Prudentópolis registra primeiro caso de gripe A H1N1

Responsável pelo setor de epidemiologia do município alerta para medidas de proteção a serem tomadas…

01 de julho de 2016 às 15h14m

Responsável pelo setor de epidemiologia do município alerta para medidas de proteção a serem tomadas pela população

Da redação, com reportagem de Élio Kohut
A Secretaria Municipal de Saúde de Prudentópolis registrou o primeiro caso de Gripe A H1N1. No entanto, ainda não é possível afirmar se a vítima, um caminhoneiro, teria sido infectada pelo vírus Influenza dentro ou fora do município.
De acordo com Anthony Colaço, responsável pelo setor de vigilância e epidemiologia, o caso foi confirmado há aproximadamente 30 dias. Ele destaca que esta época do ano é propícia para o aparecimento da Influenza devido às alterações no clima. “O mais importante de tudo continua sendo a prevenção. O Departamento de Epidemiologia está disponível para fazer a coleta de exames, que são feitos de acordo com o diagnóstico médico. Se for diagnosticada síndrome respiratória aguda grave e [o paciente] é internado, é coletada uma amostra [de sangue] e enviada para o LACEN [Laboratório Central do Paraná], que é onde fazemos a confirmação”, pontuou. 
Colaço ressaltou que, para evitar a proliferação do vírus, é importante que as pessoas tomem algumas medidas de prevenção, como proteger as vias aéreas ao tossir ou espirrar, higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool 70% [álcool gel] e evitar a aglomeração de pessoas em locais fechados.  
Colaço destaca que as pessoas podem diferenciar uma gripe de um resfriado através dos sintomas. “O resfriado comum vai dar uma coriza, uma pequena dor no corpo e até mesmo uma febre baixa. Já a gripe causa dores no corpo, sintomas respiratórios, febre alta e a pessoa, muitas vezes, fica até de cama. Ela é bem mais agressiva do que um simples resfriado”, frisou. 
Sobre o tratamento, uma vez que o paciente seja diagnosticado como portador do vírus Influenza A H1N1, ele passa a ser medicado com Oseltamivir, mais conhecido como Tamiflu, que é antiretroviral. “Além, disso, são tratados os sintomas e [o médico] pede para a pessoa repousar e ingerir bastante líquido”, comentou Colaço, ressaltando que o período de tratamento dura aproximadamente cinco dias. 
Caso a pessoa apresente algum dos sintomas que possa estar relacionado a gripe, deve procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima da sua residência. Recentemente, mais de 60 profissionais da Secretaria de Saúde de Prudentópolis, dentre eles enfermeiros e médicos, passaram por uma capacitação para o combate ao vírus Influenza. “A equipe de saúde do município está bem preparada para atender qualquer demanda destes pacientes com gripe”, finalizou. 

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.