Projeto de extensão da Unicentro visa aquisição de alimentos agroecológicos em Irati

Feira agroecológica é realizada todas as quintas-feiras no Campus Irati Paulo Henrique Sava, com informações…

18 de setembro de 2014 às 12h01m

Feira agroecológica é realizada todas as quintas-feiras no Campus Irati

Paulo Henrique Sava, com informações de Zaqueu Luiz Bobato

A Feira Agroecológica da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) é um projeto de extensão universitária instituído pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC). O projeto teve início em 2009 nos Campus CEDETEG e Santa Cruz e em maio de 2014 se estendeu para o Campus de Irati.  Destaca-se que um dos objetivos do projeto é o de promover um espaço de comercialização de alimentos agroecológicos e artesanais de pequenos produtores. Neste sentido, a equipe do projeto tem se empenhado na organização da feira apoiando os agricultores/feirantes.
 
De acordo com o professor Zaqueu Luiz Bobato, a sacola de alimentos agroecológicos é um compromisso semanal que visa garantir ao pequeno produtor/feirante a venda certa da sua produção e ao consumidor a certeza de que semanalmente terá acesso a alimentos baratos, saudáveis, ricos nutricionalmente, produzidos sem agrotóxicos e com respeito ao meio ambiente, ao produtor e ao consumidor. “Sendo assim, queremos destacar aos munícipes de Irati que os feirantes do projeto comercializam uma sacola de alimentos agroecológicos”, enfatiza Zaquel. 

Quem tiver interesse em adquirir semanalmente a sacola básica deve entre em contato pelo e-mail feira.agroecologica.irati@gmail.com. Caso solicite a sacola, o consumidor deve avisar com pelo menos dois dias de antecedência quando eventualmente não puder retirar os produtos, para que os agricultores não tenham prejuízos.

De acordo com Bobato, a sacola contém alimentos da época e variam de acordo com a maturidade das plantas e a disponibilidade dos produtos. Os produtos oferecidos dependem da sazonalidade e ainda podem sofrer variações dependendo do clima, intempéries, insetos e outros fatores que possam interferir no cultivo dos vegetais.

O professor disse que espera a compreensão de todos para esta fase inicial e de adaptação dos feirantes à experiência. Ele aproveita a oportunidade para transmitir a alegria e os agradecimentos dos agricultores e de toda a equipe organizadora deste projeto pela demonstração de interesse pela participação da comunidade nesta iniciativa que colabora com a saúde das pessoas e fortalece o pequeno produtor agroecológico.

Na próxima quinta-feira, dia 25, a partir das 14 horas, haverá uma roda de chimarrão e o debate, com o tema “Agroecologia: um diálogo possível entre agricultores, consumidores e universidade”. A feira agroecológica acontece todas as quintas-feiras, das 13 às 19 horas no bloco principal da Unicentro – Campus de Irati. 


Mais detalhes na página do projeto. 

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.