápsula do tempo é uma ideia concretizada pela secretária de Cultura, Sandra Romanhuk Nós. Segundo ela, a cápsula está na Biblioteca Cidadã há cerca de um mês e a ideia foi sugerida por um munícipe. Essa cápsula vai ficar numa espécie de redoma de vidro e será conservada na própria biblioteca, para que seja reaberta em 2030.
Nesse período de 30 dias, a cápsula recebeu trabalhos de artistas locais e de estudantes das escolas municipais. “São expectativas do que pode acontecer no município daqui a 15 anos; o que as pessoas esperam do município daqui a 15 anos, ou até sua própria história, para depois poder contar aos seus familiares”, explica a secretária de Cultura. Foram enviadas cartas e fotos para serem colocadas na cápsula. Professoras elaboraram livros documentários, com suas turmas. A cápsula do tempo será composta de outras quatro menores, que ficarão concentradas nessa redoma na Biblioteca Cidadã.
Para o prefeito, a cápsula é uma forma de registro da atualidade que, no futuro, será um registro histórico que vai tornar possível comparar a evolução do município. “É também para que possamos olhar para trás e rever aquilo que passou. Em 2030, estarei participando da abertura da cápsula do tempo, com certeza, revendo tudo aquilo que eu ainda vou depositar nela”, comenta.
No dia do aniversário, também será revelado o resultado do concurso Fotografe Rio Azul, com exposição das fotos inscritas.
Passeio Ciclístico
No aniversário de Rio Azul também será realizado um passeio ciclístico, a partir das 10h. Os participantes devem chegar um pouco antes ao local para a inscrição. Com o número da inscrição, vai concorrer a prêmios num sorteio de brindes após o passeio. O ponto de partida do passeio será em frente à quadra de esportes da Escola Municipal Vanda Hessel, na Rua José Pissaia.
O trajeto do passeio segue até o final pela Rua José Pissaia e volta pelas ruas Manoel Ribas; Barão do Rio Branco; Dr. Campos Mello; Bruno Slavronski; Manoel Ribas novamente; Coronel Hortêncio Martins de Mello; José Pissaia novamente até retornar à quadra da Vanda Hessel. O percurso de 2 km deve ser realizado em aproximadamente 40 minutos, por ser um passeio e não corrida. Portanto, vale ressaltar que todos podem pedalar com calma, sem pressa, visando a segurança da coletividade.
Segundo o prefeito, os brindes a serem sorteados serão divulgados somente no final do passeio. “É uma surpresa”, salienta. O único prêmio para o qual a organização não faz mistério é a bicicleta que será sorteada, revela Sandra.
O aniversário de Rio Azul também vai estimular na população um gesto de solidariedade: um ônibus do Hemepar estará diante da Secretaria de Saúde, amanhã (14), desde as 9h da manhã, onde vai haver coleta de sangue. “Com a preocupação dessa administração com o baixo índice dos estoques de sangue nos Hemocentros, decidimos fazer essa parceria com o Hemepar para que eles viessem até aqui. A ideia é fazer dessa ação um hábito”, explica Girardi.
Tarde Recreativa
No calçadão, a partir das 13 horas, será realizada uma Tarde Recreativa e Cultural, com palhaços, oficina de malabares, um “escovódromo”, brincadeiras, passeio de triciclo e passeio de trenzinho. Ao longo da tarde, também estarão ali barraquinhas como a do Lar dos Velhinhos, do grupo Muleka e do Provopar, com pastel, refrigerante, entre outros. O Provopar também vai servir sopa.
Conforme Sandra, a tarde recreativa é uma parceria da Prefeitura de Rio Azul com o SESC de Ponta Grossa. Ela explica que o escovódromo conta com uma campanha para a destinação correta de escovas e tubos de pasta de dente, num projeto da Colgate, que premia os municípios que aderem à ação. A criança vai trazer o material acumulado nos últimos dois meses e trocar por um kit novo oferecido pela empresa.
“Às 17h, vamos fazer a certificação do segundo curso de inclusão digital da melhor idade, um programa que iniciamos no município para que possamos incluir as pessoas da melhor idade no mundo da informática. Eles já tiveram essa capacitação e virá o pessoal da Celepar para fazer essa certificação. Em nova oportunidade, posteriormente, darão continuidade a essa capacitação nos estabelecimentos oferecidos pelo município”, destaca o prefeito.
Rio Azul conta com dois Telecentros Espaço Cidadão: um na Biblioteca Cidadã, no Centro, e outro no Espaço Cidadão Antonio Petrek, recém-reformado e programado. “Os cursos são oferecidos pela funcionária Terezinha Gueltes, que tem esse preparo para trabalhar com pessoas da melhor idade; já estamos na segunda capacitação”, comenta a secretária de Cultura. Os interessados em participar do projeto nas próximas turmas, devem deixar o nome na Biblioteca Cidadã, na Rua José Pissaia, Centro (telefone 3463-1648). O projeto é voltado para moradores a partir de 50 anos de idade que queiram descobrir esse universo digital.
