Banda iratiense se destacou com a interpretação de Times Like These, do Foo Fighters, mas acabou na repescagem
Edilson Kernicki, com reportagem de Juarez Oliveira, Paulo Henrique Sava e Rodrigo Zub
Em pleno aniversário de 50 anos da Rede Globo, no domingo (26), a surpresa da noite foi a participação da banda iratiense Radio Radar no reality show musical Superstar. A banda ficou em 6º lugar na pontuação, entre as nove que se apresentaram na terceira audição da segunda temporada do programa dominical. A primeira banda a se apresentar conseguiu cravar os 70% de aprovação do público, que vota através de um aplicativo. Este é o critério do regulamento para se manter na atração global.
A banda Rádio Radar interpretou o hit Times Like These, do Foo Fighters, banda liderada por Dave Grohl, remanescente do Nirvana. A música faz parte do álbum One By One, lançado em 2002, e foi utilizada sem permissão da banda na campanha de reeleição de George W. Bush, fazendo com que o grupo resolvesse apoiar o candidato adversário na corrida presidencial americana daquele ano.
O vocalista da Rádio Radar, o iratiense Vitor Martim, comentou que a escolha da música foi consensual entre os integrantes da banda, uma vez que os quatro são fãs do Foo Fighters e a música costuma animar os espectadores de seus shows. A outra opção que eles tinham – conforme a ficha de inscrição – era a música autoral “Tão Perto”. Quem definiu qual música a banda executaria foi a produção do programa. “Preferíamos tocar uma música autoral; somos uma banda autoral, mas por questão do contrato com o programa, acabamos tocando uma música cover ontem. Nossa próxima apresentação, se depender da Radio Radar, será uma música autoral”, aposta. A Rádio Radar pretende tocar, na repescagem, ou “Louca Viagem” ou “Tão Perto” – ambas já fazem parte da programação musical da Najuá.
A escolha deu certo: além dos 70% de aprovação do público, que vai permitir que a banda participe da etapa de repescagem, a Rádio Radar recebeu o “sim” de dois coaches (ou padrinhos): Paulo Ricardo e Sandy. A banda optou por ser apadrinhada pelo cantor Paulo Ricardo.
{JIMG1}A banda, na estrada há dez anos, é formada pelo vocalista Vitor Martim, pelo guitarrista Diego Gutierrez, pelo baterista Daniel Trevisan e pelo baixista Kleber Mattos. O vocalista da Rádio Radar, Vitor Martim, participou ao vivo, por telefone, do Meio Dia em Notícias desta segunda (26) para comentar a repercussão da participação no programa. A banda já tinha passado na rádio há poucos dias, no entanto, uma das cláusulas da participação no Superstar impede a divulgação antecipada, a fim de garantir a isonomia na concorrência.
“Ser a primeira banda a se apresentar no programa foi um desafio muito grande para todos nós da banda. Não sabíamos qual seria nossa posição no ranking das bandas que iam aparecer. Quando soubemos que seríamos os primeiros, sentimos que seria um desafio muito importante na nossa carreira”, revela o vocalista da Radio Radar.
Martim lembrou o fato de que no primeiro programa dessa temporada, há duas semanas, houve críticas pelas falhas da produção, como problemas nos microfones e o mau funcionamento do aplicativo através do qual o público vota para aprovar ou não a banda.
“Na hora, o que a gente mais pensou – e eu falo, na verdade, mais por mim que pelo resto da banda – foi em levar alegria ao povo de Irati, que geralmente aparece na TV só através de coisas ruins. Vez ou outra aparece em relação a alguma festa; mas geralmente é por algum acontecimento trágico, e dessa vez foi diferente”, analisa o cantor. Martim disse que está representando a cidade na competição com o maior orgulho.
Repescagem
O vocalista comenta que, agora que estão na repescagem, vale tudo: a banda está liberada para divulgar sua participação e pedir o apoio da torcida para a votação, via aplicativo. A banda retorna ao palco do programa no dia 10 de maio, dia das mães. “Serão oito bandas e quatro serão classificadas para continuar no programa. E nós estamos muito confiantes e acreditamos que uma das quatro vagas sai para Irati, vem para nós”, aposta o candidato do programa Superstar.
70% de aprovação do público
Martim classificou como “inexplicável” a sensação de ver subir o telão assim que a banda atingiu os 70% de aprovação do público. “Fomos a única banda para a qual o telão subiu sem o voto dos três jurados [Paulo Ricardo e Sandy deram votos favoráveis; Thiaguinho, não]. Dois jurados votaram e o resto foi a votação do público brasileiro. Essa sensação de, nos últimos instantes da música, ver aquele telão subir, é uma coisa viciante, uma sensação que quero mais vezes na minha vida. Espero que no dia 10 eu possa repetir essa sensação, porque foi incrível”, salientou.
Bandas classificadas
A terceira audição do Superstar classificou cinco bandas. Devir, de Niterói (RJ) que alcançou aprovação recorde nesta edição (90%), ao apresentar um mix das músicas “Rude” (da banda Magic!) com “Não chores mais” (tradução de Gilberto Gil para No Woman, No Cry, de Bob Marley). Em seguida, a dupla soteropolitana Lucas & Orelha (86%), com a música autoral “Presságio”.
Os também baianos da Scambo ficaram em terceira posição (84%). Eles também apresentaram uma composição autoral: “Depois de Ver”. Os paulistanos do Serial Funkers alcançaram 82% e ficaram em quarto lugar e puseram os jurados para dançar com a música “A Batida do Coração”. Os últimos classificados foram Yegor Y Los Bandoleros (80%), de João Pessoa, que apostaram na latinidade da salsa caribenha.
Saiba como votar
A Rádio Radar volta ao programa no último programa da fase de audições do Superstar, no próximo dia 10 de maio. Você pode ajudar a banda iratiense a se classificar para o “Superpasse”, votando através do aplicativo, disponível para iOS (iPhone e iPad) no iTunes e para Android, no Google Play.