Prefeitura de Irati prorroga contrato da HMS para coleta do lixo orgânico

02 de março de 2019 às 11h18m

Empresa continuará coletando o lixo orgânico até dezembro de 2019. Material será levado para o aterro sanitário até que indústria de transformação inicie seus trabalhos no município

Paulo Henrique Sava 
A Prefeitura de Irati prorrogou até o fim do ano o contrato com a empresa HMS Gestão de Resíduos para coleta do lixo orgânico no município. A informação foi confirmada à nossa reportagem pela secretária de Ecologia e Meio Ambiente, Magda Lozinski. A empresa deverá executar o serviço até dezembro.
A secretária confirmou também que o valor cobrado pelo serviço não foi reajustado, ficando em R$ 192.065,40 mensais. Até dezembro, o município pagará um montante de R$ 2.112.719,40, conforme dados publicados no Portal da Transparência. O último reajuste foi feito em janeiro de 2018, quando foi renovado o contrato da empresa, que venceu em novembro.
Para o contribuinte, o valor pago mensalmente pela taxa varia de acordo com a quantidade de passagens do caminhão semanalmente em cada bairro. Esta cobrança também não sofrerá alterações. É importante conferir o valor cobrado na sua conta de água. 

Indústria de Transformação

Todo o material coletado pela HMS continuará sendo levado para o aterro sanitário do Pinho de Cima, até que a empresa Atena Engenharia inicie seus trabalhos no Condomínio Industrial. Conforme o chefe do escritório regional do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) de Irati, Marcelo de Mattos, o município vem fazendo diversas tratativas com o Ministério Público para continuar utilizando o aterro, que não possui licenciamento do órgão ambiental.
“O licenciamento do aterro não existe neste momento porque a Prefeitura está com outra proposta, e teve um acordo firmado com o Ministério Público. O que está sendo analisado neste momento é o pedido da empresa que ganhou a licitação para que ocorra o licenciamento e consequentemente a solução do problema dos resíduos sólidos do município”, pontuou.
Conforme Matos, o resultado da análise, que leva em conta a localização do imóvel e a proposta de atividade da empresa, será encaminhado para o Departamento Jurídico.
Técnicos do IAP estiveram no barracão cedido pela Prefeitura, localizado no Condomínio Industrial da Vila São João, onde fizeram diversas vistorias nas instalações e no terreno. Como o projeto de cessão do local para a empresa foi aprovado pela Câmara, a empresa tem 60 dias para iniciar suas atividades. A emissão da licença prévia depende dos pareceres emitidos pelos setores jurídico e técnico do IAP.
Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.