Decisão foi tomada em reunião na quinta-feira (16), por unanimidade; Ex-secretário de saúde João Almeida Júnior e vereador Dr. João Henrique são alguns dos nomes cogitados para a disputa/Texto de Karin Franco, com entrevista de Rodrigo Zub e Juarez Oliveira
O Partido Progressistas (PP) pretende lançar um candidato a prefeito de Irati. A decisão foi tomada na quinta-feira (16), em uma reunião com o diretório local.
Em entrevista à Najuá, o ex-deputado federal, Evandro Rogério Roman, que esteve presente na reunião, contou que a decisão foi unânime. “Isso é muito bom porque eu sempre falo que aos olhos de uma Executiva Estadual, se você tem só uma chapa de vereadores é um jogo, se você tem uma chapa com um vice é outro jogo e a prefeito também. Por unanimidade, todos foram ouvidos sem exceção e todos se posicionaram de que o Progressistas tem sim que ter um candidato ou candidata a prefeito do município de Irati”, disse.
O próximo passo será analisar os nomes que poderão concorrer pelo partido. Entre os nomes cogitados estão do ex-secretário de saúde, João Almeida Júnior, e do vereador Doutor João Henrique, que se filiaram recentemente no partido. “Nós estamos agora trabalhando. O nosso presidente, que é o Marcelinho Rodrigues, já vai estar fazendo um levantamento, junto com os demais membros, para ver quem são as pessoas que se colocam à disposição. Umas, ontem [16/05], já se colocaram à disposição em relação a isto. Agora, é bater uma pesquisa para levantar ver quem está melhor e trabalhar em cima desse nome”, afirma Roman.
Quer receber notícias pelo WhatsApp?
O ex-deputado federal não citou nomes, mas confirmou que algumas pessoas já se colocaram à disposição para concorrer ao cargo de prefeito. “O jogo está completamente aberto e nós temos bons nomes. Em cima desses bons nomes que nós temos hoje, o Progressistas vai disponibilizar um para ser candidato a prefeito ou uma [candidata], conforme for o desejo. Até ontem [16/07] na reunião, eu me posicionei, depois que a decisão foi tomada pelo grupo, repito de forma unânime, eu até falei que ninguém é candidato de si. Daqui a pouco, se aponta por um candidato ou uma candidata e essa pessoa passa a ser cobrada pelo grupo para disputar a eleição”, analisa.
A reunião também contou com a presença do prefeito Jorge Derbli, que termina seu segundo mandato este ano. Roman destacou que a presença do prefeito se deve ao trabalho feito em conjunto no município quando foi deputado federal, conseguindo viabilizar recursos por meio de emendas parlamentares. “Realmente, entendendo, que boa parte do grupo dele também se encontra ali e o respeito pelo trabalho que nós fizemos juntos, na administração dele, coordenada e capitania por ele, por Irati. Esse trabalho todo dá essa conjuntura e essa robustez de nós disputarmos essa eleição porque nós temos condições de disputar essa eleição na majoritária”.
No passado, Evandro Roman já disputou as eleições municipais como candidato a prefeito de Cascavel. Porém, neste ano, ele não deve disputar um cargo público. “Esse ano eu pretendo organizar os municípios, como eu estou fazendo. Nós estamos hoje com um candidato pelo Progressistas, ao qual eu, de forma pessoal, trabalhei para trazê-lo para o partido, que é o deputado estadual Márcio Pacheco. O Pacheco é o nosso candidato pelo Progressistas em Cascavel. Vamos fazer de tudo para realmente estar em primeiro e no segundo turno, para depois ganhar as eleições”, conta.
Contudo, Roman destacou que tem o desejo de voltar ao Congresso Nacional como deputado federal na próxima eleição em 2026. “Esse é o grande projeto que é estar disputando. Até para que possamos dar continuidade no trabalho, que nós fizemos no município de Irati e em outros municípios também, mas é o grande projeto de nós estarmos dando continuidade e tendo esse apoio”, disse.