Chuvas atingem toda a região desde a madrugada desta quinta-feira, 30. Aulas no interior foram suspensas. Pelo menos duas pontes foram interditadas
Da redação, com reportagem de Sidnei Jorge
Fotos: Adriano Batista e SECOM/Prefeitura de Irati

O prefeito Jorge Derbli convocou todo o secretariado, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros de Irati para uma reunião na manhã desta sexta-feira, 31. Na oportunidade, foram definidas algumas medidas emergenciais de prevenção às consequências das chuvas que caem desde a madrugada desta quinta-feira, 30, em Irati. Toda a equipe da Prefeitura estará de plantão durante este fim de semana.
Derbli ressaltou que todos os funcionários e secretários terão a estrutura da Prefeitura à disposição para atendimento de emergências. O gabinete do prefeito funcionará como base para a equipe decidir sobre as ações a serem realizadas. “Chamamos as pessoas aqui para elas ficarem alertas, principalmente neste final de semana. Todos os secretários, os veículos e funcionários da Prefeitura, a Defesa Civil, os abrigos, porque está chovendo há muitos dias e depois dá aquela chuva repentina com grande volume e que pode ocasionar enchentes e há necessidade de tirar algumas pessoas de pontos de alagamentos. Temos que estar preparados e por isto a Prefeitura está fazendo todas estas ações de precaução”, comentou.
O secretário de Planejamento e Coordenação, João Almeida Júnior, destacou que as obras feitas recentemente evitaram alagamentos na área central, porém há a necessidade de prevenção de outras ocorrências. “A Defesa Civil e todas as secretarias estão em alerta. Vamos acreditar na previsão [do tempo], mas ainda assim ficamos com um pé atrás nas previsões. Acreditamos nelas “desconfiando”. O alerta é de chuvas no sábado e no domingo menos intensas do que foi nestes dias, mas temos que estar com a previsão e todos em alerta”, frisou.
O subtenente Garcia, do Corpo de Bombeiros de Irati, ressalta que a corporação, por ser a primeira a receber os chamados de emergência, permanecerá com todo o efetivo de plantão e sobreaviso para qualquer ocorrência. “A orientação do Corpo de Bombeiros é para que o pessoal, em caso de enchentes e alagamentos, se dirija para os locais mais altos e secos, guarde seus documentos em sacos plásticos para não ter que fazê-los novamente, e fique ligado na internet, na imprensa e nos alertas da Defesa Civil via celular”, pontuou.
Você pode cadastrar seu celular para receber alertas de chuvas fortes e temporais da Defesa Civil. Basta enviar o CEP de sua cidade para o número 40199. Na BR 153, o Rio Potinga, em Rebouças, está com nível quase acima do normal; há também deslizamentos de terra e alagamentos em União da Vitória e Inácio Martins.
O subtenente orienta a população ribeirinha a levantar seus móveis e, se possível, deixar as residências e procurar um abrigo seguro. Em alguns casos, é recomendável desligar também os disjuntores das casas. Caso a pessoa não consiga sair a tempo de sua residência, ela deve acionar o Corpo de Bombeiros e aguardar a chegada da embarcação que irá retirá-la do local. “Nós dispomos de embarcações no quartel central de Irati, e precisamos, em casos de grandes calamidades públicas e enchentes, de embarcações de pessoas da comunidade. O Plano de Contingência de Irati já tem embarcações cadastradas. Quem tem embarcações ou barcos campineiros de 4 ou 5 metros, que procure a Defesa Civil de Irati e se coloque à disposição com um celular e, caso precise, nós acionaremos. Estamos neste fim de semana de sobreaviso”, pontuou.
Problemas no interior
De acordo com o prefeito, há várias notícias de alagamentos e quedas de pontes e bueiros nas comunidades do interior. “Não passe se você não enxergar a ponte. Já aconteceram acidentes em que há 20 cm de água por cima da ponte, que você pensa que está naquele local e, quando vê acontece uma tragédia. Evite estes pontos de alagamento”, comentou.
Aulas suspensas
Nas escolas das comunidades do interior, as aulas foram suspensas por conta da grande quantidade de chuvas. Em Guamirim, o Colégio Estadual Nossa Senhora de Fátima também teve as aulas suspensas nesta sexta-feira.
Coleta do lixo poderá sofrer atraso
Sobre a coleta do lixo, o prefeito confirmou que o serviço pode atrasar um pouco por conta da situação da estrada do aterro do Pinho, que está intransitável porque a ponte da comunidade está debaixo d’água. “Tenham um pouco de paciência. Eu já determinei à Secretaria de Ecologia e Meio Ambiente e já estão vindo carretas e contêineres para armazenar o lixo até que se dê acesso ao aterro sanitário, e pode ser que demore até um dia. Se demorar para coletar este lixo, tenham paciência porque os caminhões não estão conseguindo ir até o aterro sanitário no Pinho de Cima”, frisou.
Toda a estrutura do município estará disponível para a população. Alguns locais estão disponíveis para abrigar a população em caso de alagamentos. Sobre as pontes, o subtenente Garcia orienta a população a evitar transitar por estes locais. “Evite entrar em locais de alagamento com automóvel ou caminhonete em locais onde tem pontilhões que estejam totalmente alagados. Se tiver que fazer a transposição de um lado para outro, aguarde socorro de uma embarcação do Corpo de Bombeiros ou da Defesa Civil para que se faça este transporte”, finalizou.
Serviço
Informações sobre ocorrências podem ser repassadas para a Prefeitura pelo telefone (42) 3132-6100, falar com a Defesa Civil, ou para a Secretaria de Planejamento pelo telefone (42) 3132-6111. O telefone 193 do Corpo de Bombeiros também está disponível.