Dentre eles estão a instalação de uma araucária tecnológica e a elaboração de uma legislação que busca desincentivar o vandalismo/Marina Bendhack com entrevista de Paulo Henrique Sava e Juarez Oliveira

Resumo
- O Prefeito Emiliano Gomes diz que há planos de implementar uma araucária tecnológica no Parque Aquático.
- O prefeito também relata que está sendo elaborada uma lei para desincentivar o vandalismo na cidade.
- Emiliano diz que a empresa que venceu a licitação do projeto Tarifa Zero já começou os trabalhos e que o projeto para reforma do teatro municipal já está pronto.
A população de Irati já notou que o Parque Aquático conta com uma nova estrutura: um bebedouro, que possui água gelada, água quente, natural, água para o pet, e sistema de refrescamento. O prefeito Emiliano Gomes contou, em entrevista à Najuá, que o projeto custou cerca de 30 mil reais e que a gestão está interessada em continuar promovendo novas benfeitorias à população, como uma araucária tecnológica, um projeto de lei para inibir o vandalismo e a reforma do Centro Cultural Denise Stoklos.
A araucária tecnológica, segundo o prefeito, será uma iniciativa para melhorar os serviços oferecidos para a população no Parque Aquático. “A araucária tem o formato de uma araucária, mas é em fibra e tem madeira também, ela serve de bancos na sua base para as pessoas sentarem e no caule tem os espaços para fazer o carregamento portátil dos celulares e aí nas nas folhas de cima ela é com painel solar, cada pétala das folhas tem câmeras de segurança com inteligência artificial então ela traz segurança para o parque e também tem Wi-Fi grátis. Então essa implementação […] é, como o pessoal gostou do bebedouro, então eu pensei comigo ‘agora nós vamos olhar para as coisas tecnológicas e que seja em conta para ajudar ainda mais a população nesses espaços de interação que às vezes precisa”, relata Emiliano.
Além disso, o prefeito declara que sua gestão está trabalhando em uma legislação que prevê punição a vândalos e a concessão de benefícios para quem denunciar os malfeitores de patrimônio público. “A gente de certa forma vai, através dessa lei, vamos conversar com os vereadores para trazer um benefício à pessoa que fizer a denúncia e identificar quem foram os infratores dessas degradações. Claro, nós precisamos sempre trabalhar com a consciência e eu acredito que esse é o principal ponto”, diz.
Tarifa zero
Sobre o projeto tarifa zero, que isentou os usuários do transporte público do pagamento da tarifa de ônibus, Emiliano esclarece que a empresa que venceu a licitação já iniciou os trabalhos. “Teve uma transição do contrato emergencial para o novo contrato, o transporte coletivo gratuito tem nos trazido uma repercussão muito boa e uns estudos também que a nossa Secretaria de Planejamento está fazendo, levantando de lá para cá o quanto que mudou a logística da cidade. Isso é algo bem interessante de compartilhar aqui com vocês, porque a logística da cidade mudou, em que sentido? Mudou em que trouxe economia para o cidadão, o cidadão hoje ele pode fazer essa essa economia, […] as pessoas estão se deslocando com mais frequência, utilizando mais o transporte público. Essa empresa que assumiu agora antes de ontem, iniciou o transporte no dia 27, ela nos passou o recado que ela fez aquisição de três ou quatro ônibus novos, então isso é algo bem positivo também, enfim, tudo dentro da normalidade e aquilo que a gente tiver que ajustar para frente, de horário e tudo mais, nós também vamos fazer.”, afirma.
Centro Cultural Denise Stoklos
Sobre a revitalização do Centro Cultural Denise Stoklos e transformação em centro tecnológico, Emiliano declara que o projeto já está concluído e o próximo passo é protocolá-lo junto ao Governo do Estado. “A revitalização do teatro foi entregue agora na sexta-feira. Estou com ele em mãos, nós vamos agora protocolar esse projeto e os próximos passos agora é apresentar para o governador e para o Aldo. Então, quem fez esse projeto? A cidade de Irati. Nós vamos nos responsabilizar, se tiver que readequar o projeto antigo, nós vamos pegar o nosso credenciado e vamos readequar o projeto para apresentar para o estado, porque vai ser uma responsabilidade nossa de realmente fazer essa obra. A da BR 153 é a mesma coisa, do contorno, nós já nos adiantamos com as empresas que são credenciadas para fazer o estudo para a gente levar pra Brasília.”
Outros assuntos citados pela população ao prefeito são referentes à necessidade de uma reforma no banheiro do Parque Aquático, a construção de uma muralha digital na cidade e o restauro do Palácio do Pinho.