Promotor de Justiça do PR irá ministrar 3º Curso de Capacitação e Enfrentamento à Violência em Irati

Marli Traple Ajudar a identificar, prevenir e tratar adequadamente as crianças e adolescentes vítimas de…

06 de setembro de 2011 às 09h26m

Marli Traple

Ajudar a identificar, prevenir e tratar adequadamente as crianças e adolescentes vítimas de qualquer tipo de abuso, seja ele físico, mental ou intelectual. É com este objetivo que a Rede de Enfrentamento à Violência em Irati, promove cursos de capacitação para conscientizar equipes pedagógicas, professores municipais e escolas estaduais, sobre as estratégias de proteção que devem ser criadas para que as crianças não sejam vítimas de violência.

O próximo Curso de capacitação já tem inclusive sua data confirmada. Durante reunião mensal do programa Sentinela, que ocorreu nesta segunda-feira, 5, foi definido que a 3ª edição do evento será realizada no dia 20 de setembro, com a participação especial do Doutor Murillo José Digiácomo, Promotor de Justiça do Paraná que irá ministrar o curso.

© Marli Traple

Segundo Cristiane capacitações têm resultado no aumento do número de denúncias
Em entrevista à equipe da Najuá, Cristiane Santos, pedagoga do Programa Sentinela, destacou que a primeira capacitação envolveu no ano passado, aproximadamente 1.500 pessoas. Já a segunda que foi realizada no mês de abril deste ano, foi direcionada para um público menor, envolvendo somente os membros e profissionais de diferentes programas da rede de enfrentamento à violência, como psicólogos, pedagogos e assistentes sociais que trabalham diretamente com crianças que são vítimas de violência.
Sobre o evento que será realizado no dia 20, Cristiane diz que ele irá seguir os moldes da primeira capacitação, englobando pessoas que estão bem próximas das vítimas de violência, que muitas vezes tem contato e são mais presentes que os próprios pais. Cristiane conta que as capacitações têm resultado no aumento das denúncias, o que demonstra uma maior preocupação em relação à violência contra as crianças e adolescentes. “A violência é como a saúde, ou seja, a prevenção ainda é o melhor remédio”, analisa a pedagoga.

Vale lembrar que durante o 3º Curso de Capacitação e Enfrentamento à violência serão discutidos temas como: Violência na Escola e a Rede de Proteção e Ficha da Notificação Obrigatória.

As inscrições já estão abertas e serão coordenadas pelo Núcleo Regional de Educação e Secretaria Municipal de Educação que estarão enviando para as escolas as fichas para preenchimento, enquanto todos os membros estarão divulgando internamente.

As informações adicionais para os interessados em participar podem ser adquiridas através do telefone (42) 3907-3102 com  Cristiane ou 3907 3108 com Cláudia ou Andréia.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.