Assunto foi abordado no “Meio Dia em Notícias” depois que uma ouvinte questionou que espécies podem ser plantadas. O plantio de árvores não nativas pode ser prejudicial ao ecossistema
![]() |
Imagem do Rio das Antas ao lado do estádio Coronel Emílio Gomes. Foto: Jussara Harmuch |
O cultivo de plantas na beira de rios tem várias funções para o ecossistema da região, uma das mais importantes é servir como filtro biológico de nutrientes e demais substâncias poluentes, além de proteger a vegetação e evitar o assoreamento de rios. Com o desmatamento e o avanço da agricultura, o reflorestamento na beira de rios e nascentes está cada vez mais em evidência, mas não é recomendado plantar qualquer espécie de árvore nestes locais, pois o plantio de espécies não nativas pode prejudicar ainda mais a natureza.
Em entrevista à Najuá, o Professor do Colégio Florestal, Elisson Girardi, explicou quais árvores podem ser utilizadas para o reflorestamento de beira de rios e áreas alagadas. Ele deu dicas também de como conseguir mudas de árvores gratuitamente em Irati. “Existe o Código Florestal Brasileiro que diz que em beira e nascentes de rios é uma APP, ou seja, uma Área de Preservação Permanente. Então ali só podem ser plantadas espécies nativas da nossa região. Por exemplo, a araucária, a erva-mate, a imbuia, e a açoita. Não se deve plantar árvores exóticas, como pinus, eucalipto, uva-do-japão, entre outras. Isso é diferente da reserva legal, onde os agricultores são obrigados a manter um fragmento de mata, onde ali sim, eles podem ter um percentual de árvores exóticas”, explica Elisson.
O professor lembra que antes da pandemia do novo coronavírus, os alunos do Colégio Florestal ajudavam a distribuir mudas de árvores e orientavam sobre o manuseio e plantio. “No Colégio Florestal, a gente tem um trabalho social, em um ano normal, onde o colégio distribui mudas de árvores nativas e exóticas, com nossos alunos ajudando e educando o povo da forma correta do plantio”, destaca.
Durante a pandemia, a produção de mudas de árvores exóticas e nativas foi interrompida no colégio, mas o professor explica como o interessado pode conseguir as plantas sem custo em Irati.
Se for pouca quantidade, você pode entrar em contato comigo ou com a direção do colégio que a gente consegue. Como não está havendo aulas, a gente não está produzindo mais nada por enquanto. Um outro local que dá para conseguir mudas de graça é no IAP, ali perto do Parque Aquático, que provavelmente eles vão conseguir
Já a respeito das aulas durante o isolamento social que impedem os alunos de se deslocarem até à escola, o professor explica que o Colégio Florestal está seguindo o calendário da Secretaria da Educação e do Esporte com aulas on-line. “Nós estamos seguindo o calendário da SEED, que é pelo Governo do Estado, e as aulas estão sendo via Google Classroom. Nossos professores, nas aulas práticas, estão indo até ao Colégio Florestal, onde a gente está gravando vídeos e esses vídeos são encaminhados para os alunos para que eles tenham uma noção de como seria na prática”, relata.
A gente tem a grata satisfação de ter recebido a notícia que a nossa escola está super bem ranqueada na prova do IDEB [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica]. No ensino médio, a nossa escola é a número 1 das escolas estaduais. Então o nosso trabalho lá está sendo muito bem feito, apesar de ser à distância
Interessados em adquirir mudas de árvores exóticas e/ou nativas, podem verificar a disponibilidade através do telefone do Colégio Florestal: (42) 3423-2511; ou ainda comparecer na Avenida Paraná, número 1000, na Vila São João.
Texto: Lenon Diego Gauron