Promotoria Pública determinou cancelamento das provas de gineteada. Demais disputas estão mantidas
Paulo Henrique Sava
Na tarde desta sexta-feira, 15, teve início a 28ª edição do Rodeio de Integração, em comemoração aos 109 anos de Irati. Milhares de pessoas e diversos CTG’s se reuniram nas dependências do CT Willy Laars e acompanharam a realização das provas artísticas e campeiras. Grupos dos três estados da região sul e de São Paulo estão em Irati para a realização do rodeio.
O evento deste ano está sendo organizado por uma comissão formada por integrantes de 8 CTG’s iratienses. De acordo com o vice-prefeito, Oscar Renato Berger (PMB), chegou a faltar lugar para acampamento no CT. Ele destacou também que aproximadamente 140 grupos se inscreveram para as provas artísticas, uma vez que esta será a primeira invernada do circuito do MTG do sul do Brasil em 2016. “Vai movimentar bastante a nossa cidade, os hotéis, o nosso comércio, pois é uma festa que o povo estava esperando. Graças a Deus, vai ser uma das maiores, com muita gente circulando e já acampada. Estamos felizes por estarmos a frente desta organização, juntamente com os oito CTG’s da cidade, que estão apoiando este evento”, relatou.
Provas de gineteada não serão realizadas
Oscar lamentou a decisão da Promotoria Pública de Irati, que recomendou o cancelamento das provas de gineteada durante o rodeio. A justificativa é de que poderia haver maus tratos aos animais com a realização destas provas. “Não é uma gineteada igual à de barretos, em que [os peões] ficam esporando, que tem montaria e ficam colocando cordas na virilha do cavalo, é simplesmente um ginete que monta em pelo no cavalo, sem montaria nenhuma. Não vejo por que não haver esta gineteada, mas a lei diz que não pode, e vamos cumpri-la”, frisou.
Abertura oficial
A cerimônia de abertura das festividades teve a participação de peões e prendas de diversos CTG’s. Durante a abertura, os gaiteiros iratienses Neto Pabis e João Lucas executaram o Hino Nacional Brasileiro. Depois, o pastor Célio proferiu a bênção e recitou uma poesia de sua autoria, feita em homenagem ao aniversário de Irati.
Nossa reportagem conversou com Oscar Ruva, de 78 anos, um dos maiores tradicionalistas de Irati. Ele demonstrou vitalidade ao afirmar que pretende participar de algumas armadas neste fim de semana. “Hoje [sexta-feira] eu não fui porque se extraviaram alguns apetrechos, não pude reunir tudo, por isso estou só apreciando, mas amanhã [sábado], quero ver se vou participar”, comentou.
Ocorrências policiais
Durante o rodeio, os policiais realizaram a apreensão de 09 buchas de cocaína. A droga estava com o motorista de um veículo VW Gol, de cor cinza, que foi abordado pelos policiais que estavam no CT. O suspeito foi conduzido até a Delegacia de Polícia de Irati juntamente com o automóvel.
A PM registrou ainda 03 ocorrências de perturbação de sossego e um caso de desacato por consumo excessivo de bebida alcoólica. Um dos suspeitos atirou uma lata de cerveja, causando ferimentos em um dos policiais. Além disso, dois homens se envolveram em uma briga nas proximidades de uma barraca, dentro do CT. Os envolvidos foram conduzidos até a sede da 8ª CIPM para assinatura do Termo Circunstanciado.
Programação segue até domingo
A programação segue hoje, com a realização do Laço Vaca Parada Prendinha, Piazinho e Piazito. As 20 horas, começa o leilão de cavalos crioulos, com organização das cabanhas Rosa Azul, Valente e São Francisco. O baile de peão fecha a programação deste sábado no Park Dance, com animação de Porca Véia e Grupo Cordiona.
Amanhã, domingo, dia 17, a programação começa as 06 horas, com alvorada campeira. Logo depois, as 07 horas, recomeçam as armadas oficiais do rodeio. Haverá também prova de rédeas, Laço Vaca Parada Prendinha, Piazinho e Piazito. As 18 horas, acontece a entrega da premiação. Fechando a programação do 28º Rodeio, às 20 horas acontece a domingueira, com animação de Paulo Fogaça, no Park Dance.