Projeto do Castramóvel de Irati ainda espera homologação do CRMV

Projeto deverá ser homologado na próxima sessão plenária do órgão, prevista para o próximo dia…

10 de novembro de 2022 às 10h57m

Projeto deverá ser homologado na próxima sessão plenária do órgão, prevista para o próximo dia 23/Paulo Henrique Sava

Prefeito Jorge Derbli, ao lado do Castramóvel de Irati. Foto: SECOM

O projeto do Castramóvel de Irati ainda aguarda homologação por parte do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV). O documento está tramitando pela regional de Londrina e deve ser apreciado na próxima sessão plenária do órgão, prevista para o próximo dia 23.

Em nota enviada à nossa reportagem, o CRMV esclareceu que “toda Unidade Móvel de Esterilização e Educação em Saúde (UMEES) deve ter registro junto ao CRMV-PR e Anotação de Responsabilidade Técnica (ART)”. Estes requisitos atendem solicitação de resoluções do próprio CRMV, do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e a Lei Federal 5517/68.

O projeto foi refeito dentro do modelo de formulário do CRMV e protocolado pela Prefeitura de Irati junto ao órgão no dia 11 de outubro. Entretanto, faltavam a indicação do veterinário responsável pelo programa e o registro do veículo e do responsável junto ao Conselho. O município foi comunicado sobre estas pendências no dia 17. A Najuá apurou que até o dia 25 de outubro elas não haviam sido regularizadas.

Quer receber notícias locais pelo WhatsApp?

O secretário de Bem-Estar Animal de Irati, Wagner Beida, conversou com nossa reportagem, mas não quis gravar entrevista. Ele assinou a ART por parte da Prefeitura como responsável pelo programa, uma vez que o município tem três veterinários concursados, mas todos estão vinculados à Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar e não podem ser deslocados para outra pasta. A ART foi anexada ao projeto na semana passada, juntamente com uma cópia do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) do trailer, expedido pelo Detran.

Além disso, a Certificação de Responsabilidade Técnica (CRT) do Centro Universitário Campo Real, que fará as castrações, foi enviada nesta semana ao Conselho. O município cadastrou as clínicas Nutricial, Agrosul e Vet-Q para cuidarem dos animais no pós-operatório, se houver necessidade de emergência.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.