Procissão de São Cristóvão tem participação de quase 3 mil veículos em Irati

28 de julho de 2025 às 20h10m

Evento fez parte da 77ª Festa de São Cristóvão, realizada no último final de semana na Paróquia Nossa Senhora da Luz/Paulo Sava

Bênção dos caminhões foi realizada na Rua 19 de Dezembro. Foto: Paulo Sava

Resumo: – Procissão contou com 1200 caminhões, furgões ou ônibus, 1146 carros, 265 motos, 37 bicicletas e 25 tratores

– Freis capuchinhos e diáconos auxiliaram na bênção dos veículos,

– Motoristas concorreram a diversos prêmios.

– Ação entre amigos sorteou um carro zero quilômetro.

Quase 3 mil veículos participaram da Procissão de São Cristóvão, realizada no último final de semana em Irati, entre sexta-feira, 25, e domingo, 27. No total, de acordo com a quantidade de kits distribuídos no momento da bênção, 2977 veículos acompanharam todo o trajeto pelas principais ruas da cidade.

A procissão contou com a presença de 1200 caminhões, furgões ou ônibus, 1146 carros, 265 motos, 37 bicicletas e 25 tratores. A imagem de São Cristóvão foi conduzida pelo caminhão do Corpo de Bombeiros e acompanhada pelo pároco, Padre Wellington Marcondes, diáconos e parte da equipe de coordenação da festa.

Diácono Luciano ajudou na bênção dos caminhões. Foto: Paulo Sava

Os freis capuchinhos Marcos Forcato, assistente da Ordem Franciscana Secular de Irati, e Alessandro, além dos diáconos Luciano, Nelson e Hilário, auxiliaram durante a bênção dos veículos, ocorrida nas proximidades do cruzamento entre as ruas Trajano Gracia e 19 de Dezembro. A bênção terminou por volta das 13 horas. A Guarda Municipal e a Polícia Militar prestaram apoio para dar segurança durante o trajeto. Quem não pode receber a bênção durante a procissão poderá procurar a Paróquia Nossa Senhora da Luz ao longo da semana.

Motoristas que participaram da procissão também receberam kits com um saquinho de lixo e um chaveiro de São Cristóvão ou caneta. Os brindes foram doados pelas empresas G Center Supermercados e Postos Rotta 400. Quem passou pela procissão pode fazer doações espontâneas em dinheiro. O valor total da arrecadação chegou a R$ 15.569,50, que será integrado ao balanço total da festa.

Sorteio de prêmios

Os motoristas que receberam a bênção também pegaram cupons para participar de um sorteio de prêmios. Todos os ganhadores são de Irati. Sandro Bataglin ganhou uma bateria. Laís Francieli Cardoso faturou um balde de óleo. Os dois primeiros brindes foram oferecidos pela Angaí peças e serviços. Uma caixa de som, oferecida pela loja LK Creative Store, foi para Charles Diego Jasnok. João Panko ganhou um capacete e um par de luva, brindes oferecidos pela Mega Motos. Bruno Fauat ganhou uma miniatura de caminhão produzida pelo artesão Marcos Pedroso (Passarinho). Já o motorista José Alcione Antunes ganhou um prêmio surpresa da Paróquia Nossa Senhora da Luz.

A coordenação da festa informa que os prêmios referentes ao sorteio e os certificados para o caminhão, carro e trator mais enfeitados serão entregues no dia 10 de agosto, às 09 horas, na praça do Memorial de São Cristóvão, no pátio da Igreja Matriz Nossa Senhora da Luz.

Avaliação

Em entrevista à Najuá, o coordenador geral da festa, Oscar Muchau, demonstrou satisfação com o andamento da festa e a participação da comunidade. “A festa correu muito bem, a nossa comunidade veio em peso, as comunidades vizinhas de outras cidades também estiveram conosco aqui, foi uma festa maravilhosa. Os coordenadores agiram muito bem e organizaram muito bem suas equipes, que trabalharam muito contentes, alegres e felizes, e isto é contagiante porque passou para a comunidade também. Ontem nós tivemos falta de mesa porque veio muita gente. Quem chegou aqui, encontrou comida boa, um churrasco muito gostoso, macio e bem temperado, galetos, e acredito que estas pessoas que vieram de fora e as da cidade saíram contentes com o que consumiram, porque foi espetacular”, comentou.

Ação entre amigos sorteou um carro zero km

Para finalizar a festa, foi realizado o sorteio de uma ação entre amigos na tarde de ontem. Fernando Vichinheski foi o ganhador de um carro zero quilômetro. Por estar na festa, ele saiu com o veículo e tanque cheio. Oscar agradeceu a todos que adquiriram as cartelas e contribuíram para a realização da festa. “Nós só temos que parabenizar e agradecer a todos os que contribuíram participando desta ação entre amigos. O 4º prêmio saiu para três ganhadores, que vão ter que se acertar para ver quem fica com o prêmio, o 3º prêmio também foi para três ganhadores, o 2º e o 1º foram para um ganhador, então fechou com chave de ouro. Vendemos quase todos os bilhetes, porque eram 10 mil números. É uma quantidade bem grande, mas vendemos quase todos, foi sucesso”, frisou.

Lucro da festa

Todo o lucro da festa será destinado para a conclusão da reforma da Igreja Matriz Nossa Senhora da Luz, que está em andamento, segundo Oscar. “A paróquia é tradicional, completou 94 anos, e estamos caminhando para o centenário da Paróquia Nossa Senhora da Luz. Externamente já foi feita toda a reforma e a pintura, que está muito linda. Quem ainda não passou que passe à noite e perceba que ela está iluminada por fora também, com pintura nova, e isto já demonstra onde está sendo canalizado todo o lucro destas festas”, comentou.

Luiz Henrique Onesko (Margarina), integrante do grupo “Amigos da Estrada”, ajudou a criar uma gincana entre os caminhoneiros. Ele agradeceu a todos que participaram da festa e ajudaram a organizar a brincadeira. “Foi uma coisa meio na correria, mas foi sensacional, o povo participou, brincou e deu risada, foi excepcional. Estou sem palavras para o sucesso que foi esta festa”, ressaltou.

Igrela Matriz Nossa Senhora da Luz e sua iluminação noturna. Foto: Reprodução Facebook
Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.