Segundo o prefeito, em caso de chuva, as atividades da programação serão mantidas e transferidas para a quadra da Escola Vanda Hessel. Apenas o passeio ciclístico e o passeio de triciclo seriam cancelados, diante dessa possibilidade.
Resgatando Valores Culturais
Os alunos do projeto Resgatando Valores Culturais, da Secretaria de Cultura, farão apresentação às 19h, na quadra da Escola Vanda Hessel, em caso de chuva. Se não chover, a apresentação vai ocorrer na Praça Tiradentes. O projeto objetiva estimular o aprendizado de dois instrumentos musicais: o violão e a gaita. De acordo com Sandra, neste ano o projeto conta com dois professores, um de violão e outro de gaita e, devido à grande procura, tanto por crianças, como por jovens e adultos, já existe até uma fila de espera para participar. “Em três meses de trabalho, eles já estarão apresentando alguma coisa. São os alunos do Acibaldo Martins, professor de gaita, e do Marcos Duda, professor de violão”, conta a secretária.
O curso de gaita hoje possui uma turma de 26 alunos, além dos que estão na fila de espera. Já no curso de violão, a turma é de 40 alunos e outros 60 aguardam na fila. Sandra destaca que a procura é grande e que os horários vem sendo adaptados conforme a disponibilidade dos professores.
Os horários das aulas são variados. Para o curso de gaita: segunda; terça a partir das 17h e o dia todo na sexta. Para violão: quartas à noite e na sexta com dois horários pela manhã e outras aulas a partir das 17h às 22h30.
Girardi destaca que, depois da apresentação, será feito um gaitaço. “A ideia é, aos poucos, ir criando uma orquestra de violão e gaita no município de Rio Azul, que tem muito gaiteiro. Vamos fazer uma apresentação de todos os gaiteiros de Rio Azul e dos municípios vizinhos que quiserem vir participar”, antecipa.
A programação de aniversário se encerra com um show do Grupo Marcação, com entrada franca.
Rumo ao Centenário
O prefeito Sílvio Paulo Girardi comenta que toda a sua administração se volta ao planejamento do município para seu primeiro centenário, que será comemorado em 2018. “Meu pai [o ex-prefeito Ansenor Valentim Girardi, já falecido], quando prefeito, elaborou um livro sobre a história de Rio Azul. Esse livro conta a história de Rio Azul até o ano de 1988. Iniciamos em 2013 um trabalho de pesquisa para que fizéssemos um aglomerado de informações e elaborarmos um documento em forma de livro, para que seja lançado no Centenário do Município de Rio Azul”, revela.
Em agosto, logo depois do aniversário do município, a Prefeitura vai realizar uma audiência pública a fim de reunir todos os interessados em contribuir com esse trabalho. A audiência vai debater uma forma para viabilizar o livro. “Esse é um documento que não é meu, mas do município. Entendo que não pode ter dono, nem ser feito por uma pessoa só, mas pelo maior número de munícipes possível”, explana. A Secretaria de Cultura já está recebendo material que pode vir a fazer parte do livro: fotos, imagens e outros tipos de documento que sirvam para registro histórico. O livro deverá também incluir o relato oral de moradores para contar essa história prestes a completar um século.
A audiência pública ainda não tem data agendada, que será oportunamente divulgada.
Mensagem do prefeito aos rio-azulenses
“Uma vez me perguntaram o que o município poderia fazer por mim. E eu perguntei o que eu poderia fazer pelo município. É lógico que o município deve cuidar de seus munícipes em todos os setores, dentro do possível. Porém, há de ter a consciência, de cada munícipe sobre o que ele mesmo pode fazer pelo município. Fazendo pelo município, está fazendo por todos. É uma maneira que cada um tem de distribuir seus dons, seus talentos. Não podemos esconder nossos talentos; não podemos pegar nossa luz e colocá-la embaixo de uma bacia ou de qualquer coisa que venha a ofuscá-la. A luz de cada munícipe deve brilhar dentro do município, para iluminar não só a vida dele, mas daqueles que o cercam e daqueles que estão longe, mas com quem ele, de uma forma ou de outra, pode contribuir”, conclui o prefeito em sua saudação pelo aniversário da cidade de Rio Azul.
© Rodrigo Zub
Em entrevista a reportagem da Najuá, secretária da Cultura, Sandra Romanhuk Nós, e o prefeito Silvio Paulo Girardi, falaram das atividades que serão realizadas em comemoração ao aniversário de Rio Azul