Aulas acontecem todos dias nos períodos da tarde e da noite. Nos cursos, que são gratuitos, alunos recebem orientações para preparar todo tipo de massas, doces e outros tipos de alimentos/Paulo Sava
Sabe aquela massa gostosa de macarrão, pão, bolo, biscoito e outras guloseimas? Ou então aquele doce delicioso que você come e não sabe como fazer? Você pode aprender a fazer gratuitamente. O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e a Prefeitura de Irati estão oferecendo de forma gratuita cursos culinários no Centro de Processamento de Alimentos (CPA).
Até a próxima semana, estão acontecendo os cursos de doceiro (tarde) e masseiro (noite). As aulas estão acontecendo de segunda a sexta-feira nos períodos da tarde e da noite no Centro de Processamento de Alimentos (CPA), localizado na Feira do Produtor Iratiense. Durante as aulas, os alunos recebem orientações para preparar todo tipo de massas, desde as mais simples até as mais complexas.
Nossa reportagem conversou com algumas alunas que estão participando do curso. Para Maria Solange Goy, que já participou de outros cursos de produção de massas e estava desempregada quando descobriu o talento para a gastronomia, é um orgulho fazer parte da turma, composta em sua maioria por jovens.
“Para mim, é um orgulho muito grande. Hoje, eu sou a avó da turma, pois tenho 57 anos de idade e o resto são todos bem novinhos. Eu falei para eles apostarem naquilo que querem e que tem um objetivo na vida. Comida não tem erro, pois todo mundo come. No dia que eu recebi a vestimenta de graça do Senac, eu chorei, coloquei, tirei foto, postei e disse que tenho orgulho do Senac de Irati, nesta parceria com a Prefeitura Municipal, usando este espaço, que é maravilhoso na Feira do Produtor”, frisou.
Solange elogiou a metodologia adotada pela professora Larize Mazur, responsável por ministrar as aulas. “O aprendizado é excelente, a Larize é uma ótima professora, me ensinou todas as técnicas. Se eu tenho alguma dúvida, ela tira no nosso grupo, ajuda e colabora. É um orgulho mesmo”, frisou.
Com a prática que adquiriu do curso, Solange está atendendo uma vasta clientela com empadão de frango e calabresa, quiches e bolos simples. “Eu estou vendendo bastante graças ao Senac e à Larize”, comentou.
A aluna Denise Zapotoczny também contou sobre sua experiência no curso. “Está sendo um prazer para mim participar do curso. Eu vim, na verdade, com a intenção de aprender. Eu não tenho experiência e não trabalho com massas, mas, pela admiração que eu tenho da minha mãe e da minha avó, relembramos muito o processo que elas faziam com a massa de macarrão, aquele tempo de fazer tudo na mão, sovar a massa sem ter material para isto. Relembramos do tempo dos avós e da mãe. Então, é por admiração a estas pessoas e também à equipe que trabalha na Capela São Francisco. Aquelas senhoras vão lá desde as 06 horas da manhã para preparar os pães, sonhos e pasteis. Eu pensei que quero ser assim e aprender, e realmente está sendo muito bom participar. A equipe que está aqui é maravilhosa, não somos apenas colegas, mas sim amigos e amigas, sem falar da professora, que é maravilhosa”, comentou.
Na noite em que a reportagem da Najuá acompanhou uma das aulas, os alunos estavam preparando massas de macarrão sem ovo, com beterraba, cenoura e espinafre.
A aluna Larissa trabalha há 5 anos com alimentação vegana em casa. Para ela, participar do curso representa aprender técnicas diferentes de trabalhar com a culinária. “É bom porque aprendemos técnicas que não sabíamos, aprendendo sempre coisas novas. O pessoal sempre coloca tudo em prática em casa. Recebemos fotos no grupo, fazemos aqui e em casa também para todo mundo. A Bianca, minha filha, fica pedindo a toda hora, faz isso, faz aquilo, faz mais daquela quiche, é isso”, comentou.
Quer receber notícias pelo WhatsApp?
