Evento fez parte da 75ª Festa de São Cristóvão, realizada entre os dias 28 e 30 de julho na Igreja Matriz Nossa Senhora da Luz/Paulo Sava
Quase 3800 veículos, entre caminhões, carros, motos e bicicletas, participaram da Procissão de São Cristóvão, realizada no último domingo, 30, pelas principais ruas da área central de Irati. O evento fez parte da 75ª Festa de São Cristóvão e da 22ª Festa do Agricultor, festividades que tiveram como palco a Igreja Matriz Nossa Senhora da Luz. O trajeto foi de aproximadamente 7,5 km.
A procissão, que teve duração de 5 horas, começou por volta de 09h45min e terminou próximo das 15 horas, contou com apoio do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e do Departamento de Trânsito de Irati (Iratran). Os motoristas que participaram receberam uma bênção e brindes no final do trajeto, que começou na igreja e terminou nas proximidades da rotatória da rua 19 de Dezembro com a 15 de Julho.
No total, passaram pela procissão 1505 caminhões, furgões e ônibus, 1750 veículos leves, 485 motos e 27 bicicletas, além de 29 carros antigos, que ficaram expostos durante o domingo em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora da Luz.
Os motoristas que participaram da procissão também doaram dinheiro. Foram arrecadados R$ 14.413,85. O valor será integrado ao lucro da festa, que vai ser repassado para a Pastoral Social da paróquia. Os recursos obtidos durante a festa serão utilizados para a restauração da igreja, para o término do Salão Paroquial Nossa Senhora da Luz e para a evangelização em todas as comunidades.
Também foram sorteados brindes para os motoristas que preencheram um cupom durante a procissão. João Adriano de Paula ganhou uma bateria; João Rodrigo Cecatto foi premiado com um balde de óleo; já Luiz Cândido Soares foi contemplado com um rádio. Caio Rafael de Oliveira ganhou um capacete e um par de luvas. Claudiomiro Pedroso foi contemplado com um prêmio surpresa. Durante a festa, foi feito um sorteio de R$ 500 em dinheiro para os participantes. A contemplada foi Marcela Xavier. Todos os ganhadores são de Irati.
A coordenação da festa informou que os prêmios para o caminhão, carro e trator mais enfeitados serão entregues no dia 05 de agosto, às 09 horas, no pátio da Igreja Matriz Nossa Senhora da Luz, juntamente com os brindes sorteados na procissão.
Quer receber notícias pelo WhatsApp?
Em contato com nossa reportagem, o pároco, Padre Jorge Casimirski, agradeceu a todos que participaram da festa de uma forma ou de outra. Ele também ressaltou que este evento marcou um momento histórico, tanto no momento religioso quanto no social.
“É um momento histórico, seja no sentido religioso e celebrativo e no social. Quero agradecer pelos apoios recebidos de Irati e região, toda esta parceria com as empresas. Agradeço também a todas as pessoas que trabalharam durante vários dias preparando esta festa. Não vou citar nomes, pois são várias. Agradeço a todas as pessoas que vieram à festa, seja aqui de Irati e da região, e também aos grupos musicais, ao Gaitaço, Santo Fole e os Garotos da Querência, além do Nego da T que veio animar a festa”, frisou o padre, que agradeceu também aos motoristas, motociclistas e agricultores que participaram da festa e a todos os padres que ajudaram nas celebrações da novena de São Cristóvão.
Festa da Padroeira – O próximo evento a ser realizado na Matriz Nossa Senhora da Luz será a Festa da Padroeira de Irati, que vai acontecer nos dias 07 e 08 de setembro, cujas novenas começam no final de agosto. O padre convida toda a população a participar desta festa.
“Vamos festejar como festejamos São Cristóvão, a Padroeira de Irati e da Paróquia, com muito decoro e devoção, participando da novena. Convido os noveneiros, e vai ser um momento muito forte de evangelização e confraternização com alegria, festejando e celebrando a padroeira de Irati, Nossa Senhora da Luz, no próximo mês”, finalizou.