Programa que troca lixo por alimentos é instituído em Rebouças

Iniciativa similar ocorre há alguns anos em Ponta Grossa, onde, através do Feira Verde, famílias…

21 de abril de 2015 às 15h00m

Iniciativa similar ocorre há alguns anos em Ponta Grossa, onde, através do Feira Verde, famílias carentes trocam 3kg de material reciclável pelo equivalente a 1kg de alimento

Da Redação

Desde o início do mês de abril, está instituído em Rebouças um novo programa que visa estimular a coleta seletiva e o combate à fome e a miséria. Através da lei municipal 1891/2015, fica criado o programa de troca de lixo reciclável por alimentos, que será gerenciado pelo Executivo Municipal.

Iniciativa similar já existe há cerca de sete anos em Ponta Grossa, onde famílias carentes trocam o equivalente a 3 kg de material reciclável por 1 kg de alimentos – inicialmente apenas frutas, verduras e legumes; hoje o programa também oferta, ovos, leite e mel. Em Ponta Grossa, esse programa, chamado de Feira Verde, atende a 10 mil famílias. Conforme a prefeitura ponta-grossense, cada família leva, em média, 15 kg de alimentos para casa a cada vez que o caminhão passa pelo seu bairro. Lá, o projeto atende a 133 pontos de troca.

Em Rebouças, o programa de troca de lixo reciclável por alimentos deve contemplar, mensalmente, quatro setores do município, abrangendo a todos os bairros. As feiras de coleta e trocas devem ocorrer aos sábados. Um dos artigos da lei fixa também como parâmetro de troca o equivalente a 5 kg de materiais recicláveis (exceto vidro e materiais de construção) para cada 1 kg de alimento.

Cabe ao Executivo definir quais serão as Secretarias Municipais e órgãos envolvidos nesse programa, que pode, ainda, contar com apoio da iniciativa privada. As despesas para cobrir a execução do programa estão previstas por dotação orçamentária e por crédito adicional suplementar, se necessário.

O programa tem por finalidades:

– a preservação do meio ambiente;
– reduzir a poluição;
– combate à fome e à miséria;
– promover a economia de matérias primas e energia;
– conscientizar o cidadão a respeito da importância da reciclagem de materiais;
– incentivar a coleta seletiva de resíduos;
– reduzir o volume de resíduos a serem encaminhados ao aterro sanitário;
– reduzir a quantidade de resíduos que acabam indo para os rios, em caso de enxurradas e enchentes.

O programa prevê, também, a criação dos postos de troca do material reciclável pelos produtos alimentícios; promoção de campanha de divulgação e de campanha educativa a respeito da coleta seletiva.

 
Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.