Primo Araújo será interpretado pelo ator Kléber Gonçalves em documentário

Documentário conta a história e a obra do artista Primo Araújo/Texto de Karin Franco, com…

12 de abril de 2024 às 22h17m

Documentário conta a história e a obra do artista Primo Araújo/Texto de Karin Franco, com entrevista realizada por Juarez Oliveira

Ator iratiense Kléber Gonçalves atualmente mora no Rio de Janeiro, mas foi designado para interpretar Primo Araújo no documentário “Primo Araújo – O poeta das artes plásticas”. Foto: Juarez Oliveira

O ator iratiense Kléber Gonçalves vai interpretar o Primo Araújo no documentário “Primo Araújo – O poeta das artes plásticas”. Sob direção de Pedro Henrique Wasilewski, o documentário reúne depoimentos de pessoas que conviveram com o artista e recria cenas retratando passagens da vida do artista. A previsão é que o documentário estreie na metade do ano.

As cenas de interpretação já foram gravadas. Algumas foram gravadas no Clube do Comércio, relembrando os bailes de gala que aconteciam na época.

Em entrevista no programa “Espaço Cidadão” da Super Najuá, Kléber destacou que foi um trabalho muito enriquecedor. “Foi incrível o que o Pedro fez nessas gravações. A nossa troca, entre eu e o Pedro, foi muito boa. Nós trabalhamos muito juntos na construção do personagem e foi maravilhoso todo esse trabalho que fizemos com o Pedro”, disse.

O ator conta que conhecia a figura do Primo Araújo de trabalhos na escola, mas que a construção do personagem para o documentário ajudou a aprofundar mais na história do artista. “Eu nunca fui de acompanhar em si, do nosso grande artista que foi o Primo Araújo. Quando o Pedro me chamou para fazer esse trabalho incrível, eu fui atrás de pesquisas. Eu fui até a casa do filho dele, que é o Zeca. Ele me explicou mais quem era o pai dele e comecei realmente a entender quem que era o Primo Araújo, a importância dele, não só aqui na cidade de Irati, mas também no Paraná”, conta.

O convite para participação de Kléber no documentário foi feito pelo diretor Pedro, que conheceu o ator em 2018, durante a produção do curta-metragem Pesadelo. Para o documentário, Kléber foi escalado para realizar o personagem, pois é parecido com o Primo Araújo. “Durante esse tempo, ele foi vendo o meu trabalho. Quando ele me chamou, ele falou: ‘Kléber, eu quero que você faça o Primo Araújo porque você é a cara do Primo Araújo. O que falta em você é só o bigode, mais nada. Eu quero que você participe’. Eu falei: ‘Agora’. Voltando para minha cidade, com certeza, eu vou fazer um trabalho na minha cidade. Eu aceitei e fizemos um trabalho muito incrível”, explica.

Nascido em Irati, Kléber Gonçalves está há seis anos no Rio de Janeiro. No currículo, o ator tem participações nas novelas da Globo, “Amor de Mãe” e “Elas por Elas”, e na Record, na série “Reis”. No Multishow, Kléber participou de um dos programas de humor, com o ator Rodrigo Santana. O ator ainda tem uma participação no filme “O Auto da Compadecida 2”, previsto para estrear no fim do ano.

Quer receber notícias pelo WhatsApp?

No teatro, o ator tem realizado peças no Rio de Janeiro. Entre elas, estão “Dona Carola”, “Brasil nos Perdoa” e “A Justiça”. Na metade do ano, o ator ainda interpretará o personagem Peter Pan, na peça de mesmo nome, no Rio de Janeiro.

Além de ator, Kléber também é roteirista e está produzindo um curta-metragem que falará sobre abuso. O curta conta a história de uma adolescente de 15 anos que mora com a mãe em um bairro de uma área nobre do Rio de Janeiro. Na história, a adolescente é abusada pelo namorado e amigos.

Kléber explica que quis retratar essa violência em um espaço de classe média para mostrar que o abuso está em todas as classes sociais. “Eu peguei a parte da Zona Sul do Rio de Janeiro para mostrar que, não é só a parte mais pobre do Rio de Janeiro ou de qualquer outra cidade que isso acontece, também acontece na parte Zona Sul, acontece na parte mais nobre da cidade ou acontece com pessoas ricas. Não coloquei homens distantes, coloquei um menino adolescente, que é o namorado dela, que é próximo, que tem o mesmo convívio e o nível social dela, mostrando que isso não está barrado só para uma classe social, mas para todas as classes sociais”, conta.

Kléber diz que o trabalho no teatro o possibilitou de realizar seu sonho de ser ator. “Eu tinha aqui cinco anos de idade, quando eu falava para o pessoal, na escola, que eu ia para o Rio de Janeiro, que ia trabalhar na Globo. O pessoal não acreditava. Uma criança falando, morando em Irati, o pessoal achava que era impossível ir para o Rio de Janeiro, ainda mais para a Globo. Foi uma coisa que eu fui crescendo e fui alimentando cada vez mais. Comecei a fazer um curso de teatro aqui em Irati, em 2007, no Centenário de Irati, que tinha um projeto Vivendo Nos Bairros. Nesse projeto, comecei a fazer o curso de teatro. Ali começou a minha carreira de ator. Fiz várias peças de teatro em Irati. Uma delas foi a Paixão de Cristo. Fiquei três anos trabalhando da Paixão de Cristo, fazendo teatro”, conta.

O ator conta que ainda quer alcançar mais projetos, mas que sua trajetória das peças de teatro até participações em novelas da Globo, mostra que é possível ir atrás dos sonhos. “Isso mostra que você correndo atrás dos seus sonhos, você tendo persistência, você consegue chegar aonde você quiser. Por mais que as pessoas falam para você que não vai conseguir, não vai chegar lá, as pessoas te desmotivando. Querendo ou não, essas pessoas estão fazendo a parte de barreira que você precisa enfrentar essas barreiras. Hoje, eu estando lá, por mais que que não esteja em um lugar que eu queria estar, porque ainda preciso trabalhar muito ainda para chegar onde eu quero estar, eu já estou vencendo algumas barreiras e isso é uma grande motivação”, explica.

Confira abaixo as imagens das cenas gravadas no Clube do Comércio, que retratam os baile de época que aconteciam no no local. Fotos cedidas por Pedro Henrique Wasilewski

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.