Prefeito Claudemir Herthel prometeu disponibilizar os ônibus para os 19 dias letivos que serão repostos em virtude da greve dos professores estaduais
Da Redação, com reportagem de Clayton Burgath/Assessoria
Um grupo de alunos do Colégio Estadual Professor Júlio César se reuniu com o prefeito Claudemir Herthel (PSDB), em seu gabinete, na manhã de quarta-feira (17), que manifestaram sua preocupação quanto à disponibilidade de transporte escolar para os 19 dias de reposição de aula, referentes ao período em que os professores da rede estadual permaneceram em greve.
© Assessoria
Em visita ao Colégio Estadual Professor Júlio César, prefeito Claudemir Herthel assumiu o compromisso de disponibilizar transporte escolar durante o período de reposição de aulas
O prefeito visitou o Colégio no mesmo dia, oportunidade em que se comprometeu, diante dos alunos, professores e direção, a fornecer o transporte escolar gratuito. Parte dos dias de reposição ocorrerá durante o período que, inicialmente, estava previsto para ser o recesso em julho e, por isso, não havia previsão orçamentária para as despesas de transporte escolar nesses dias. De acordo com Herthel, somente com os ônibus escolares terceirizados, a Prefeitura gasta em torno de R$ 5 mil ao dia, além dos custos com o salário dos motoristas e o combustível.
Herthel demonstrou compreender a preocupação dos alunos com as dificuldades que vão enfrentar para colocar em dia o ano letivo, em especial aqueles que estão na fase conclusiva do ensino médio e que devem prestar vestibular ou o Enem para tentar uma vaga no Sistema de Seleção Unificada (SISU). Segundo o prefeito, a dificuldade notada com a questão do transporte escolar da rede estadual para o período de reposição que coincide com as férias da rede municipal, ou nos sábados, que não fazem parte do calendário letivo oficial, é a mesma em vários municípios: a falta de dotação orçamentária prevista.
De acordo com Herthel, talvez seja necessário realocar as despesas para tornar possível que os ônibus circulem. Uma das alternativas que ele indica seria o de paralisar o pátio de máquinas durante esses dias de reposição.
O diretor do colégio, professor Wesley Molinari, agradeceu a prontidão e o empenho do prefeito em tentar resolver o problema. Molinari relatou aos alunos que, nos dias em que procurou por Herthel, observou as conversas dele com os demais prefeitos e com a chefia do Núcleo Regional de Educação de Irati acerca da questão. “O único que se empenhou, mais até do que a chefia do Núcleo, que era quem tinha que fazer o papel que ele fez”, salientou. O diretor agradeceu em nome do Colégio Professor Júlio César e das demais instituições da rede estadual que também serão atendidas com o transporte escolar nesses dias de reposição. A reposição aos sábados inicia neste sábado (20).
Sugestão de correção