Se aprovada, disciplina de Proteção e Defesa Civil será inserida no currículo escolar da rede municipal iratiense
Da Redação, com reportagem de Rodrigo Zub e Paulo Henrique Sava
A formação prevencionista é um dos focos da 1ª Semana de Conscientização e Prevenção Contra Desastres Naturais e Ocupação Urbana de Irati, entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro. Dentro dessa perspectiva, numa reunião no Centro Administrativo Municipal (CAM), na quinta-feira (3) pela manhã, será apresentada a proposta de inclusão da disciplina de Proteção e Defesa Civil no currículo escolar da rede municipal de Irati.
O Comandante do Corpo de Bombeiros de Irati, Capitão Élcio José de Meira, salienta a preocupação com o caráter prevencionista ao elaborar a proposta de que a Proteção e Defesa Civil sejam discutidas em sala de aula desde cedo. “Não só por causa de eventos que têm acontecido, muitas vezes provocados pelo homem, mas também eventos naturais, o bombeiro em si é uma instituição que deve ter essa cultura prevencionista e nós temos que pregar isso para as pessoas”, destaca.
Em função disso, em conversas com a chefe da Coordenadoria de Defesa Civil do Município de Irati, Rozenilda Romaniw Barbara, e com a secretária municipal de Educação, Claudia Maria Petchak Zanlorenzi, surgiu a proposta de criação e inserção da disciplina no currículo. “Para que desde a criança já se crie essa mentalidade, essa conscientização, para que as gerações futuras venham a se preocupar porque, infelizmente, temos instalada no Brasil a cultura do jeitinho, não se projeta as coisas, não se planeja”, justifica.
Há a previsão de vir um oficial que trabalha na Defesa Civil do Estado para ministrar uma palestra sobre o tema. “Nesse sentido, acho que temos que falar e orientar, e o melhor canal para isso é a escola, não tem como ser diferente”, complementa Meira.
A coordenadora da Defesa Civil Municipal acrescenta que a Secretaria de Educação já se dispôs a, além da palestra, apresentar no início de 2016, durante a Semana Pedagógica, que prepara as ementas curriculares e as atividades escolares para o próximo ano letivo, o material para que a disciplina de Proteção e Defesa Civil tenha definida a forma e o conteúdo a ser trabalhado em sala de aula.
© Arquivo Najuá
Preocupação em criar mecanismos para minimizar os problemas de alagamentos no município aumentou desde a enchente de 2014 (foto)