Luciana de Lima, curitibana que reside em Irati, representou o CTG Estância Jacumasso na categoria Laço Prenda Xirua no evento realizado em Irati entre 20 e 23 de julho/Paulo Sava
A laçadora Luciana de Lima, primeira mulher a participar de prova de laço no Paraná, conversou com a reportagem da Najuá durante o 20º Rodeio Nacional, realizado entre os dias 20 e 23 de julho no CT Willy Laars, em Irati. Ela representou o CTG Estância Jacumasso na categoria Laço Prenda Xirua. Ela afirmou que o evento vai ficar para a história.
Em entrevista à Najuá durante o rodeio, Luciana, que é curitibana mas reside em Irati desde 1985, disse acreditar que a realização de um evento como o Rodeio Nacional representa a continuidade do tradicionalismo gaúcho na região.
“Isto vai ficar marcado para a história, um rodeio desta proporção. Parabéns ao nosso prefeito, porque, para trazer um evento em que o Brasil inteiro conheça a nossa cidade e as nossas tradições é importante e bonito de ver”, afirmou.
Quer receber notícias pelo WhatsApp?
Luciana contou que sua paixão pelo esporte vem desde criança, muito por incentivo do seu pai.
“Desde 01 ano de idade eu ando a cavalo e onde tinha modalidades eu quis participar. Eu sou natural de Curitiba, e na época eu montava no hipódromo do Tarumã. Vim para residir em Irati no ano de 1985 e, como não existia o hipismo aqui em Irati, mas tinha o tradicionalismo gaúcho, então, como boa amazona, resolvi participar dos eventos. Fui muito incentivada pelo meu pai, conhecidos e amigos”, frisou.
A laçadora acredita que, lá no passado, “plantou a semente” que hoje possibilita a participação de mulheres, crianças e jovens em rodeios, universo considerado majoritariamente masculino.
“Isto me emociona muito porque a minha atitude, na época, foi de força porque havia muito preconceito com uma mulher participando de um rodeio, de montar a cavalo. Hoje foram quebradas estas regras e temos o nosso espaço, que é maravilhoso. Me emociona saber que tem prendinhas, as bonequinhas que participam do rodeio e trazem junto os pais e as famílias, que estão todos reunidos neste evento maravilhoso”, contou.
Visita do prefeito de Irati -SC – O prefeito de Irati-SC, Neuri Meurer, visitou o município homônimo no Paraná para encontrar familiares que vieram do Mato Grosso e apreciar o Rodeio Nacional, a convite do prefeito Jorge Derbli. “Desta vez nos enviou um convite para participarmos deste grande evento tradicionalista gaúcho que se faz em Irati-PR, recebendo a todos os estados brasileiros que fazem parte deste tradicionalismo. Nós, de Irati-SC, mais uma vez estamos presentes com muito orgulho e prazer, visitando esta cidade coirmã da nossa”, frisou.
O presidente da Câmara de Irati-SC, Renato Ritter, visitou a cidade paranaense homônima pela primeira vez em agosto de 2022, durante a 1ª ExpoIrati. Em sua segunda vinda ao município, ele afirmou que sempre teve curiosidade de conhecer a região.
“Eu sempre tive essa curiosidade de conhecer Irati-PR. Tivemos a oportunidade de estarmos aqui no ano passado, fomos bem acolhidos e quando você é bem recebido, se esforça e volta. Viemos conhecer mais um evento de dança nacional a convite do prefeito Neuri, que veio se encontrar com seus parentes, irmãos que moram no Mato Grosso e são nossos conterrâneos”, comentou.