Expectativa é que unidade seja inaugurada em fevereiro com novos móveis e equipamentos. Em entrevista à Najuá, secretário de Saúde de Irati comentou sobre reformas em unidades de saúde do município/Texto de Karin Franco, com reportagem de Rodrigo Zub e Juarez Oliveira
A reforma da unidade de saúde da Vila São João em Irati está em sua fase final. A obra inclui a ampliação de algumas salas e a renovação de todo o mobiliário e equipamento. A expectativa é que a unidade seja inaugurada em fevereiro.
Segundo o secretário de saúde, João Almeida Junior, esta é uma reforma esperada pela comunidade. “A unidade da Vila São João está passando por uma ampla reforma. Não só a reforma, como uma ampliação de algumas salas também. Aquela unidade concentra a maior população no entorno da sua unidade. Tanto a população, não só da vila, como toda a nossa comunidade, mas da Vila São João quanto a nossa equipe merece e merecia essa reforma há muito tempo”, disse.
Enquanto a unidade não é inaugurada, os moradores da Vila São João precisam buscar atendimento na unidade François Abib, no Conjunto Joaquim Zarpellon.
A obra na Vila São João está sendo custeada com verbas do governo estadual, por meio de emendas indicadas pela deputada estadual Mabel Canto (PSDB). Os novos equipamentos também receberam indicações de emendas dos deputados federais Tadeu Veneri (PT), Aliel Machado (PV), além dos ex-deputados federais Luizão Goulart (Solidariedade) e Leandre Dal Ponte (PSD), que atualmente está licenciada do cargo e comanda a secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa.
Reforma da unidade de Gonçalves Junior: Outra obra que será finalizada no início do próximo ano é a reforma da unidade de saúde de Gonçalves Junior. A expectativa é que a obra termine em janeiro. Durante a realização da obra, os pacientes estão sendo atendidos na unidade do Rio do Couro.
A reforma inclui a construção de uma cobertura externa. “Era uma reivindicação antiga, não só dos moradores de Gonçalves Júnior, mas de todo o entorno da comunidade, que é a unidade central que atende todo o nosso miolo do município. Nós temos a unidade no Guamirim, Gonçalves Júnior, no Pinho, no Itapará, mas essa unidade de Gonçalves Júnior atende a maior população do nosso interior. Nós precisávamos fazer essa reforma e agora, em janeiro, já devemos estar com ela concluída”, disse o secretário.
Quer receber notícias pelo WhatsApp?
Obras na unidade Adhemar Vieira de Araújo: A unidade de saúde Adhemar Vieira de Araújo também receberá melhorias. “Nós temos cerca de 7 mil pessoas sendo atendidas numa unidade pequena. Nós precisamos reformular. Ali tem um problema que, nessas enchentes, alagou muito. O terreno não tem engrenagem, como é declive, ele alagou dentro da unidade. Nós vamos fazer toda essa drenagem. Vamos fazer a reforma das salas, ampliarmos algumas salas, mexermos no telhado também, para que não tenha nenhuma goteira”, conta João Almeida.
A ordem de serviço para início dos trabalhos já foi assinada, mas a obra não começou porque a secretaria de saúde de Irati busca um imóvel que tenha condições de abrigar os atendimentos da unidade. “Vamos ter que alugar algum ambiente aqui perto porque nós vamos ter que fechar a unidade. Tirar os nossos profissionais dali para que nós possamos fazer essa reforma com segurança, para não ter que ficar com um atendimento e obras ao mesmo tempo”, explica.
Confira mais imagens da reforma em andamento na unidade da Vila São João
O imóvel precisa apresentar algumas características, como acessibilidade nos banheiros. “Nós estamos procurando um imóvel que tenha um pouco de qualidade para a saúde porque não é qualquer tipo de imóvel. Não pode ser um imóvel de madeira, os banheiros tem que ser um banheiro que entra um paciente cadeirante, tem que ter um pouco de acessibilidade. Nós estamos procurando. Já vimos alguns imóveis e já estamos em conversa para que nós possamos locar ele por uns 90 dias”, relata o secretário.
Construção de novas unidades de saúde: O governo estadual também liberou recursos de R$ 2 milhões para a construção de unidades de saúde no centro de Irati. Uma unidade será construída no bairro Nhapindazal e outra na Avenida Perimetral João Stoklos, perto do fórum eleitoral. “Nós acreditamos que no primeiro trimestre ou quadrimestre do ano que vem, nós já possamos estar começando essas duas obras, que vai dar desafogo aqui para o posto Adhemar Vieira, mas também uma maior tranquilidade para toda a comunidade do Nhapindazal, Choma, Fragatas, Tucholka, como também na Pedreira, Floresta, Colina Nossa Senhora das Graças, Dallegrave e um pouco do centro. Nós vamos tirar um pouco do público do posto do Rio Bonito, que a equipe pode atender com maior qualidade porque vai ter menos pessoas para ser atendida nessas unidades”, disse.
A unidade da Avenida Perimetral João Stoklos será construída em um terreno de 10 mil metros quadrados. O município havia doado o terreno para que o governo estadual construísse a Delegacia Cidadã. Porém, o projeto não teve continuidade. Com isso, o Estado devolveu o terreno para o município de Irati. O projeto da construção da unidade no local foi aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde e pelo governo estadual.
