Prefeitura de Irati pretende construir ciclofaixa na BR-153

Prefeitura de Irati aguarda a liberação de recursos do governo estadual para dar continuidade à…

19 de fevereiro de 2024 às 23h06m

Prefeitura de Irati aguarda a liberação de recursos do governo estadual para dar continuidade à obra; Construção da ciclofaixa já foi liberada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT)/Texto de Karin Franco, com entrevista realizada por Jussara Harmuch e Rodrigo Zub

Os recursos para a construção da ciclofaixa na BR-153, no perímetro urbano da rodovia em Irati, ainda não foram liberados pelo governo estadual. A expectativa é que os recursos sejam liberados até o início de março. A obra será feita por meio de um convênio com a Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná e terá contrapartida municipal.

Em entrevista à Najuá na última sexta-feira, o prefeito Jorge Derbli destacou que o projeto já foi autorizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que é responsável pela rodovia. “Nós estamos em contato, já fizemos vários requerimentos e autorizações do DNIT, para construir essa ciclofaixa. Só que o DNIT exige que seja feito dentro de um padrão deles. Não é uma ciclofaixa normal. Tem que obedecer aos critérios de uma rodovia, mas já está autorizado pelo DNIT. Nós já encaminhamos esse projeto. Estive, recentemente, falando com o deputado Sandro Alex, que é o secretário de Infraestrutura do Estado do Paraná. Está na mão dele para liberar. Como também um recape da Unicentro até o viaduto do Engenheiro Gutierrez. São dois pedidos que nós temos. Essa ciclofaixa, dentro dos padrões do DNIT e do DER [Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná], já está autorizado. Falta somente o dinheiro”, afirmou Derbli.

O projeto prevê a construção de uma ciclofaixa de 2,6 quilômetros. “Essa ciclofaixa que chamamos, inicia no conjunto Molinari, lá em cima no novo loteamento que saiu, e ela vem no sentido do Riozinho para cidade de Irati. Ela vem pela margem direita da BR-153”, conta o prefeito.

A ciclovia será de faixa dupla. A secretária de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo de Irati, Jéssica Custódio, explicou que o projeto possui algumas diferenças de outras ciclovias. “Ele tem toda uma estrutura que é totalmente diferente do que temos aqui na cidade. Tem que ter uma resistência maior porque pode sair novos comércios e ter tráfego intenso de veículo. Ele tem uma estrutura bem reforçada embaixo, conforme o DNIT solicitou. Nós temos um alargamento da via e todos os moldes de segurança. Subir bases, igual a um asfalto normal. A pintura da ciclofaixa, as barreiras New Jersey [barreiras de concreto ou ferro], também toda a extensão que é para a segurança do ciclista, para um possível caminhão ou um veículo não adentrar na pista, não ferir. Também contempla no projeto uma sinalização para a execução da obra. O DNIT tem todas essas questões que, na hora da execução, tem que ter um projeto só de sinalização para executar, que compreende 100 metros antes e depois da ciclovia. Nós estamos preparados”, conta.

Quer receber notícias pelo WhatsApp?

A extensão da obra que se encerra próximo ao parque Municipal da Vila São João terá extensão de 2.802,93 metros. O projeto de pavimentação, assinado pela engenheira civil da prefeitura, Bruna Letícia de Souza, se preocupou em definir a estrutura do pavimento com espessura elevada para ter melhor desempenho da ciclofaixa, levando em conta os veículos pesados que transitam na rodovia. A obra será baseada no método do Dimensionamento de Pavimentos Flexíveis (DNER).

O projeto também prevê algumas ampliações de vias para a instalação, além de iluminação. “Dependendo da área, de toda a extensão da via, nós fizemos a ampliação da via. Nós não vamos tomar porque a faixa é estreita. Nós fizemos uma ampliação de 3,30 metros”, disse a secretária.

Derbli afirmou que será necessário construir travessias elevadas e rotatórias para dar mais segurança ao trânsito. “Nós precisamos esse melhoramento. É a BR 153, mas é um trecho urbano da cidade. O fluxo de veículos e de pessoas, principalmente, pedestres e ciclistas precisam ter essa segurança. Nós estamos permanentemente conversando com eles para fazer, para executarem. Agora, segundo o governo federal, no PAC, que vai acontecer que deve iniciar nesse ano, eu acredito que eles devem fazer essas melhorias que nós queremos na BR 153, no trecho urbano de Irati”, disse.

A vice-prefeita, Ieda Waydzik, destaca que a ciclovia deve auxiliar a melhorar a segurança do trânsito na região da Vila São João. “Quando as aulas estão acontecendo, as crianças não podem atravessar a rodovia. Tem que ficar dez a 15 minutos aguardando para cruzar a via. Para segurança da Vila São João, para que eles possam viver com mais tranquilidade, essa obra é imprescindível”, conta.

A obra deve durar cerca de seis meses, mas ainda não há uma data de início porque os recursos ainda não foram liberados. A preocupação da prefeitura é que essa liberação precisa ser feita até o dia 10 de março por causa do período eleitoral. “Estava para sair o orçamento do Governo. Na última visita que eu tive, ele falou que quando saísse o orçamento, ele iria colocar esse convênio, que é um convênio. Só que nós precisamos disso com urgência, por causa do período eleitoral. Se não sair no mês de fevereiro ou até o dia 10 a 15 de março, dificilmente vai acontecer esse ano”, disse o prefeito.

Confira as imagens do projeto, cedidas pela prefeitura de Irati

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.