Valetas abertas na rua do Condomínio do Idoso causam transtornos na Vila São João

No último sábado, 22, um automóvel caiu em uma valeta. Em outra situação, um homem…

23 de abril de 2023 às 16h37m

No último sábado, 22, um automóvel caiu em uma valeta. Em outra situação, um homem quebrou o tornozelo ao tentar descer de uma bicicleta à noite/Paulo Henrique Sava

Situação da rua próxima à obra paralisada do Condomínio do Idoso e do CMEI José Maria Orreda, nos fundos do Parque da Vila São João. Veículo acabou caindo em uma valeta na tarde de sábado, 22. Foto: Reprodução WhatsApp

Falta de sinalização, uma valeta e uma rua em más condições de trafegabilidade estão causando transtornos para pessoas que passam nas proximidades do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) José Maria Orreda e das obras paralisadas do Condomínio do Idoso, nos fundos do Parque da Vila São João, em direção ao Conjunto Joaquim Zarpellon, em Irati.

No último sábado, 22, um automóvel Fiat Siena caiu na valeta que fica próxima à obra. O motorista preferiu não se identificar, mas disse que seguia no sentido ao conjunto Joaquim Zarpellon por volta das 17 horas. Ele contou que por causa do sol e da situação da rua, que o fazia desviar dos buracos, não percebeu a valeta e caiu com o pneu dianteiro direito. O motorista estava sozinho e não se feriu, mas reclamou da falta de sinalização. “Não tem nenhuma sinalização no local, quem mora lá disse que tem havido situações assim frequentemente”, afirmou.

Nem a Polícia Militar e nem a Guarda Municipal foram acionadas. A situação foi registrada pelo morador Alex Maciel no Facebook da Najuá, em comentário sobre uma matéria relativa à paralisação das obras do Condomínio. Em contato com nossa reportagem, Alex, que reside próximo ao local do incidente, contou que a obra e a rua estão sem sinalização já há algum tempo e cobrou a responsabilidade do Executivo municipal sobre esta situação.

“Está sem sinalização já faz alguns anos. A empresa (que estava construindo o Condomínio do Idoso) foi embora e abandonou. A rua seria de responsabilidade da prefeitura, já fiz ofício para isto, só que até agora não resolveu nada, nem a sinalização, que era o mínimo que teriam que ter feito”, frisou.

Segundo Alex, outras quedas de veículos, crianças e ciclistas já aconteceram naquele local. A via faz ligação com o Conjunto Joaquim Zarpellon. “Isto que estamos falando de dia seco, que está nesta situação. Pense em dia de chuva como fica, especialmente do lado da creche. Agora, imagine com chuva e à noite, quantos carros já encalharam nesse trecho. Eu tive que ajudar e chamar o guincho, é um transtorno porque às vezes ele erra a rua e acaba dando de frente com todo o barro”, reclamou.

Quer receber notícias pelo whatsapp?

Outra ocorrência – Em outro caso, há cerca de 6 meses, Antônio Dirceu Munhoz, de 57 anos, trabalhador da construção civil, quebrou o tornozelo ao tentar descer de uma bicicleta. Antônio foi levado pelo Corpo de Bombeiros para a Santa Casa de Irati. Seu filho, Gabriel Alan Munhoz, reclama da falta de iluminação no local do acidente. “Ele estava vindo do serviço com a mochila, mas ali é escuro, sem iluminação. Ele foi descer da bicicleta e pisou em um buraco, que parecia um rastro de trator, e quebrou o tornozelo. Levamos ele para o hospital, onde foi feita a cirurgia, colocaram 10 parafusos na perna dele, que está em recuperação ainda”.

Gabriel contou que o pai apresentou inchaço na perna e febre nos últimos dias. Ele continua em tratamento, com consulta marcada para o dia 05 de maio. Por conta do acidente, Antônio conseguiu receber um auxílio do INSS por dois meses, mas os pagamentos foram paralisados. A família está buscando meios para que o auxílio volte a ser pago.

Antônio foi atendido pelo Corpo de Bombeiros de Irati. Foto: Reprodução WhatsApp

Busca de respostas – Nossa reportagem entrou em contato com o secretário de Segurança Pública, Lee Jheferson Souza. Ele prometeu verificar a situação do local na próxima segunda-feira. Também foram procurados o ouvidor, Cristiano Mesquita, e a Secretária Municipal de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, Jéssica Custódio, que não responderam aos nossos questionamentos.

Em contato com a reportagem da Najuá, o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Wilson Pedroso (Buzina) disse que passou pelo local na manhã desta segunda-feira e afirmou que ainda não providenciou os serviços no local porque a rua não estaria liberada para o tráfego de pessoas e veículos. Ele prometeu que conversará com a secretária Jéssica para saber o que pode ser feito naquele local.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.