Quatro municípios da Amcespar recebem ambulâncias do Governo Estadual

Das 137 ambulâncias entregues pelo governador na quarta (1º), sete foram destinadas para a região…

03 de julho de 2015 às 12h33m

Das 137 ambulâncias entregues pelo governador na quarta (1º), sete foram destinadas para a região

Da Redação, com informações da AEN e assessoria

Sete municípios da região foram contemplados com novas ambulâncias adquiridas para renovar a frota do transporte de urgência do Paraná. Desses sete municípios, quatro integram a Amcespar: Mallet, Imbituva, Inácio Martins e Prudentópolis. Os demais municípios contemplados são Palmeira, São Mateus do Sul e São João do Triunfo. Cada uma das 137 ambulâncias adquiridas para todo o estado do Paraná custou R$ 93,8 mil e o investimento total de R$ 12.851.696,00.

De acordo com o governador Beto Richa (PSDB), as novas ambulâncias oferecem condições para que municípios, consórcios de saúde, hospitais, Samu e Siate garantam qualidade e agilidade no transporte dos pacientes.

Das 137 novas ambulâncias, 111 foram entregues aos municípios, duas para o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergência (Siate), dez para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e duas para hospitais. Doze desses veículos substituem ambulâncias danificadas em acidentes.

O secretário estadual de Saúde, Michele Caputo Neto, destacou que na primeira gestão do atual governo, entre 2011 e 2014, foram entregues 536 ambulâncias para municípios, consórcios, hospitais, Siate e Samu. Segundo ele, a prioridade é fortalecer a rede de atendimento de urgência e de emergência em todo o Paraná, especialmente nas cidades menores. Esse fortalecimento, se iniciou com a aquisição de frota aérea, com helicópteros adaptados, entrega de ônibus para transporte de pacientes entre municípios e, agora, com as ambulâncias.

O diretor de Políticas de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), Vinícius Filipaki, destaca que é fundamental que os veículos que transportam pacientes apresentem boas condições, pois a agilidade e conforto do transporte, nessas situações, pode representar a diferença na manutenção da vida deles.

Os prefeitos também destacaram a importância da aquisição das novas ambulâncias. O prefeito de Mallet, Rogério Almeida (PV), aponta que a frota de ambulâncias do município é pequena e que a demanda cresce cada vez mais. “O que recebemos hoje será para transporte intermunicipal de pacientes, principalmente para quem faz tratamento em Curitiba e Região Metropolitana”, explica.

Participaram da solenidade de entrega a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; o diretor-presidente do Detran-PR, Marcos Traad; o deputado estadual Ademar Traiano (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa do Paraná; o líder do governo na ALEP, o deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), além de prefeitos, deputados e vereadores. Do município de Mallet, além do prefeito Rogério Almeida, estiveram na entrega a secretária municipal de Saúde, Erlete Bileski; a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Hilda Panhir; o chefe do setor de transportes da Secretaria de Saúde, Cláudio Sérgio Bielak e o empresário Luis Abib.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.