Prefeito de Irati participará de encontro com o Papa Francisco na Bolívia

Encontro Mundial de Movimentos Populares deverá ter a presença do pontífice. Durante o evento, serão…

04 de julho de 2015 às 12h54m

Encontro Mundial de Movimentos Populares deverá ter a presença do pontífice. Durante o evento, serão discutidos tema como paz e trabalho

Paulo Henrique Sava, com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Irati
Atendendo a um pedido feito pelo Executivo, através do ofício nº 109/2015, e com base na Lei Orgânica Municipal, em seu artigo nº 65, inciso II, parágrafo único, a Câmara de Vereadores autorizou, em sessão extraordinária realizada nesta quinta-feira, 02, a viagem do prefeito de Irati, Odilon Rogério Burgath (PT) até Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, onde participará do Encontro Mundial de Movimentos Populares. 
De acordo com o ofício encaminhado pelo Executivo para a Câmara, o evento reunirá representantes da América Latina, principalmente da América do Sul, com alguns convidados da África, Ásia e Europa. Além disso, o Papa Francisco também deverá marcar presença no encontro, uma vez que ele virá em missão para a América do Sul.
Durante o encontro, serão discutidas soluções para os principais problemas da humanidade: Terra, Território, Teto, Trabalho e Paz. No último dia, haverá um encontro dos participantes com o Papa Francisco.
{JIMG0}Em entrevista a Najuá, o prefeito Odilon Burgath disse que a viagem para a Bolívia vai acontecer já na próxima segunda-feira, dia 06. “Na oportunidade, também, quando me convidaram,  me pediram para que, dentro dos painéis que vão acontecer durante o evento, pudesse explicar sobre programas que Irati constituiu na nossa gestão, como o programa Solo Fértil, que foi a entrega de equipamentos agrícolas para associações de pequenos agricultores”, comentou Odilon.
O prefeito ressaltou ainda que outras ações para geração de emprego, como o PROGRIDE, e ações na área administrativa, como o Plano Plurianual Participativo e o Gabinete Móvel, serão apresentados durante o encontro.
Odilon comentou também que a delegação da qual Irati faz parte terá a possibilidade de conversar com o Papa Francisco. “Há expectativas, a delegação aqui do sul tem esta possibilidade. São várias delegações e algumas delas serão contempladas com um encontro com o Papa Francisco, que deve acontecer no dia 09. Eu espero que haja esta possibilidade de que, além de fazer a explanação nos painéis, que a nossa delegação seja uma das contempladas para chegar mais próximo do Papa e poder ter este contato”, comentou.
De acordo com o prefeito, além de falar sobre o que vem sendo realizado em Irati, a delegação terá a possibilidade de ouvir relatos de outras pessoas envolvidas com os movimentos populares preocupados com políticas de gestão e com a terra.
“Me sinto gratificado em estar representando a cidade nesta oportunidade, e espero colher boas idéias de lá para poder trazer para o nosso uso diário e para poder sempre buscar o melhor encaminhamento para as secretarias da nossa prefeitura”, frisou.
Odilon comenta ainda que, apesar de o principal objetivo do evento ser o compartilhamento destas experiências, ele espera que o Papa Francisco possa deixar uma mensagem para a população iratiense. “Eu estou muito feliz e otimista em poder participar desta viagem”, finalizou.
O Encontro Mundial de Movimentos Populares deve acontecer entre 6 e 9 de julho. O retorno da delegação brasileira está programado para o dia 10 de julho.
Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.