Suspeito já havia fugido da cadeia de Prudentópolis no dia 24 de abril. Dessa vez, detento escapou por um buraco escavado em uma das celas da carceragem
Da Redação
Everton Evandro Vieira, de 26 anos, fugiu da cadeia de Rebouças na madrugada desta quarta-feira, 13. No dia 24 de abril, Coró como é conhecido havia deixado a cadeia de Prudentópolis, mas foi detido em Rio Azul na semana passada. Na oportunidade, ele estava recebendo droga de dois adolescentes na rodoviária municipal.
Segundo informações da Polícia Civil de Rebouças, Coró escapou por um buraco em uma das celas da carceragem. O local foi escavado pelos presos no início da semana e havia sido concretado. No entanto, o suspeito arrebentou o cadeado que havia no local e conseguiu fugir pelo buraco.
{JIMG0}De acordo com a Polícia Civil de Rebouças, os presos utilizaram uma espécie de tatu- ferramenta artesanal usada para escavar a terra numa tentativa de fuga. Em entrevista ao jornalista Clayton Burgath, o Delegado Eduardo Mady Barbosa disse que o fato foi descoberto na segunda-feira, 11. “Foi realizada uma vistoria por nosso pessoal interno, que acabou encontrando [o buraco] dentro de um x na carceragem. Os presos tinham começado um buraco de 30 cm de profundidade. Eles retiraram o vaso sanitário e tinham iniciado a cavar. Foi isolado o x, concretado e isolado o x até que o concreto pudesse secar”, relatou o Delegado.
Conforme Eduardo, a estrutura deficitária da Delegacia acaba auxiliando os presos durante uma tentativa de fuga. Isso acontece porque o espaço não foi projetado para receber a quantidade de detentos que estão no local. Atualmente, 27 detentos ocupam um espaço projetado para 12 pessoas.
{JIMG1}Eduardo revela que no fim de semana ocorreu uma tentativa de arrebatação de um preso considerado de alta periculosidade. Mesmo assim, o Delegado alerta que não há como isolar o detento, pois as condições da cadeia não permitem tomar essa atitude. “O fato foi informado para a vara de execução penal, escalas superiores, teve a interferência de juiz da comarca que solicitou a transferência junto ao Ministério Público. Dentro do município já fizemos o possível para retirar esse detento, mas ele continua. Temos informações que a fuga promovida por ele, mas o inquérito vai apurar quais foram os detentos envolvidos”, comenta.
O Delegado também afirmou que não há contingente de policiais suficiente para isolar o preso. O fato ocorre porque alguns profissionais estão de férias e outros de licença, o que limita ainda mais a atuação da polícia. “Ele pode ser preso em flagrante de delito, mesmo estando preso. Depois essas pessoas acabam sendo processadas, mas não tem condições para isolar. Não temos funcionário para cuidar. Hoje apenas um policial de plantão acaba cuidando dos presos”.
Quem tiver informações sobre o paradeiro de Coró pode entrar em contato com a Polícia Civil de Rebouças no telefone (42) 3457-1202 ou de forma anônima no telefone 190 da PM.
Ficha criminal
Everton Evandro Vieira possui uma extensão criminal, que inclui porte ilegal de arma de fogo, furto qualificado, receptação, tráfico de drogas, entre outros delitos.
Coró possui em seu histórico outras fugas, sendo uma delas na Delegacia de Prudentópolis, no dia 24 de abril. Na ocasião, o detento escapou pelo solário durante a madrugada.
Prisão em Prudentópolis
Neste ano, Coró foi preso pela Polícia Militar de Prudentópolis, no dia 25 de março. Na oportunidade, Coró e mais um homem identificado como Jackson Novak dos Santos, conhecido por “Jequinho”, foram atuados após furtarem um trator na localidade de Linha Santa Clara, no interior de Prudentópolis. Uma motocicleta CG 150 Titan utilizada pelos suspeitos durante a ação criminosa foi apreendida pela Polícia Militar.
Um revólver apreendido com os suspeitos apresentava numeração suprimida. Conforme a PM, a arma apreendida pertencia a Coró. Já a moto apresentava alerta de furto/roubo.
Prisão em Rio Azul
Já no dia 7 de maio, Coró foi detido quando estava recebendo cerca de 25 gramas de crack de dois adolescentes na rodoviária de Rio Azul.
Em abordagem no local, os policiais confirmaram a denúncia e prenderam o foragido da Delegacia de Polícia Civil de Prudentópolis. A moto CBX 250, que estava em poder dos menores de idade, havia sido furtada em Prudentópolis. Com um dos adolescentes foi localizada uma balança de precisão utilizada para pesar a droga. O objeto foi apreendido, assim como uma quantidade de droga e os celulares dos suspeitos.
Dando continuidade a ocorrência, os policiais se deslocaram até o local onde Coró estava residindo em Rio Azul. Na residência, que era usada como ponto de tráfico, foi localizado cerca de 230 gramas de maconha. No local ainda foram apreendidos cinco celulares e aproximadamente R$ 168- dinheiro que estava com os menores de idade. Os dois jovens alegaram que estavam levando a droga de Irati para Rio Azul. Em verificação nos celulares dos suspeitos, constavam mensagens envolvendo negociação de drogas.
O dono da residência onde estava Coró também foi detido e conduzido até a Delegacia de Polícia Civil de Rebouças para prestar esclarecimentos.
