Município fazia parte da 5ª Regional de Saúde, com sede em Guarapuava
Edilson Kernicki, com reportagem de Paulo Henrique Sava
Em reunião realizada com todos os prefeitos da região na sexta-feira, 17, na sede da Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (Amcespar), o presidente da entidade, Júnior Benato, anunciou que Prudentópolis passa a integrar a 4ª Regional de Saúde, que tem sede em Irati.
Prudentópolis, até então, fazia parte da 5ª Regional de Saúde, com sede em Guarapuava. A cidade de Prudentópolis, com formação étnica baseada essencialmente na imigração de povos eslavos, concentra uma das maiores incidências de câncer de pele no Paraná.
O presidente da Amcespar relatou que, ainda nessa semana, esteve em Curitiba, conversando com o chefe da Casa Civil do Estado do Paraná, Valdir Rossoni, para tratar do assunto. “O prefeito Adelmo [Klossowski, de Prudentópolis] já tinha formalizado um ofício protocolado na Casa Civil, junto ao secretário-chefe da Casa Civil. Nós aqui da Amcespar incrementamos esse documento, fazendo-o com a assinatura dos dez prefeitos que fazem parte da Amcespar, sobre essa necessidade que temos de que Prudentópolis venha fazer parte. Prudentópolis hoje está dividida: faz parte um tanto aqui da Amcespar e um tanto da Regional de Saúde de Guarapuava, como a SEAB, IAP e outros órgãos do Governo do Estado. Queremos, em definitivo, que venha a fazer parte dessa instituição, tanto da Amcespar, do Consórcio de Saúde e todas as outras regionais”, afirmou Benato.
Para a deputada federal Leandre Dal Ponte (PV/PR), que participou da reunião na Amcespar para solicitar apoio dos prefeitos na instalação do braço do Erasto em Irati, a inserção de Prudentópolis na 4ª Regional de Saúde fortalece a região e facilita qualquer projeto que a região venha a executar. “É um município que tem uma população significativa. Na questão do Erasto, com toda a certeza, vai trazer ainda mais solidez, porque todo serviço depende de uma demanda populacional e isso soma muito, para que cada vez mais possamos trazer mais serviços e mais recursos financeiros para a região”, considerou a parlamentar.