Moradores do Florestal, Vila São João, Joaquim Zarpellon e regiões próximas podem participar da reunião, que começa às 19h30/Texto de Rodrigo Zub

O Programa de Reestruturação das Associações de Irati (PRAIR) realizará mais uma reunião nesta quarta-feira, às 19h30, na Praça do Centro de Esportes Unificados (CEU) das Artes, no bairro Joaquim Zarpellon. Estão sendo convidados para participar do encontro, os moradores do Florestal, Vila São João, Joaquim Zarpellon e regiões próximas.
Durante a reunião, o advogado Jhonatam Taborda Leal, que é voluntário do PRAIR, abordará os seguintes assuntos: aposentadoria e outros direitos, inventário, regulamentação de imóvel, regulamentação de Estado Civil, pensão alimentícia, direitos de pessoas com autismo, guarda dos filhos menores, compartilhada e individual, eleição e composição da diretoria da associação de moradores e posse dos integrantes.
O PRAIR foi criado para organizar, fomentar, reestruturar, criar, desenvolver e dar suporte ao funcionamento das associações em Irati. Em entrevista no programa “Espaço Cidadão” da Super Najuá, o coordenador do PRAIR, Helder Beal, contou sobre o objetivo do programa. “O objetivo do PRAIR é fomentar, estruturar e reorganizar as associações, mesmo que haja um desconforto, no sentido, de desânimo, de que não somos atendidos, mas precisamos ser perseverantes. Eu me considero uma pessoa perseverante. Eu não acredito que existe aquela ideia da pessoa teimosa. Eu entendo que as pessoas são perseverantes. Eu sou um desses. Diante dessa situação, o PRAIR surgiu para oferecer uma estrutura técnica, uma estrutura de desenvolvimento, de apoio, de acompanhamento, de explicação, como é que funciona e mostrar que nós temos vários caminhos para atingir os nossos objetivos de bairro, as nossas conquistas nos bairros”, disse Helder.
O coordenador explicou que há mais de 50 associações em Irati e que o programa está apto a auxiliá-las. “Eu quero citar um exemplo de uma associação de transportadores de Irati. Ela é vinculada ao PRAIR, foi o PRAIR que estruturou o estatuto, que criou essa associação. O desejo do PRAIR, quando é de uma entidade de classe, como, no caso, os profissionais do transporte, ela possa evoluir para uma cooperativa, que é uma empresa e tem um significado de resultado financeiro muito maior, com possibilidades de negociação para os seus membros”.
As reuniões anteriores foram realizadas em bairros como Nhapindazal, Pedreira, Santa Fé, Vila Nova, Vila Raquel e Jardim Planalto. No dia 12 de junho, a reunião acontecerá no bairro Alto da Lagoa, às 19h30.