De acordo com o secretário, não há riscos de alagamentos no terreno porque o município fez obras de drenagens no centro da cidade, o que evitou que outros prédios fossem atingidos como a Escola Municipal Matilde Araújo do Nascimento, que fica próximo ao rio. “Se os próximos governos continuarem com esse projeto que é de limpeza constante, continuarem com a macrodrenagem, nós temos certeza absoluta que ali não terá nenhum problema de alagamento”, analisa João Almeida.
A unidade que será construída no bairro do Nhapindazal fica em um terreno da prefeitura, próximo a uma igreja. “Esse já está um pouco adiantado. Já foi aprovado e assinado todas os papéis. Agora terminamos e acreditamos que ainda essa semana, nós vamos assinar o convênio e em janeiro iniciamos a licitação”, explica.
As duas unidades de saúde contarão com equipes da saúde da Família, com médico, enfermeira, dentistas, técnicas de enfermagens, agentes comunitários de saúde e agentes de endemias.
Reformas em postos afetados pelas chuvas: O governo estadual disponibilizou para o município de Irati um recurso de R$ 360 mil para a reforma de unidades afetadas pelas chuvas. Ao todo, serão oito unidades que terão reformas a partir de janeiro.
Algumas dessas terão uma reformulação do projeto, para que o telhado dê mais vazão à água em dias chuvosos. É o caso das unidades como Ildefonso Zanetti, Lagoa, Rio Bonito e do Pinho de Baixo. “Nesse tipo de obra, quando você tem aquelas platibandas, que é como se fosse um muro escondendo o telhado, tem que ter uma manutenção frequente e esse frequente tem que ser semanal. Como nós temos 22 unidades, nós não temos a equipe para tudo isso. Quando acumula folhas, galhos, ninho de passarinho, ele faz com que a água não vaze pelas calhas. Nós precisamos fazer uma reformulação nesses telhados para que tenha, no mínimo, um dreno ou alguma coisa nesse sentido, para que nós não tenhamos esses problemas de infiltração de água, de goteiras dentro das unidades”, disse.
AME deve ser inaugurado até junho de 2024: Outra obra que está em construção em Irati é o Ambulatório Médico de Especialidades (AME). A obra tem mais de 4.500 metros quadrados e deve abrigar mais de 20 especialidades médicas. Os recursos para a obra são do governo estadual e são administrados pela Prefeitura de Irati.
A fundação do prédio já foi feita e a expectativa é que a obra esteja pronta na metade do próximo ano. “A cada 15 dias vou ver como que está a obra. A fundação já foi feita. A previsão da empresa entre julho e agosto estar entregando essa obra. Uma obra de quase 5 mil metros quadrados. Depois dela ser concluída, vai ser entregue para o consórcio [Consórcio Intermunicipal de Saúde], então todos os municípios da nossa região vão usufruir desta obra”, conta.
Novas ambulâncias: A secretaria de saúde de Irati também terá renovação da frota de ambulâncias. Ao todo, são oito ambulâncias para os pacientes iratienses, sendo que quatro veículos serão substituídos por novas unidades.
João Almeida ainda destaca que neste ano, a equipe de saúde conseguiu terminar os casos de sífilis congênitas. “Nós tivemos por muitos anos a sífilis congênita sendo uma ameaça para nós. Com o trabalho brilhante da nossa equipe, eu tenho enfermeiros, técnicos de enfermagem, a equipe médica e os dentistas competentíssimos. Nós passamos por treinamento rotineiramente. Nós não tivemos nenhum caso de sífilis congênita esse ano. Num panorama de quase 1 mil crianças que nasceram aqui em Irati”, disse.
Irati teve 600 mil consultas em 2023: Durante este ano, foram feitas 600 mil consultas em todas as unidades básicas do município. Nas consultas especializadas e exames, a fila de pacientes a espera do atendimento ainda continua. O desafio para o próximo ano é desafogar essas filas de espera para consultas, exames e cirurgias.
Segundo o secretário, as filas ficaram maiores após a pandemia, que impediu que algumas consultas e cirurgias fossem realizadas. “Nós pegamos uma fase pós-pandemia onde todas as consultas especializadas e eletivas ficaram represadas. Nós ainda temos algumas filas. Nós queremos agilizar isso. Nós estamos falando com alguns deputados para conseguir verba de custeio para que nós possamos fazer os exames pré-operatórios e os exames complementares. Em exames laboratoriais, nós fizemos mais 600 mil exames laboratoriais esse ano”, conta.
Em Irati, há pacientes que estão há dois anos esperando por uma cirurgia. O secretário conta que há especialidades em que se conseguiu diminuir o tempo de espera, mas ainda não é o suficiente. “Algumas filas ainda estão represadas. Por exemplo, oftalmologia pós-pandemia. Nós estávamos com quase 2.500 pessoas em fila, apenas nessa especialidade. Nós contratamos mais médicos, contratamos mais consultas com esses médicos. O que antes era quase um ano para esperar a consulta, hoje está em torno de 120 dias. Queremos reduzir isso para 60 dias, que seria o parâmetro normal nosso”, disse.
O secretário de Saúde disponibilizou o número pessoal para que as pessoas mandem mensagens de texto informando sobre a situação dos seus casos. Os pacientes em fila de espera podem mandar mensagens de texto por WhatsApp no número (42) 9-9832-3666.