Até 2032, todas as pessoas devem efetuar a troca da Carteira de Identidade pelo novo documento, que vai utilizar o mesmo número do CPF do portador. Formato atual perderá a validade/Paulo Sava, com reportagem de Sidnei Jorge

Em breve, toda a população brasileira deverá contar com um novo documento: trata-se da Carteira de Identidade Nacional (CIN), que terá o mesmo número do Cadastro de Pessoa Física (CPF).Até o ano de 2032, todas as pessoas deverão fazer a troca pelo novo documento, uma vez que o formato atual do RG perderá a validade.
Em entrevista à Najuá, o coordenador do Posto de Identificação da Prefeitura de Irati, Leandro Muzinoski Pereira, ressaltou que, apesar de ser recomendado que o RG seja renovado a cada 10 anos, não existe uma lei que obrigue o cidadão a fazer a renovação. Ele contou ainda que a numeração atual do RG varia de acordo com o estado em que a pessoa mora, ou seja, na prática, cada um pode ter pelo menos 27 carteiras de identidade diferentes.
“Para evitar este tipo de transtorno, o que estava dando muita confusão, o pessoal achou melhor fazer o RG novo. Ou seja, o número do RG que você tem hoje vai ser excluído quando você vier renovar aqui comigo, e vamos usar só o número do CPF, que vai passar a ser o número do RG de todo mundo, ou seja, ele vai passar a ser nacional”, comentou.
Em algumas situações, quando é solicitado um documento com foto, as pessoas costumam apresentar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no lugar do RG. Entretanto, Leandro garantiu que, em determinados casos, o uso do RG é obrigatório. “O pessoal pergunta isto para mim, e ainda fala de maneira equivocada que tem a carteira de motorista. Eu posso garantir para você que, uma hora ou outra, em alguma situação, você vai precisar da carteira de identidade num banco, num financiamento, numa renovação de certificado digital ou em algum outro lugar. Ou seja, você achar que a carteira de motorista vai substituir a de identidade em todos os lugares é um pensamento equivocado, pois uma hora ou outra você vai precisar”, ponderou.
Turistas brasileiros poderão utilizar a nova identidade para viajar por países do Mercosul
Turistas brasileiros também poderão utilizar a Carteira de Identidade em viagens internacionais pelos países do Mercosul (Argentina, Paraguai e Uruguai), sem a necessidade do passaporte. Porém, o documento não pode ter mais de 10 anos para ser validado. “Existe um acordo com os países do Mercosul que, se você for viajar para a Argentina, que é o que mais o pessoal faz, ou para o Paraguai e o Uruguai, você não precisa ter passaporte. Pode ter a sua identidade, mas ela tem que estar com menos de 10 anos. Assim, você pode viajar para todos estes países sem precisar de passaporte”, contou.
Quantidade de RGs solicitados em Irati
Segundo Leandro, são feitas entre 500 e 600 carteiras de identidade por dia em Irati. Porém, apenas uma pessoa atende no posto todos os dias, o que gera uma certa demora para agendar a renovação ou confecção do documento. “O ideal para a nossa cidade e demanda seria termos mais uma pessoa atendendo. Mas, por conta do efetivo da Prefeitura, isto não é possível. Pedimos que a população tenha paciência porque o que nós conseguimos fazer hoje com o que temos é o site da Polícia Civil, que libera 18 vagas por dia. Então, tem estes 18 agendamentos lá, mas a gente atende pessoas que são prioridade. Geralmente, atendemos umas 30 pessoas por dia”, destacou.
O coordenador do Posto de Identificação contou qual é o procedimento para a pessoa agendar a confecção do novo RG. A primeira coisa a ser feita é o agendamento prévio para fazer a renovação ou a primeira carteira de identidade, através do site da Polícia Civil. “Você vai entrar no site, e para acessar é só escrever na busca “Polícia Civil”, entra e procura pelo campo “Carteira de Identidade Nacional”. O site vai perguntar se você tem ou não o RG. Se quiser fazer com a gente, vai responder que não, mesmo tendo, e fazer o agendamento com a gente. Agora, se você quiser fazer pela internet, que também tem esta opção para as pessoas que já têm RG e quiserem renovar sem o auxílio da gente, vai responder que sim. O site vai pedir para colocar o número do RG e vai preenchendo as informações que o site vai pedindo, tirar foto sozinho, modificar nome. O que você precisar, altera por lá e depois só vem buscar o RG pronto aqui comigo. Se não, aí você vai agendar e fazer presencialmente no posto”, pontuou.
Dificuldades de agendamento
Algumas pessoas têm encontrado dificuldades para agendar a renovação do RG pelo site da Polícia Civil, de acordo com Leandro. “Hoje, as pessoas estão tendo dificuldades para fazer este agendamento. Eu tenho visto as pessoas reclamando que não conseguem e nunca tem vaga. Recebemos uma reclamação de que a cidade é pequena e não deveria ter tanta demanda. Demanda tem, inclusive eu atendo aqui não só a nossa cidade, mas os municípios ao redor, como Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava e Prudentópolis. As cidades que ficam em volta nós atendemos também. Então, a nossa demanda é grande”, apontou.
O horário específico para o agendamento da confecção do RG vai das 09h15 às 09h45min todos os dias. “Deu 09h15min, o site sempre libera vagas, agora, por volta de 09h45min, 09h50min, acabam as vagas. Se você precisar, entra neste espaço de tempo, que é garantido que você consiga”, afirmou.
Leandro detalhou o que a pessoa que vai renovar o RG pode fazer caso não tenha conhecimento sobre como agendar o atendimento. “Primeira solução: você busca o CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) mais próximo, que atende o bairro em que você mora. O pessoal vai orientar, ajudar e fazer o agendamento para você. Segunda opção: se você tiver um parente ou conhecido, você pode pedir para esta pessoa agendar para você tranquilamente que não vai ter problema. O importante para a gente, que é o protocolo do Instituto é de conseguir o agendamento, inclusive no nome de outra pessoa. O importante é que, no dia marcado, a pessoa venha até aqui e traga o protocolo e comprovante do agendamento, eu vou olhar e vamos fazer o atendimento tranquilamente”, apontou.
Atendimento prioritário
Já as pessoas que necessitam de atendimento prioritário, como gestantes, lactantes, pessoas com deficiências, idosos com mais de 60 anos, podem comparecer direto ao posto para atendimento, sem precisar de agendamento. O Posto de Identificação fica na Rua Doutor Correia, 115, entre a Prefeitura e a Câmara Municipal de Irati. Maiores informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (42) 3132-6294.
Em todos os casos, os interessados em trocar de RG devem levar uma certidão, que pode ser de nascimento, casamento ou de divórcio, averbação de óbito na certidão de casamento, caso a pessoa seja viúva. “Não é permitido levar certidão de casamento e óbito separadas: tem que ser averbada, ou seja, uma única certidão que contenha a anotação de óbito”, comentou Leandro.
Não existe idade certa para fazer o documento de identidade, segundo Leandro. “Carteira de Identidade você pode fazer com qualquer idade, não tem idade para tirar. Obrigatoriedade ainda não existe, mas em alguns casos, como um plano de saúde pode exigir que seu filho tenha o número do RG, então você vai ter que fazer. Em algumas situações, você vai ser obrigado a ter o RG da criança, principalmente agora, que o pessoal está exigindo mais. Obrigatoriedade mesmo não existe, mas tem situações para as quais você vai ter que fazer o RG”, comentou.