Marcos Henrique Chiaradia, o Marco do Povo (PSL), que teve a candidatura indeferida pelo TRE-PR por conta de um processo que tramitava na Comarca de Imbituva, assumiu a prefeitura no dia 1º de maio/Paulo Henrique Sava
![]() |
Marcos Henrique Chiaradia foi eleito prefeito de Guamiranga com 1651 votos. Foto: Portal Nossa Gente |
Em seu plano de governo, Chiaradia prometeu agir com transparência na execução de ações públicas e na prestação de contas do município. “Com uma equipe bem formada, cada um na sua posição, na contabilidade, na administração, uma equipe bem montada e todo mês seguindo as normas e as leis, não vejo dificuldade em fazer isto. Transparência é o que o povo precisa e quer e sempre pediu aqui em Guamiranga e agora vai ter”, afirmou.
Assistência Social – Guamiranga contratou recentemente uma assistente social exclusiva para a Casa Lar Acolhedora e outras duas servidoras para o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS). Também foram iniciados os trabalhos para o início do programa Família Acolhedora. O município também deve implantar um projeto que visa a superação do estado de vulnerabilidade do município, que já vem sendo utilizado em Rebouças. Outras melhorias devem ser feitas no CREAS e em outros órgãos da Secretaria de Assistência Social.
Chiaradia relatou que, por conta da pandemia, muitas famílias acabaram perdendo suas rendas, o que causou um aumento na quantidade de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Por conta disso, a Prefeitura vem adquirindo mensalmente 80 cestas básicas com recursos próprios e oriundos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) Covid-19 para auxiliar estas famílias. “Também temos uma parceria com a coordenação da Defesa Civil do município, para que sejamos contemplados com uma ação de distribuição de alimentos, através das orientações de uma portaria que foi enviada”, pontuou.
Educação – O prefeito relatou que o município está fazendo obras na escola da comunidade de Boa Vista, ainda sem prazo para conclusão. Já a obra da creche municipal deve ter nova licitação em breve. Além disso, foram adquiridos 80 tablets para uso dos professores da rede municipal de ensino, que ainda serão entregues. As escolas deverão receber novos computadores e impressoras. A Secretaria de Educação também está providenciando a instalação de internet nas escolas Pingo de Ouro, Professora Izélia Marconato e da Boa Vista.
Recentemente foram feitos uma chamada pública para a Agricultura Familiar e um pregão para aquisição da merenda escolar. Já a licitação para a compra de materiais escolares para alunos carentes ainda não tem previsão para acontecer. Professores e funcionários das escolas municipais terão elevação de nível ainda neste ano. Além disso, o município aderiu recentemente aos programas federais “Tempo de aprender” e “Brasil na Escola”. “Mesmo com a educação parada, aqui na administração estão sendo feitas as coisas e estamos deixando tudo pronto para o reinício das aulas presenciais. Estamos no aguardo e, de repente, no próximo mês ou quando acalmar um pouco a pandemia, voltaremos com as aulas e estamos preparados para isto”, finalizou.
![]() |
Prefeitos da região e o deputado estadual Emerson Bacil (PSL) participaram da cerimônia de posse de Chiaradia. Foto: Divulgação |