Nova fachada foi feita em homenagem aos 150 anos da imigração polonesa no Paraná/Paulo Sava
A Prefeitura de Irati inaugurou oficialmente na última quinta-feira, 04, a nova fachada da Feira do Produtor Iratiense. A fachada foi feita em homenagem aos 150 anos da imigração polonesa no Paraná.
Anteriormente, o município já havia feito a entrega da parte interna do barracão, feito todo em alvenaria, com bancas para todos os feirantes feitas com balcões de granito, além de geladeiras, balcões frigoríficos, freezers, balanças e carrinhos de compras, adquiridos com recursos do Governo do Estado. O espaço também tem duas câmaras frias para armazenar os produtos vendidos no local.
O investimento feito pelo município no barracão foi de R$ 160 mil. Na parte interna e externa, foram investidos recursos do município e do governo federal, através de emendas parlamentares no valor de R$ 600 mil da deputada federal licenciada e atual secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e da Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte.
Além da nova fachada, foi entregue também o novo estacionamento da Feira, feito todo em paver, ambos com recursos de Leandre. Ela disse à nossa reportagem que a nova Feira do Produtor representa a “transformação” pela qual Irati vem passando. “Quem conheceu o que era a Feira e o que ela é hoje, sabe o que houve de mudança, de transformação, através do investimento que a administração municipal, através do prefeito Jorge Derbli, da vice Ieda e do nosso mandato que temos feito. É uma obra importante porque a feira é um pedaço de nós, de Irati, e hoje, com este espaço inovador, com infraestrutura moderna e qualidade para que os produtores possam disponibilizar seus produtos e nós levarmos para as nossas mesas. Quando o prefeito fez a solicitação para que também investíssemos na feira para torna-la um ambiente mais adequado para os feirantes e frequentadores, eu me dispus porque sei a importância que tem. Eu fico feliz de ver a transformação porque eu conheci o que era”, frisou.
Quer receber notícias pelo WhatsApp?
O ex-secretário de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, Raimundo Gnatcowski, que trabalhou na feira durante 20 anos, destacou que todas as obras deixaram o local mais atrativo. “É um cartão postal aqui no município de Irati. Além de comprar produtos com sabor, orgânicos, produção aqui de Irati, e ajuda os nossos agricultores a permanecer no campo. Com tudo isto que foi feito, queremos que novos feirantes também venham para apresentar novos produtos. Aqui temos pastel frito na hora, frutas, verduras, pão, conservas, massas e embutidos, tantas coisas boas que são comercializadas pelos nossos agricultores, mas ainda tem coisas novas para serem colocadas aqui. Então, com tudo o que foi feito, é um atrativo a mais para novos agricultores, artesãos e comerciantes virem para cá e fazerem desta feira cada vez melhor no município de Irati”, comentou.
O presidente da Feira do Produtor, Irineu Lukavy, atua há 36 anos no local. Ele espera fazer um bom trabalho junto com o vice-presidente, Márcio Gnatcowski, na chapa que foi reconduzida à diretoria em março.
“Eu estou desde a feira da rua (Conselheiro Zacarias). Depois, viemos para outro lugar onde o Rodrigo (Hilgemberg), quando era prefeito, nos trouxe na feira antiga. Hoje, estamos neste espaço maravilhoso dentro da feira, com estacionamento e tudo. Na rua, se chovesse, podia guardar as coisas e ir embora, pois as pessoas não paravam na chuva. O Jorge Derbli falou que iria fazer uma feira bem diferente, e hoje está acontecendo uma coisa bem legal aqui na feira mesmo”, comemorou.
O prefeito Jorge Derbli espera que a feira tenha uma variedade maior de produtos no futuro. “Eu ainda espero que tenhamos mais variedades, porque, se tivermos mais vendedores aqui, que não vendam a verdura que vocês vendem, mas que tragam outros produtos. Por exemplo, uma barraquinha onde só venda pimenta, outra de erva-mate, outra de cuia e artesanato, atrai mais pessoas e, ao mesmo tempo que elas vêm, vão comprar o alimento que vocês produzem. Eu espero que isto aqui evolua cada vez mais, fique cada vez melhor, e a comunidade de Irati tem vindo aos sábados e se tornou um ponto, como já era desde o começo, de compra de um alimento saudável, sem veneno, produzido com o suor de cada agricultor, feirante, e que hoje tem este espaço que ainda pode ser melhorado mais”, destacou.
A agricultora Catarina Orchel, de 85 anos, trabalhou durante 42 anos na Feira. Ela teve que se afastar por recomendações médicas, mas diz que sente falta do trabalho no local. “Eu sinto no coração de não poder vir trabalhar, porque foram 42 anos de feira e de estrada, mas graças a Deus estou bem em casa. Tem as enfermeiras que me cuidam. Eu até choro às vezes, mas o que vou fazer? Tem que ficar em casa porque, para plantar verduras, não faço mais nada. Em casa, preparo para eles as coisinhas para vender, para me distrair, porque a gente se aborrece”, finalizou.
Confira abaixo fotos da feira antiga e das instalações atuais.