Solange enalteceu a troca de experiências que acontece durante as aulas entre os alunos e a professora. “É uma troca muito grande. Por eu ser mais velha, eu observo que temos dois menores fazendo o curso. Um deles já trabalha na parte da panificação e me ensina muita coisa. É maravilhoso, tomamos um banho de experiência, de alegria e amizade. É muito bom, é só estando aqui no dia a dia para saber o quanto é maravilhoso”, pontuou.
Curso de doceiro – Já no curso de doceiro, que acontece no período da tarde, os alunos aprendem a fazer quitutes como quindim, flan e suspiro, entre outros. Confira a receita de um flan de coco com calda de frutas vermelhas no fim desta matéria. No total, quatro pessoas estão fazendo o curso à tarde e aprendendo a fazer todo tipo de doces, segundo a instrutora Larize Mazur, do Senac.
“Estes alunos estão aprendendo toda a parte de doces: brasileiros, doces de festa, internacionais também, e eles vão sair daqui qualificados para o mercado de trabalho”, frisou.
Larize contou quais técnicas estão sendo ensinadas aos alunos do curso de doceiro. “A parte de caldas, espelhamento, o ponto para enrolar, para ser recheio, como faz um suspiro, qual a técnica certa. Principalmente na confeitaria, tudo tem uma técnica muito certinha. Se não seguirmos esta técnica, às vezes o doce não dá certo. Então, eles vêm aqui para aprender estas técnicas”, destacou a instrutora.
A aluna Marli conta que está aproveitando bem o curso. “Estou aproveitando bem, aprendendo as coisas, é fácil e gostoso de fazer. Eu tenho experiência de cozinheira de casa, mas as coisas que eu estou aprendendo aqui são novidades para mim, e está muito bom. Pretendo futuramente abrir um negócio mais tarde, quero ver se consigo fazer mais cursos ainda”, comentou.
Parceria – A parceria entre o Senac e a Prefeitura de Irati para a realização dos cursos culinários gratuitos no CPA começou em 2023. O Executivo municipal oferece o espaço e a estrutura necessários para a realização das aulas e o Senac envia os instrutores e insumos.
“Tem uma cozinha totalmente equipada e profissional para a realização destes cursos, e o Senac entra com instrutores, insumos e a parte do conhecimento. Assim, vamos formando mão de obra qualificada para o mercado. Hoje, na Agência do Trabalhador e nos grupos de emprego, tem muitas vagas para várias coisas, auxiliar de cozinha, de confeiteiro, chapeiro, tem muita vaga na área de alimentação. Com o curso, a pessoa vai sair na frente dos outros nesta disputa pelas vagas”, comentou.
Novos cursos – Em abril, terão início os cursos gratuitos de pizzaiolo, com aulas iniciando no dia 1º, das 13h às 17 horas, e de cozinheiro, que começa no dia 08, das 18h30min às 22h30min. As aulas teóricas serão realizadas no Senac e as práticas no CPA.
“São cursos que vão formar profissionais aptos para o mercado de trabalho, mas às vezes a pessoa vem para fazer um curso porque gosta de fazer como hobby e depois acaba se tornando uma profissão, como já tivemos diversos alunos que passaram pelo curso. Entra no site, se inscreve, ou vai até o Senac, pode mandar mensagens pelo WhatsApp que o pessoal vai responder e vai fazer a sua inscrição. São cursos totalmente gratuitos, o aluno vem aqui e ganha todo o uniforme, a dólmã, o sapato, o avental, tem toda a estrutura aqui. Então, quero convidar a todos que se inscrevam. Dá tempo de se qualificar e estar apto para o mercado de trabalho”, comentou.
Os interessados pelas vagas nos diversos cursos podem se dirigir até o Senac, na Avenida Vicente Machado, 24, ou acessar o portal do Senac Paraná e fazer a inscrição. Mais informações pelo WhatsApp (42) 3422-6401.
Receita do flan de coco
Ingredientes
- 2 Caixas de creme de leite;
- 1 Caixa de leite condensado
- 200 ml de leite de coco
- Gelatina sem sabor
Modo de preparo:
Bata o creme de leite, o leite condensado e o leite de coco no liquidificador. Separadamente, prepare a gelatina de acordo com o modo de preparo da embalagem e misture com os demais ingredientes em uma forma. Leve à geladeira por duas horas e depois é só servir.